SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número72Cuba: a sociedade após meio século de mudanças, conquistas e contratempos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014

Estud. av. vol.25 no.72 São Paulo maio/ago. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142011000200001 

EDITORIAL

 

 

Um encontro internacional de editores de periódicos culturais realizado em Cuba, e do qual participou nossa assistência editorial, deu ocasião à matéria deste número de estudos avançados. Agradecemos à Casa de las Americas, cujo diretor, Roberto Fernández Retamar, nos franqueou generosamente o acesso aos estudiosos cubanos aqui publicados.

As informações que nos chegam de Cuba são, em geral, escassas e lacunosas. A mídia registra eventualmente aspectos indesejáveis da estrutura político-partidária vigente na Ilha. Convenhamos que é pouco para saber o que se passa no bojo de uma sociedade que conheceu, já faz meio século, uma radical transformação econômica, política e cultural. É notório que houve avanços em algumas áreas cruciais, como a educação básica e a saúde pública, mas esses progressos deram-se paralelamente a tendências de enrijecimento burocrático e deformações institucionais. Constatamos com satisfação que os colaboradores do presente dossiê elaboram uma versão crítica dessas distorções. É alvissareira a emergência de uma mentalidade renovadora entre  intelectuais cubanos que continuam acreditando na possibilidade de conjugar socialismo e democracia.

O leitor encontrará um acervo de informações e comentários sobre aspectos fundamentais da economia, da política e da vida cultural da Cuba contemporânea. As crises que se seguiram ao desmantelamento da União Soviética tiveram, como era de prever, efeitos desastrosos no tecido econômico da Ilha. No entanto, a criatividade da sua cultura parece intacta. Basta ler o que está registrado nestas páginas: a manutenção do sistema educacional, o cuidado com a saúde pública, o cultivo da ciência básica, o interesse pelas várias formas de cultura popular, a vitalidade do cinema, do teatro, da música, das letras e das artes plásticas. Humor mais espírito crítico, sem esmorecer a confiança no futuro: será talvez essa a explicação desse ethos singular.

Uma seção de depoimentos de intelectuais brasileiros de envergadura internacional integra o bloco de textos vários e resenhas que fazem parte constante da pauta de estudos avançados.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons