SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue62San Marino conferences: foreword author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014On-line version ISSN 1806-9592

Estud. av. vol.22 no.62 São Paulo Jan./Apr. 2008

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142008000100001 

EDITORIAL

 

 

AO ESCOLHER o tema Nação/Nacionalismo como núcleo do dossiê do número 62 de estudos avançados, a Editoria se propôs contribuir para a retomada e o aprofundamento de uma das questões candentes do contexto econômico e político internacional de nossos dias.

Não será certamente por acaso que o fato e a idéia de globalização – predominantes a partir do último quartel do século 20 – tenham sido acompanhados de surtos mais ou menos violentos de reivindicações nacionais. As partes reagem dialeticamente a uma totalidade que, em vez de incluí-las democraticamente, tende a excluí-las reduzindo-lhes a capa-cidade de se autogerirem e interferindo nos projetos econômicos ou políticos.

A primeira parte do dossiê consiste na publicação de conferências proferidas no seminário de pós-graduação em História promovido em 2006 pela Universidade de San Marino. A Editora agradece vivamente ao Prof. Paulo Butti de Lima, da Universidade de Bari, a solicitude com que coletou e traduziu os textos discutidos nessa ocasião.

A segunda parte consta de ensaios redigidos por estudiosos convidados pela revista para trazer ao âmbito nacional a reflexão sobre o mesmo problema, agora visto a partir da experiência brasileira tão profundamente marcada pelo diálogo com a cultura internacional.

A entrevista que nos foi concedida por Paul Singer sobre Economia solidária pode servir de exemplo de um programa que alia características locais a um pensamento social que hoje se deseja planetário.

Enfim, cultura nacional e abertura generosa para o mundo estão igualmente presentes nos perfis do Delgado de Carvalho e Joaquim Nabuco que integram este número.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License