SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue42AMathematical Learning: a study based on data from the PISA2003 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bolema: Boletim de Educação Matemática

Print version ISSN 0103-636X

Bolema vol.26 no.42A Rio Claro Apr. 2012

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100001 

EDITORIAL

 

 

Sempre tentamos evitar, no BOLEMA, a internacionalização artificial, acreditando que um periódico, qualquer que seja, não nasce internacional, mas torna-se internacional segundo os interesses da comunidade à qual ele se dirige e as interlocuções que essa comunidade decide fomentar e manter.

O trabalho que temos feito por mais de 25 anos junto à comunidade de educadores matemáticos resultou na aprovação do BOLEMA am alguns dos mais prestigiados indexadores e bases de dados internacionais, como o ISI-JCR-Web of Knowledge, o SciELO e o SCOPUS. Disso decorreu um aumento sensível no fluxo de recebimento de artigos, tanto de autores brasileiros quanto de autores estrangeiros. As edições temáticas - propostas como uma estratégia esporádica mas que, pelos bons resultados, tornou-se contínua - também têm um papel fundamental nesse processo de internacionalização, já que os pesquisadores brasileiros envolvidos com certos temas acabam por divulgar, entre seus pares estrangeiros, o lançamento de determinado call for papers, o que intensifica o fluxo das contribuições estrangeiras também para edições regulares do BOLEMA.

Esta edição de número 42 circulará, em sua versão impressa, em dois fascículos (42A e 42B), dada a quantidade de artigos a serem divulgados. Com esse expediente conseguiremos também reduzir sensivelmente o tempo entre os momentos de submissão e publicação dos originais. No total, 29 artigos e 07 resenhas integram essa primeira parte do volume 26 do BOLEMA. Dos artigos, 13 são de autores estrangeiros provenientes de países como Espanha, Argentina, Turquia, Irã, Dinamarca, Portugal, México e Venezuela, o que nos permite assegurar que o processo de internacionalização do BOLEMA está definitivamente seguindo em solo seguro, principalmente no que se refere aos países de língua portuguesa e espanhola.

Resta agradecer às comissões assessoras do BOLEMA, com especial destaque aos membros do Conselho Consultivo e aos diretores executivos Ana Paula Purcina Baumann e Washington Campos Marques, incansáveis na disposição de manter o BOLEMA circulando com sua periodicidade regular. Um agradecimento especial deve ser registrado aos colegas que gentilmente contribuíram com o BOLEMA emitindo pareceres como consultores adhoc durante o ano de 2011. A listagem com os nomes desses pesquisadores e suas instituições é a forma singela que encontramos para agradecer essa inestimável contribuição.

 

O EDITOR