SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número85Ajuste econômico e desemprego recente no Brasil metropolitano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Estud. av. vol.29 no.85 São Paulo set./dez. 2015

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142015008500001 

Editorial

Editorial

Alfredo BosiI 

I Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo/São Paulo, Brasil

O espaço considerável reservado, neste número de estudos avançados, ao tema do desemprego no Brasil de ontem e de hoje reflete a gravidade de um problema que afeta um número crescente de trabalhadores nos setores formal e informal. O dossiê não só levanta questões cruciais de teoria econômica como analisa objetivamente situações conjun-turais. A riqueza de dados e quadros estatísticos vai a par de reflexões que incidem na estrutura do capitalismo brasileiro neste momento de finan-ceirização e aguda desindustrialização.

Felizmente não temos diante dos olhos apenas o lado sombrio do diagnóstico. A maioria dos textos aponta caminhos de saída da crise atual. As medidas preconizadas nem sempre são as ortodoxas, pois inserem-se em um vetor anticíclico: progressividade na tributação sobre grandes patrimônios e fluxos de renda improdutiva; retomada dos investimento em infraestrutura; políticas industriais; exploração nacional dos recursos do pré-sal; manutenção de créditos internos; revisão dos cortes em saúde, educação e habitação; transferência de renda por meio de medidas providenciárias; e, em primeiro e principal lugar, redução da taxa dos juros.

O dossiê inclui questões pontuais relevantes: o papel das centrais sindicais na dinâmica do emprego, a inserção no mercado de trabalho de mulheres, jovens e negros, bem como análises comparativas da situação do trabalho no Brasil, Colômbia e Venezuela. A editoria agradece a generosa colaboração que nos deu o Prof. Marcio Pochmann na organização do presente dossiê.

Reflexões gerais e particulares sobre o urbanismo no Brasil e especial-mente na cidade de São Paulo, textos de crítica literária e de filosofia (incluindo a momentosa polêmica em torno das manifestações pró-nazistas de Heidegger) dão a este número o selo do cultivo das Humanidades, uma das vigas mestras do projeto do Instituto de Estudos Avançados.

Creative Commons License This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License