Acessibilidade / Reportar erro

Da submissão à publicação: como trabalhamos com o seu manuscrito

EDITORIAL

Da submissão à publicação: como trabalhamos com o seu manuscrito

Certamente, nós, Editores, Autores, Revisores e Leitores, estamos buscando o mesmo objetivo: um Journal of the Brazilian Chemical Society forte com elevado impacto e contribuições consistentes para o desenvolvimento das ciências químicas. No ano passado, atingimos um fator de impacto de 1,43 e, naturalmente, queremos avançar. Contudo, algumas vezes podemos ter interesses conflitantes e queremos destacar alguns detalhes sobre nosso processo de publicação e nossos objetivos apenas para lembrá-los sobre alguns procedimentos.

Temos orientações claras para os autores (por favor, verifiquem o link http://jbcs.sbq.org.br/conteudo.asp?page=14) e, como exposto, nosso foco é a publicação de Artigos, Comunicações (grande urgência/importância), Artigos de Revisão e Cartas englobando novos aspectos de química e com contribuições originais e significativas para o desenvolvimento da área. Esse é o objetivo principal e, ocasionalmente, manuscritos são rejeitados pelos Editores sem a revisão externa por pares porque não preenchem esse requisito. A ciência se desenvolve ao adicionarmos tijolos a uma construção coletiva e ao mudarmos paradigmas. Devemos refletir para onde nossas contribuições estão direcionadas.

Naturalmente, os manuscritos devem seguir um formato específico e os autores, ao trabalharem com a nossa equipe editorial, devem estar atentos para evitar atrasos durante o processo de submissão e (re)envio das versões corrigidas do manuscrito. A propósito, nossa equipe editorial trabalha muito para atendê-los e nos atender, mas, certamente, nós podemos cooperar simplesmente seguindo as orientações com relação ao formato do texto, figuras, referências, etc.

Além disso, atualmente, devemos aproveitar as possibilidades trazidas pela mídia digital e um Resumo Gráfico visualmente atraente é uma excelente maneira de atrair a atenção de potenciais leitores. O uso da Informação Suplementar para adicionar detalhes sobre os experimentos (por que não adicionar um filme com estratégias experimentais especiais?) e dados instrumentais também trazem uma contribuição importante aos editores, revisores e leitores. Atualmente, isso é essencial para artigos descrevendo a síntese de novos compostos e também deve ser estendido para outras áreas. Nós sugerimos, com ênfase, que esses pontos sejam considerados quando da preparação de seus próximos manuscritos.

Após ser aprovado pela equipe de publicação, o manuscrito é enviado a um editor específico com base na sua área de especialização. Os editores iniciam seus trabalhos lendo o resumo, a carta de submissão e o texto completo para entenderem seus aspectos particulares, resultados e contribuições. Atenção especial é dedicada à verificação das novidades apresentadas pelo manuscrito, particularmente se os autores reportaram estudos similares em publicações prévias (nós não queremos publicações salame!). Os editores querem servir a comunidade química, mas eles também precisam agir como guardiões para manter os padrões do JBCS. Todos os editores se esforçam para equilibrar os dois papéis e reiteramos que Editores, Autores, Revisores e Leitores certamente têm o mesmo objetivo. É desagradável para os editores terem que rejeitar um manuscrito sem a revisão externa por pares e procuramos evitar isso, mas, naturalmente, estamos restringidos pela busca de novidades para o desenvolvimento de nosso conhecimento químico. Ajuda muito quando os autores enviam uma carta de submissão com claras indicações realçando os pontos de destaque do manuscrito e como ele traz novos horizontes ao assunto em estudo. Infelizmente, não é tão comum receber boas cartas de submissão, que, frequentemente, são cartas burocráticas sem nenhum apelo especial. Insistimos que autores repensem esse aspecto.

Então, chega o momento de indicar os revisores. Assim como os editores, os revisores são essenciais para a avaliação crítica de cada manuscrito e de suas principais características. Com relação a isso, os autores deveriam considerar cuidadosamente os revisores que sugerem e eventuais implicações éticas. A indicação de bons revisores evidencia o conhecimento da área de pesquisa. A propósito, as referências dos manuscritos também dão uma indicação da compatibilidade do trabalho com o JBCS. Revisores têm um papel fundamental e nós sumarizamos suas ações em um recente editorial intitulado "Revisitando as Diretrizes para a Revisão por Pares".1 Boas revisões são extremamente úteis para a decisão dos editores e nós comemoramos quando as recebemos. Por outro lado, dificulta o nosso trabalho o fato de um revisor não responder um convite (você está disponível?) ou aceitar o convite, mas não apresentar seus comentários dentro do prazo proposto. Isso afeta intensamente nosso tempo de publicação e os autores frequentemente se aborrecem com isso. Por favor, revisores, façam o melhor possível para nos ajudar a atender as expectativas dos autores.

Desnecessário lembrar que desempenhamos diferentes papéis em diferentes momentos e sabemos como gostaríamos de ser tratados. Atualmente, nosso tempo médio de publicação é inferior a 5,5 meses (da submissão até a publicação online) e temos conseguido mantê-lo apesar do aumento do número de submissões. Como mencionado recentemente no primeiro editorial deste ano, em 2012, o JBCS recebeu cerca de 700 manuscritos, dos quais 280 artigos foram publicados em 12 números.2

Após receber os comentários dos revisores, os Editores decidem sobre o manuscrito e o escritório editorial envia a decisão aos autores. Paciência e modéstia são grandes amigas. Não tome nada como pessoal. Seu trabalho foi avaliado, mas isso não o atinge como pessoa. Acalme-se e pense em como todos os autores podem contribuir fazendo as correções e respondendo aos comentários dos revisores e editores. Uma carta com respostas discriminadas é fundamental para a decisão editorial seguinte. O editor pode eventualmente consultar os revisores novamente. O tempo é sempre um fator crítico. Autores devem ter paciência e revisores devem trabalhar o mais rápido possível. Às vezes, é demais para uma agenda lotada, mas devemos fazer nosso melhor para cumprir os prazos sem atrasos.

Felizmente, chegamos ao aceite do manuscrito e, após receber a tão aguardada carta, os autores devem trabalhar com a equipe editorial a fim de ter o artigo publicado.

Nesse ponto, os Editores lerão novamente a prova tipográfica e os autores devem checá-la cuidadosamente e sem demora. Os autores sempre reclamam sobre o tempo envolvido no processo de publicação, mas, por favor, não se esqueçam de revisar o manuscrito e retornar sua prova o mais rapidamente possível.

Atualmente, o JBCS está atribuindo a identificação digital do objeto, o número DOI, antes da publicação impressa dos artigos. Em breve, o JBCS iniciará um nova plataforma de processamento de manuscritos, a ScholarOne através do Scielo. Será outro grande passo na internacionalização do JBCS e que abrirá novas rotas de evolução.

Estamos ansiosos para receber seus manuscritos e trabalhar juntos para o desenvolvimento contínuo do JBCS. Nossos esforços conjuntos podem nos levar "ao infinito e além". Vamos desfrutar esta viagem!

Joaquim A. Nóbrega

Editor do JBCS

Watson Loh

Editor do JBCS

Referências

  • 1. Nóbrega, J. A.; Loh, W.; J. Braz. Chem. Soc. 2013,24,525.
  • 2. Nóbrega, J.A.; Hatje, V.; J. Braz. Chem. Soc. 2013,24,1.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2013
Sociedade Brasileira de Química Instituto de Química - UNICAMP, Caixa Postal 6154, 13083-970 Campinas SP - Brazil, Tel./FAX.: +55 19 3521-3151 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: office@jbcs.sbq.org.br