Acessibilidade / Reportar erro

2011: o antes e o depois

EDITORIAL

2011: o antes e o depois

Nos primeiros meses da presente Administração da SBQ, foi realizado um planejamento estratégico envolvendo a Diretoria e o Conselho Consultivo. A missão, a visão, os princípios, o ambiente externo (oportunidades e ameaças), o ambiente interno (pontos fortes e pontos fracos) da Sociedade foram levantados e discutidos.

A partir desse autoconhecimento, formularam-se cinco questões estratégicas, consideradas urgentes e de impacto à Sociedade: i) como promover o fortalecimento da SBQ? ii) como melhorar e ampliar o apoio da SBQ ao seu associado? iii) como incrementar as relações e atuação da SBQ junto a entidades similares? iv) como promover a atuação da SBQ na contribuição ao desenvolvimento sustentável da sociedade? v) como implantar um projeto de comunicação e marketing para a SBQ?

As ações da atual administração buscaram, além de cumprir com a plenitude possível suas finalidades associativas, responder concretamente às questões elencadas.

Na 35ª RASBQ, tomarão posse os novos Dirigentes e Conselheiros, em todos os níveis organizacionais da nossa Sociedade, para o período 2012-2014 e, inevitavelmente, surgem expectativas relacionadas com os rumos da Sociedade que, dependendo do olhar (sensibilidade) de cada sócio, podem ser positivas ou não.

O novo Estatuto vigora, pela primeira vez, em eleições. Destacam-se, como inovações, as escolhas do President to be e do Conselho Fiscal, instrumentos com fins explícitos de preservar a estabilidade institucional da Sociedade e de garantir a pluralidade de opiniões e a transparência administrativa. A aprovação e a implantação desse novo Estatuto foram resultado do planejamento estratégico.

As ações formuladas para o alcance das metas associadas às questões estratégicas foram planejadas tendo como principal referencial o ano internacional da Química, AIQ-2011, que teve uma preparação prévia (e longa) e supõe, necessariamente, um conjunto de ações pós-AIQ, como única forma de perpetuar, junto à comunidade química e à sociedade civil, o papel indispensável duma boa e vigorosa Química ao desenvolvimento e ao bem-estar social.

O AIQ-2011 foi um marco histórico da Ciência Química: daqui para o futuro, creio, enxergaremos o antes e o depois de 2011. Por isso, vale relembrar os principais acontecimentos e realizações desse referencial.

A 34ª RASBQ foi um evento especialmente concorrido e animado. Fato inédito foi a significativa presença de químicos estrangeiros, dentre os quais os presidentes da IUPAC, da ACS e da RSC, que participaram ativamente de debates e/ou proferiram palestras. O comparecimento de representantes das Sociedades Co-Irmãs deveu-se, em parte, à inserção internacional da SBQ – meta trabalhada há anos e que muito avançou no último biênio. O número de participantes, mais de 4.500, também foi resultado da ampliação e fidelização do quadro social, que aumentou em 20% nesses dois anos, baseado no fortalecimento das Regionais e das Divisões Científicas, bem como na participação colaborativa e no comprometimento dos associados.

Nacionalmente, a SBQ capitaneou as ações do AIQ-2011. O congraçamento e o trabalho cooperativo entre os inúmeros agentes nacionais dedicados à Química (CRQs, Associações, Universidades, Órgãos representativos da Academia e da Indústria Química, Museus e Casas da Ciência) e a adesão de milhares de sócios e professores do ensino médio levaram à realização de atividades científicas, objetivando a divulgação e a popularização da Química.

Foram registradas centenas de atividades no portal www.quimica2011.org.br, coordenado pela SBQ e com mais de 500 mil visitas em 2011. Tiveram forte repercussão social projetos como o pH do Planeta e o DVD – Projeto da SBQ, 80 mil unidades distribuídas pelo MEC, com coleções da QNesc, Química do Cotidiano (sete livros), Química perto de Você, Experimentos para sala de Aula do Ensino Básico, a Exposição Química do Cotidiano e 365 Dias de Química.

Dezenas de palestras e conferências foram proferidas por cientistas brasileiros e estrangeiros convidados, entre os quais vários Prêmios Nobel de Química. Os Fóruns dos Coordenadores de Cursos de Graduação e dos Programas de Pós-Graduação em Química realizaram, pela primeira vez, encontro conjunto, cuja temática principal foi a educação em Química e a formação do Químico, com claras inserções estimulando o desenvolvimento da Química pura e da solução de problemas químicos atuais (inovação), que vise à sustentabilidade por meio da Química Verde.

As nossas revistas (JBCS, QN, RQV), com a missão de serem os melhores veículos de divulgação do avanço científico da Química e, especialmente, a QNesc e a QNint, de educação em Química, responderam ao estímulo do AIQ, ocupando o espaço e o público que lhes é devotado.

As mídias sociais dedicaram-se, também, à popularização da Química, em 2011: Facebook (AIQ2011): 2.131 seguidores e 756.694 visualizações de páginas; Twitter (@aiq2011): 1.468 seguidores e 1.519 tweets; Blog (http://blog.quimica2011.org.br): cerca de 22 mil visitas; imprensa brasileira: mais de 1.000 inserções.

A SBQ aproveitou, nos últimos dois anos, as oportunidades midiáticas nos momentos importantes: no lançamento do AIQ, em janeiro de 2011, em Paris, a Comitiva Brasileira era amplamente formada por representantes da SBQ, que receberam tratamento diferenciado da IUPAC; em março de 2011, o Lançamento Nacional do AIQ, na ABC – RJ, foi uma solenidade ímpar, com repercussão nacional e no encerramento, em dezembro último, em Bruxelas, novamente a SBQ foi reconhecidamente aplaudida.

Em agosto do corrente ano, a SBQ, como a única Organização Brasileira associada à IUPAC, realizará a 4th International IUPAC Conference on GREEN CHEMISTRY, em Foz do Iguaçu/PR.

A contundência das ações da SBQ em prol da ciência Química, suas aplicações e divulgação, a credencia a postular, no seu 40º Aniversário, com o apoio declarado das principais Sociedades Internacionais Co-Irmãs, a realização, no Brasil, em 2017, do 46º Congresso e a 49ª Assembleia Geral da IUPAC. A proposta concorrente da SBQ estará sendo enviada à IUPAC, neste mês de abril, caracterizando uma das ações para o depois de 2011.

César Zucco Presidente da SBQ

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Abr 2012
  • Data do Fascículo
    Abr 2012
Sociedade Brasileira de Química Instituto de Química - UNICAMP, Caixa Postal 6154, 13083-970 Campinas SP - Brazil, Tel./FAX.: +55 19 3521-3151 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: office@jbcs.sbq.org.br