Acessibilidade / Reportar erro

Trabalho e exclusão

O número 108 de Estudos Avançados dedica parte de sua edição a um dos temas mais discutidos de nossa contemporaneidade: mundos do trabalho. O chamado processo de globalização, que se espraiou em escala planetária, vem reconfigurando radicalmente territórios, mercados, circulação de mercadorias e pessoas, fronteiras nacionais. Formas antes impensáveis de acumulação de capitais e de produção e distribuição de riquezas afetaram duramente as relações contratuais de trabalho, repercutindo em novas exigências profissionais e ocupacionais, em precarização do emprego, em supressão de direitos e garantias há muito consolidados por força de longas lutas sociais. São esses os temas que compõem o dossiê “Trabalho e exclusão”.1 1 Ver mais em Atualidades do trabalho, em Adorno (2020).

De modo paralelo e paradoxal, as formas avançadas de organização do trabalho, representadas pela complexa digitalização da produção industrial, se articulam e convivem com a reinvenção da escravidão que se acreditava banida com a emergência da sociedade moderna. Estudo sobre as percepções de trabalhadores resgatados de situação de escravidão, ocorrido no Maranhão, revela a dinâmica do Trabalho Escravo Contemporâneo (TEC), entre as quais estão incluídos o perfil e o modus operandi dos aliciadores, assim como os dos proprietários de empresas que os escravizam. Não menos importante são os efeitos socioambientais e culturais encadeados na construção da Rodovia PA-458, em projeto implantado em Bragança (PA), cujos objetivos predominantemente turísticos aparecem divorciados das exigências de preservação ambiental. Nessa mesma direção, situa-se estudo a respeito da bioeconomia da cadeia produtiva da castanha-do-pará observada de acordo com parâmetros socioeconômicos de justiça socioambiental.

O dossiê prossegue com oportuna análise do processo de ratificação no Brasil da Convenção n.189 da OIT, cujo desfecho põe em relevo, uma vez mais, a disjunção entre fins, implantação institucional e resultados. Por sua vez, exame da política agrícola para o agronegócio sublinha que investimentos públicos para crédito rural, no segmento de insumos produtivos em duas principais cadeias produtivas - soja e bovinocultura -, acabam indiretamente beneficiando empresas estrangeiras internacionais. O dossiê termina com um instigante estudo a respeito dos beduínos do Negev (Israel), no qual se destaca o poder da poesia oral beduína.

A segunda parte do número 108 reúne densos estudos sobre a obra e a presença pública do intelectual e professor Alfredo Bosi, o primeiro editor de Estudos Avançados. Como largamente demonstram os ensaios que compõem esse dossiê, Bosi era antes de tudo um intelectual no sentido clássico do termo, homem criador de ideias voltadas a compreender o mundo e a transformá-lo. Sua erudição alcançava os mais distintos campos das humanidades e das artes. Seus olhares curiosos encontravam sentido onde o sentido parecia justamente faltar. Um destacado humanista, denunciou a violência e o uso abusivo do poder para buscar saídas que reconciliassem o conflito, próprio das relações humanas, com a solidariedade inerente à vida dos homens e mulheres comuns.

Facetas de sua rica obra, em especial de seu trabalho como crítico literário, são examinadas nos ensaios que integram o dossiê. Caro ao pensamento de Bosi, o conceito de resistência é focalizado no poema “A máquina do mundo” de Carlos Drummond de Andrade. Na mesma direção, pode-se situar o ensaio que explora o conceito de ideologia, também frequente nos estudos de Bosi, assim como o conceito de dialética, em seu livro Dialética da colonização. Traços de sua personalidade são delineados a partir de uma de suas obras mais marcantes, O ser e o tempo da poesia. Por sua vez, traços da psicanálise são identificados no artigo sobre “duas figuras machadianas”. Surpreendente é também ensaio que aponta as relações entre poesia e guerra, como ainda suas incursões no campo das relações entre literatura e cinema.

Referência

Nota

  • 1
    Ver mais em Atualidades do trabalho, em Adorno (2020).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Jul 2023
  • Data do Fascículo
    May-Aug 2023
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br