SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número86Como as cidades podem favorecer ou dificultar a promoção da saúde de seus moradores? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Estud. av. vol.30 no.86 São Paulo jan./abr. 2016

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142016.00100001 

Editorial

Editorial

Alfredo Bosi1 

IFaculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo/São Paulo, Brasil

O dossiê que abre este número de estudos avançados retoma uma das metas da revista: a combinação do estudo objetivo dos problemas da sociedade brasileira com propostas de políticas públicas coerentes e responsáveis. Como as nossas metrópoles e, em particular, a cidade de São Paulo e o seu entorno vêm enfrentando ou ignorando a relação orgânica entre doença e o atual estilo urbano de vida? Para responder a essa pergunta, a editoria contou com a valiosa colaboração do Prof. Paulo Saldiva, a quem agradecemos.

A resposta abre-se em leque. Poluição atmosférica com formação de ilhas de calor, carência de verde tanto em áreas centrais como nas periféricas, transporte público insuficiente, bem como más condições de habitação interagem com fatores de risco para a saúde da população. O contexto urbano favorece a difusão de doenças infecciosas. Práticas de medicina alternativa começam a colaborar na luta pela saúde da metrópole.

Esta edição contempla alguns temas ligados às ciências humanas e às letras. Textos conceituais como o conjunto sobre as ciências sociais em procura de sentido convivem com leituras de obras poéticas e ficcionais. Jorge de Lima e Gonçalves Dias voltados para a presença do negro em nossa cultura são estudados ao lado da ficção de Piglia, Rosa e Faulkner.

Enfim, as contradições da esfera pública brasileira alimentam ensaios polêmicos sobre o marco civil da internet, as publicações e o alcance da Comissão da Verdade, a construção política da nação e a universidade pública em tempos neoliberais.

Creative Commons License Todo o conteúdo do artigo, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.