SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue96Os medos na política de segurança pública author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014On-line version ISSN 1806-9592

Estud. av. vol.33 no.96 São Paulo May/Aug. 2019  Epub Aug 12, 2019

http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3396.0001 

Editorial

Violência

IInstituto de Estudos Avançados, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.


O tema da violência cotidiana no Brasil e na América Latina volta a ocupar as páginas de Estudos Avançados, desta feita com a colaboração de especialistas de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, alguns deles, como Alba Zaluar e Michel Misse, presentes na edição de número 61 (set.-dez., 2007) 1 dedicada ao crime organizado. O enfrentamento da questão de maneira geral pelos Estados depois de 12 anos parece não ter logrado o êxito esperado pelas sociedades civis que têm sido vítimas do medo constante limitando a sua liberdade de ação e afetando a sua qualidade de vida. Ficam aqui consignados os nossos agradecimentos ao professor Sérgio Adorno, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, pela generosidade em nos indicar os tópicos e nomes dos autores.

Não menos dramáticos são os complexos processos sociais vivenciados por homens e mulheres negros para se apropriar da escrita, confrontando o mundo letrado com novas vozes narrativas. A ideia do dossiê “Tinta negra, papel branco: escritas afrodescendentes e emancipação”, segundo sua organizadora a professora Maria Helena P. T. Machado, é “analisar os parâmetros da narração da história pessoal como estratégia de apropriação do si mesmo e ainda como paradigma da emancipação”.

Uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do romantismo europeu, Johann Wolfgang von Goethe, tem aqui discutidos aspectos relativos às suas correspondências, autobiografia, literatura/cultura estrangeira, poesia e ciência. Nossos agradecimentos ao professor Marcus V. Mazzari pela presteza em brindar o nosso periódico com material de tão elevado nível acadêmico e intelectual.

Na seção Atualidades são igualmente abordados dois temas polêmicos e emergentes: o conceito de Golpe de Estado à luz dos processos históricos verificáveis como a deposição de Dilma Rousseff, e como grandes empresas de tecnologia atuam na camada de aplicações de internet e se dedicam à exploração de dados pessoais.

Duas figuras proeminentes da cultura e da agroecologia brasileiras - Sérgio Milliet e Ana Maria Primavesi - têm suas trajetórias como crítico de arte e ambientalista traçadas na seção Presenças.

Por fim, Alberto Martins organiza especialmente para Estudos Avançados, uma breve coletânea de poesia brasileira contemporânea.

Nota

1 Focada no crime organizado, a edição traz 13 textos e uma entrevista sobre o assunto.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons