Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Raimundo Braz-Filho, primogênito de dez irmãos, nasceu no dia 19 de abril de 1935, no município de Pacatuba, Estado do Ceará.

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade do Ceará (UFC), em 1962, e Doutor em Química Orgânica, em 1971, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), o Professor Raimundo Braz-Filho iniciou sua carreira científica em 1960, como bolsista de Iniciação Científica da Comissão Central de Pesquisa da UFC, sob a orientação do Professor José Wilson de Alencar, o primeiro mestre em Ciências do curso de pós-graduação de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e, assim, o primeiro mestre em Química Orgânica formado no Brasil.

Após a conclusão do curso de Agronomia, o Prof. Braz aceitou proposta do Professor Manuel Mateus Ventura, Diretor do Instituto de Química e Tecnologia (IQT), para permanecer no IQT como Assistente de Pesquisa com bolsa da Comissão Central de Pesquisa da UFC. Na UFC, o Prof. Braz foi Instrutor de Ensino Superior, entre 1963 e 1965, Professor Assistente de 1966 a 1971 e Professor Adjunto de 1971 a 1975. A vocação para a Química de Produtos Naturais concretizou-se após um curso de especialização, em 1963, de dois meses, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que contou com a participação dos Professores Otto Richard Gottlieb e Mauro Taveira Magalhães, vinculados, na época, ao Instituto de Química Agrícola (IQA), o berço da química de produtos naturais brasileira, do Ministério da Agricultura, no Rio de Janeiro. Em 1965, começou o curso de mestrado na Universidade de Brasília (UnB), coordenado pelo Prof. Otto Gottlieb. Em novembro do mesmo ano, transferiu-se para a UFRuralRJ para continuar o curso de mestrado, devido à renúncia coletiva de cerca de duas centenas de professores da UnB, inconformados com os atos arbitrários perpetrados contra a universidade por militares do regime ditatorial que governava o País. O curso de pós-graduação em Química de Produtos Naturais da UFRuralRJ começou a funcionar em março de 1966, sob a coordenação dos professores Dr. Otto Gottlieb e Dr. Fausto Aita Gai, este último professor da UFRuralRJ. Após aprovação no exame de qualificação, com nota dez, o Prof. Braz foi direto para o doutorado, concluindo-o em 1971.

De julho de 1967 a março de 1970, o Prof. Braz foi o chefe do Laboratório de Produtos Naturais do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) a convite do Prof. Otto Gottlieb, que foi ser professor da USP. O Prof. Otto Gottlieb aceitara o convite do Prof. Saad Hosne, então Diretor Científico da FAPESP, para estruturar a Química de Produtos Naturais no Instituto de Química da USP.

Após a conclusão do doutorado, o Prof. Braz retornou para a UFC, onde permaneceu até 1975, quando transferiu-se para a UFRuralRJ, como Professor Titular, com a responsabilidade de reativar o curso de pós-graduação em Química de Produtos Naturais, interrompido desde a saída do Prof. Otto Gottlieb. O Prof. Braz aposentou-se em 1991, mas permaneceu na UFRuralRJ até julho de 1994. No mesmo ano, aceitou convite para ser pesquisador titular do Setor de Química de Produtos Naturais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Em 2003, o Professor Braz foi eleito Reitor da UENF, cargo que ocupa atualmente.

O Professor Raimundo Braz-Filho orientou dezenas de mestres e doutores, hoje professores em diversas universidades brasileiras, é co-autor de livros e capítulos de livros e de quase três centenas de artigos científicos. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Professor Emérito da UFRuralRJ, Professor Honoris causa da UFC, e foi Presidente da Sociedade Brasileira de Química no biênio 1984-86. Sua importância para a ciência brasileira pode ser aquilatada pelas seguintes honrarias recebidas: Comenda Nacional da Ordem do Mérito Científico do governo brasileiro, Medalha Simão Mathias da SBQ, Medalha JBCS, Medalha José Bonifácio da Secretaria Regional da SBQ do Rio de Janeiro, Medalha Tiradentes da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Retorta de Ouro do Sindicato dos Químicos e Engenheiros Químicos do Rio de Janeiro, Medalha Fritz Feigl do Instituto de Química da UFRJ e Medalha Comemorativa dos 40 anos do Programa de Pós-Graduação de Química Orgânica do Instituto de Química da UFRJ.

O Prof. Braz é a maior autoridade brasileira na determinação estrutural de moléculas orgânicas naturais, arte que ensinou a muito de seus discípulos, e um dos mais destacados químicos de produtos naturais de todo o mundo.

Mais do que qualquer título e do que sua vasta produção científica, o que caracteriza o Prof. Braz é a sua maneira simples, o comportamento ético em todos os momentos de sua vida como homem público, a maneira carinhosa com que trata seus alunos e amigos e a defesa intransigente da soberania nacional. Por tudo isso, o Professor Raimundo Braz-Filho é um exemplo para as futuras gerações de químicos e cidadãos brasileiros. Nós ficamos muito honrados em poder organizar esse número do Journal of the Brazilian Chemical Society em homenagem aos seus setenta anos. Agradecemos a todos aqueles que aceitaram o nosso convite para submissão de artigos, adiantando que alguns artigos que não foram publicados neste número aparecerão nos próximos números da revista.

Angelo C. Pinto (UFRJ)

Edilberto Silveira (UFC)

Mario Geraldo Carvalho (UFRuralRJ)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Jan 2006
  • Data do Fascículo
    Nov 2005
Sociedade Brasileira de Química Instituto de Química - UNICAMP, Caixa Postal 6154, 13083-970 Campinas SP - Brazil, Tel./FAX.: +55 19 3521-3151 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: office@jbcs.sbq.org.br