SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número59AcknowledgmentsEnergia e meio ambiente no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Estud. av. v.21 n.59 São Paulo jan./abr. 2007

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142007000100002 

EDITORIAL

 

 

NA ATUAL conjuntura nacional já é consenso amarrar fortemente duas palavras-chave: desenvolvimento e energia. Entretanto, a mesma concordância, expressa nessa equação, não ocorre quando se vai à procura de soluções específicas. Na hora das grandes decisões estratégicas, impõe-se a pergunta espinhosa: – Que fontes de energia escolher prioritariamente?

E sobem à tona questões fundamentais que essa pergunta envolve: – Como conciliar alto rendimento, custos acessíveis, respeito ao trabalhador e defesa do ambiente? – Quais caminhos trilhar evitando os riscos graves, especialmente os irreversíveis?

Tendo em vista a complexidade da questão, a editoria de ESTUDOS AVANÇADOS preferiu organizar o Dossiê Energia apresentando, lado a lado, as várias soluções propostas e ressaltando os seus aspectos positivos e negativos.

Um olhar no Sumário da revista confirma a amplitude do espectro. Além de textos mais gerais, contemplaram-se a geração hidrelétrica, a nuclear, bem como o uso do gás, do etanol e do biodiesel. A motivação central das propostas é enfrentar os padrões inquietantes de consumo de energia baseada em fontes fósseis, notoriamente poluentes e suspeitas de causar o efeito estufa.

Esperamos abordar nas próximas edições as possibilidades da energia solar e da energia eólica, ambas promissoras, dadas as condições climáticas do país.

Textos voltados para temas científicos e humanísticos de relevância integram esta edição. Uma entrevista com Nelson Pereira dos Santos procura dar a medida da sua inestimável contribuição para o cinema brasileiro.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons