SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número87O Mercado De Trabalho: Uma Perspectiva De Longa Duração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Estud. av. vol.30 no.87 São Paulo mai./ago. 2016

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142016.30870001 

Editorial

Editorial

Alfredo BosiI 

IFaculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo/São Paulo, Brasil

Este número de estudos avançados abre-se com um dossiê sobre mercado de trabalho no Brasil. O tema conecta-se com o do desemprego, objeto de edição anterior, sinalizando o constante interesse da revista no esclarecimento de situações nacionais críticas examinadas de vários ângulos. O dossiê, organizado por um de seus colaboradores, Alexandre de Freitas Barbosa (a quem agradecemos vivamente), parte de uma perspectiva histórica de longa duração para, em seguida, explorar enfoques pontuais: entre outros, a questão do trabalho no Nordeste, as vicissitudes da proteção social ao trabalhador, a divisão sexual do trabalho.

Um segundo conjunto de textos contempla programas energéticos nacionais e o convívio nem sempre fácil de ideais ecológicos e políticas de crescimento. Caso exemplar, o da China, que não abdica de sua proposta de "responsabilidades diferenciadas". No mesmo conjunto o leitor encontra reflexões sobre a interação de disciplinas científicas, como a Botânica e a Geografia, com instâncias antropológicas e ambientais.

Sob o título de Cultura e política publicamos ensaios que versam sobre temas polêmicos: o multiculturalismo, visto sob prisma dialético; a cultura do consumo, que retoma interpretações das Jornadas de Junho de 2013; as relações entre "expertise" e democracia; a Lei de Cotas e o histórico de uma Escola de Governo.

A aula magna do índio Pedro Arara Karo testemuha a resistência de um povo expulso de Rondônia pela violência dos seringalistas. No fecho da edição publicamos a resenha de uma obra que narra a tragédia atual do Haiti.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons