SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número94Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Estud. av. vol.32 no.94 São Paulo set./dez. 2018

https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0001 

Editorial

Ensino de Ciências

Alfredo BosiI 

IFaculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.


A presente edição de Estudos Avançados obedece ao projeto, iniciado no número anterior, 1 de aprofundar o conhecimento do Ensino Médio e do Superior, quer das Humanidades, quer das Ciências Matemáticas, Físicas, Químicas e Biológicas. A complexidade das questões sobre o que e como ensinar resulta evidente quando se leem os textos aqui publicados. A riqueza dos dados básicos e das interpretações não comporta, evidentemente, resumos temáticos. O leitor escolherá, a seu critério, os artigos de seu interesse profissional e de sua curiosidade intelectual.

Além do conjunto principal publicam-se textos que completam, de algum modo, o dossiê de Humanidades (Bosi, 2018): assim, particular atenção é reservada à figura ímpar de Aníbal Quijano no seu diálogo com Mariátegui, e na colaboração que prestou ao Instituto de Estudos Avançados.

A editoria agradece aos professores Yvonne P. Mascarenhas, Umberto G. Cordan, Hernan Chaimovich, Marcos S. Buckeridge e Flavio Ulhoa Coelho a prestante ajuda na constituição dos minidossiês sobre ensino de Física, de Geologia, de Química, de Biologia e das Matemáticas.

Este número é dedicado a Ernest Hamburger (2007),2 infatigável difusor da história e das ciências dentro e fora da Universidade de São Paulo.

Referências

BOSI, A. Ensino de Humanidades. Estudos Avançados, v.32, n.93, p.3, mai-ago. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 15 out. 2018. [ Links ]

HAMBURGER, E. W. Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares inciais. Estudos Avançados, v.21, n.60, p.93-104, mai-ago. 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200007&lng= pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 15 out. 2018. [ Links ]

Notas

1 A 93ª edição da revista inaugurou a série focada nos ensinos fundamental e médio. O dossiê trouxe um conjunto de artigos sobre o Ensino de Humanidades, área do conhecimento escolhida para abrir a sequência. Além de ponderações sobre a conjuntura atual da educação brasileira, os textos apresentam reflexões sobre o ensino de filosofia, história, geografia, música, literatura e religião. A versão online da publicação está disponível na íntegra no SciELO.

2 Ernst Wolfgang Hamburger (1933-2018). Físico nuclear foi um dos criadores do Laboratório de Demonstrações do Instituto de Física da USP e diretor da Estação Ciência.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons