Acessibilidade / Reportar erro

Balanço de 2010 e perspectivas para 2011

EDITORIAL

De acordo com as nossas estatísticas, o número de submissões parece ter-se estabilizado em um número bem significativo: cerca de 900 manuscritos. Destes, 55% são de autores estrangeiros, vindos de 39 países. Esses números demonstram o destaque que o JBCS vem alcançando no país e no exterior, consolidando sua inserção internacional.

Mesmo com um alto número de artigos processados, conseguimos reduzir o tempo médio entre submissão e publicação online para 6,6 meses (foram 7,7 meses em 2009 e 8,1 em 2008). Evidentemente, nosso objetivo é aprimorar ainda mais o processamento de manuscritos e reduzir este tempo médio, tornando a revista cada vez mais atrativa para os autores.

O JBCS vem mantendo um fator de impacto (IF), avaliado pelo ISI, superior a 1,45, apesar do aumento no número de publicações nos dois últimos anos. Em 2010, foram publicados 297 artigos e 2372 páginas em 12 números, observando um aumento no número de artigos publicados, quando comparado a 2009. Apesar desse aumento no número de publicações, a estabilidade no fator de impacto mostra um número de citações cada vez maior. Essa avaliação, ainda que preliminar, demonstra que a decisão de aumentar a periodicidade da revista foi acertada. Estabilidade é fundamental nesta fase!

Em 2010, publicamos dois números especiais e para o próximo ano, continuamos com a mesma política. Devemos publicar um número especial referente ao XXIX Congresso Latino-americano de Química - CLAQ 2010 e outro com trabalhos apresentados no XV Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry (BMIC). É sempre importante salientar que a política editorial do JBCS não é alterada na avaliação de números especiais, o que garante a qualidade dos trabalhos publicados e seu impacto nas citações.

Acreditamos que a avaliação estatística, por meio desse balanço, é importante ser compartilhada com a comunidade acadêmica, pois mostra a consolidação dos nossos esforços e direção de futuros planejamentos no JBCS. Maiores detalhes das estatísticas aqui comentadas são apresentadas em nosso site e convidamos nossos colaboradores a visitar nossa página online no link http://jbcs.sbq.org.br/stats/10/index.php.

Infelizmente, precisamos destacar que ainda recebemos muitos artigos com conteúdos incompletos, problemas de escrita em inglês ou com formatação inadequada. Salientamos que é de inteira responsabilidade dos autores a submissão de manuscritos em acordo com as normas de publicação no JBCS, disponíveis no site da revista, que foram atualizadas e detalhadas. Manuscritos com essas e outras deficiências, como conteúdo fora do escopo da revista, não preenchendo os parâmetros de qualidade, originalidade e novidade desejados, são devolvidos aos autores sem avaliação por parte dos assessores, sendo prontamente recusados.

Gostaríamos também de informar que, a partir do final de 2010, as editorias de Química Orgânica e de Química Inorgânica só processarão manuscritos que venham acompanhados de arquivos com material suplementar (Supporting Information file, SI) documentando a identificação de novos compostos preparados, com cópias de espectros de RMN de 1H e de 13C, de espectros de massas de alta resolução, infravermelho, e outras técnicas necessárias. Além disso, o autor deve detalhar procedimentos experimentais, dados espectroscópicos, tabelas e gráficos, fornecendo as informações adicionais essenciais que possibilitem que o trabalho possa ser devidamente reproduzido por outros pesquisadores. Para o futuro, estudamos estender essa prática a outras editorias, com as respectivas particularidades.

Todo esse esforço e o custo operacional envolvido contou, em 2010, com o apoio financeiro do CNPq, da FAPESP e da Sociedade Brasileira de Química, além de contribuições dos autores. O JBCS, em contrapartida, como apresentado, vem crescendo a cada ano e evidentemente trará inovações em 2011. E assim, espera-se contar mais uma vez, com o apoio financeiro crescente das agências de fomento. Ao mesmo tempo vamos buscar soluções alternativas de financiamento e avaliar os custos significativos da manutenção da edição impressa da revista, em linha com discussões que vêm ocorrendo na maioria dos periódicos científicos.

Quanto ao corpo editorial, a revista continua seu procedimento de contínua renovação. O atual corpo de editores foi recentemente reformulado, com pesquisadores competentes e uma abrangência nas áreas de fronteira cada vez maior. Aproveitamos o momento para agradecer a contribuição dos Profs. Maysa Furlan (UNESP) e Ricardo Longo (UFPE), que agora deixam a Editoria do JBCS, pelo agradável convívio, seu trabalho inestimável e dedicação à revista. Aproveitamos também para dar as boas vindas aos novos Editores Associados: Emanuel Carrilho (USP-SC), José Walkimar M. Carneiro (UFF), Monica Tallarico Pupo (USP-RP), Solange Cadore (UNICAMP), Pedro J. M. Abreu (UNL-Portugal) e Teodoro Kaufman (UNR-Argentina). Sejam bem-vindos! A inclusão de editores da Argentina e Portugal representa mais um passo na estratégia de projetar e consolidar ainda mais a revista no cenário internacional.

O ano de 2011 traz novas perspectivas. Uma delas é a mudança no visual da revista. A partir do número 1 de 2011, publicaremos, na nova capa, uma Cover Picture destacando um dos artigos publicados no número. Na parte interna, no Índice dos Graphical Abstracts (GA), será incluído um pequeno texto explicativo sobre a figura da capa e também sobre as GA's dos outros artigos. A figura que vai ser mostrada na capa será selecionada dentre os artigos regulares publicados em cada número. Ainda apresentando as mudanças, um novo sistema online de gerenciamento dos manuscritos está sendo preparado para aprimorar os processos de submissão, acompanhamento dos manuscritos e avaliação pelos pares. Juntamente com essa reformulação, planejamos lançar uma nova página na web. O objetivo é tornar a revista cada vez mais atraente, além de aproveitar o ensejo de comemoração do ano Internacional da Química.

Finalizando, não podemos deixar de mencionar que os membros do Editorial Board, os autores e os assessores são os principais responsáveis pelo sucesso que a revista vem alcançando. Achamos importante mencionar que, neste último ano, 43% dos assessores que colaboraram com o JBCS são do exterior, o que também confirma a penetração internacional da revista. Também gostaríamos de agradecer especialmente aos assessores que dedicaram seu tempo em 2010 para a avaliação criteriosa dos manuscritos submetidos para publicação no JBCS.

Lembramos mais uma vez, que o ano de 2011 foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Ano Internacional da Química. Que seja um excelente ano para todos!

Luiz Carlos Dias e Watson Loh

Editores JBCS

  • Balanço de 2010 e perspectivas para 2011

    Como tradicionalmente, o editorial do primeiro número do ano é voltado para uma avaliação da Revista nos dois anos anteriores. De uma maneira geral, podemos observar que o balanço do JBCS em 2010 é muito positivo, mostrando a elevada receptividade pela comunidade Química nacional e internacional.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Jan 2011
    • Data do Fascículo
      Jan 2011
    Sociedade Brasileira de Química Instituto de Química - UNICAMP, Caixa Postal 6154, 13083-970 Campinas SP - Brazil, Tel./FAX.: +55 19 3521-3151 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: office@jbcs.sbq.org.br