SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue93Limites e possibilidades do ensino de filosofia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014On-line version ISSN 1806-9592

Estud. av. vol.32 no.93 São Paulo May/Aug. 2018

http://dx.doi.org/10.5935/0103-4014.20180052 

Editorial

Ensino de Humanidades

Alfredo BosiI 

IFaculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil. @ – estudosavancados@usp.br

Neste número tem início uma série de dossiês centrados no ensino, de preferência Fundamental e Médio. Abre-se o primeiro com um conjunto de artigos sobre o ensino das Humanidades, compreendendo com esse termo geral as ciências humanas, as letras e as artes. O elenco não é exaustivo, mas cobre aspectos relevantes da relação entre o conhecimento e o ensino.

O que chamamos Humanidades passa atualmente por uma situação paradoxal. Ao mesmo tempo assistimos a uma reflexão sobre os novos métodos propostos pela pedagogia e pelas didáticas específicas que abrem novos rumos ao magistério e enfrentamos uma depreciação das mesmas Humanidades pelo pensamento tecnicista que se generalizou em órgãos burocráticos dentro e fora da Universidade. O equilíbrio saudável entre as ciências humanas e as ciências biológicas e exatas tornou-se raro, em virtude da intensa necessidade de especialização da revolução industrial e tecnológica que ainda está em curso. Daí a necessidade de pensar o saber de modo holístico e problemático, o que nos convida a começar pelo ensino da filosofia como metodologia de toda e qualquer modalidade do conhecimento. Do geral ao particular, e vice-versa, poderemos rever os modos de ensinar leitura e escrita no contexto da prática intuitiva da língua materna do alunado. O leitor encontrará artigos de docentes que vivem esse projeto tanto nas escolas públicas quanto em situações particulares, como é o caso do ensino de leitura junto a presidiários ou a tentativa bemsucedida de introduzir o ensino de grego e latim para alunos do Ensino Fundamental. Igualmente no campo da geografia e da história, há uma renovação de estratégias didáticas que visam induzir o aluno a ver a sua cidade no espaço e no tempo. O ensino da religião merece uma reflexão peculiar sobre o seu potencial de eliminação de velhos e novos preconceitos que, durante tanto tempo, e até hoje, separaram em vez de unir crentes e descrentes. A música, tantas vezes presa no estudo da pauta visual, volta ao mundo do ouvido como espontânea improvisação que libera corpo e alma. Caminhos paralelos de criação são percorridos pelas artes plásticas, cujo ensino recebeu neste número um olhar histórico e crítico original.

Completa este número um dossiê sobre as correlações entre saúde e vida urbana, cujo estudo é um dos programas em curso no Instituto de Estudos Avançados da USP.

Este número é dedicado a Paul Singer1 (1988; 1998; 2000; 2001; 2004; 2008; 2009) e Paulo Freire2 (2001), que levaram seus ideais democráticos ao cerne da economia e da pedagogia dos oprimidos. Sobre o pensamento de cada um o leitor encontrará depoimentos que fazem jus às obras que nos legaram.

Notas

1Paul Singer (24 de março de 1932, Viena, Áustria, 16 de abril de 2018, São Paulo, São Paulo), economista brasileiro.

2Paulo Freire (19 de setembro de 1921, Recife, Pernambuco, 2 de maio de 1997, São Paulo, São Paulo), educador brasileiro.

Referências biliográficas

SINGER, P. Inflação e mercado como sistemas alternativos de regulação. Estudos Avançados, v.2, n.3, p.77-87, 1988. [ Links ]

_________. De dependência em dependência: consentida, tolerada e desejada. Estudos Avançados, v.12, n.33, p.119-30, 1998. [ Links ]

_________. O Brasil no limiar do terceiro milênio. Estudos Avançados, v.14, n.38, p.247-59, 2000. [ Links ]

_________. A universidade no olho do furacão. Estudos Avançados, v.15, n.42, p.305-16, 2001. [ Links ]

_________. Desenvolvimento capitalista e desenvolvimento solidário. Estudos Avançados, v.18, n.51, p.7-22, 2004. [ Links ]

_________. Economia solidária (Entrevista). Estudos Avançados, v.22, n.62, p.289-314, 2008. [ Links ]

_________. A América Latina na crise mundial. Estudos Avançados, v.23, n.66, p.91-102, 2009. [ Links ]

FREIRE, P. Carta aos professores. Estudos Avançados, v.15, n.42, p.259-68, 2001. [ Links ]

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.