SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número64Epidemias em escala mundial e no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Estud. av. v.22 n.64 São Paulo dez. 2008

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142008000300001 

EDITORIAL

 

 

O presente número de ESTUDOS AVANÇADOS traz um dossiê sobre as epidemias que têm assolado regiões diversas do planeta e, particularmente, o Brasil. A editoria da revista agradece vivamente ao Professor José da Rocha Carvalheiro, que orientou com a sua notória competência a seleção de temas e a escolha de nomes de respeitáveis estudiosos da matéria.

O leitor não-especializado receberá deste dossiê um alto número de informações idôneas sobre dengue, Aids e várias "doenças tropicais", como a malária, a doença do sono, as esquistossomoses, as leishmanioses e a doença de Chagas. Atenção especial foi dada à malária na região amazônica. Trata-se de artigos que cobrem não só o histórico das epidemias como também a sua atual difusão no território nacional e os meios de que se têm valido a ciência e os órgãos de Saúde Pública para as prevenir ou debelar.

O quadro, apesar de aflitivo sob mais de um aspecto, em razão das mazelas de nossa condição ainda "em desenvolvimento", abre horizontes esperançosos quando se constata que males terríveis como a doença de Chagas foram praticamente sanados graças à maturidade da ciência brasileira. O trabalho de uma instituição da envergadura do Instituto Butantan é outra comprovação do engenho e da determinação de nossos cientistas que muitas vezes devem enfrentar percalços advindos ora das empresas privadas ora da burocracia estatal. "Onde há uma vontade, há um caminho", diz um animoso provérbio inglês.

Em face de outro tema (que ainda não podemos decidir se é apenas conjuntural ou estrutural), a crise econômica planetária, ESTUDOS AVANÇADOS colheu depoimentos e reflexões de economistas e cientistas políticos. A relevância dos problemas envolvidos requer que a revista volte a tratá-los de modo sistemático na próxima edição.

No universo das Letras, 2008 assinala marcos memoráveis: o centenário da morte de Machado de Assis, o de nascimento de Guimarães Rosa e o quarto centenário do nascimento do Padre Vieira. A todos foram dedicados textos de análise e interpretação, que darão matéria a dois dossiês de Literatura Brasileira.

A seção de resenhas traz comentários sobre obras recentemente publicadas e está aberta à colaboração dos leitores interessados em discutir obras de relevo nos mais variados campos do conhecimento.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons