SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Project evaluation with multiple criteriaModernização e organização do trabalho: o caso de uma empresa petroquímica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Production

Print version ISSN 0103-6513

Prod. vol.2 no.1 São Paulo June 1992

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65131992000100002 

Qualidade total do produto

 

Products total quality

 

 

Henrique Silveira de AlmeidaI; José Carlos de ToledoII

IProfessor Assistente Doutor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica-USP - SP - Caixa Postal 8174 - 05508 - São Paulo/SP
IIProfessor Assistente do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos - SP - Caixa Postal 8174 - 05508 - São Paulo/SP

 

 


RESUMO

O texto aborda o conceito de qualidade total do produto, seus determinantes, bem como as dimensões que compõem essa qualidade.
Parte-se do pressuposto de que a qualidade do produto deve ser avaliada pela satisfação total do consumidor. Para o consumidor a qualidade do produto envolve pelo menos as seguintes dimensões: a qualidade do produto em si; a qualidade do produto ao longo do tempo; a qualidade dos serviços associados ao uso do produto; e o custo do ciclo de vida do produto.
O trabalho procura detalhar e discutir cada uma dessas dimensões da qualidade, tendo em vista a satisfação do consumidor.

Palavras-chave: qualidade do produto,dimensões da qualidade do produto e qualidade total do produto


ABSTRACT

The paper concerns to the concept of product's total quality, its determinants, and the dimensions wich constitute this quality.
We admit that product quality should be evaluated via consumer's total satisfaction. Product quality for consumers includes at least the following dimensions: the product quality per se; the performance of product quality over time; the quality of services related to the use of the product; and the product lifecycle costs.
This study seeks to specify and to discuss each of these quality dimensions related to consumer's satisfaction.

Key words: product quality, dimensions of the product quality and product's total quality


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências Bibliográficas

1. CROSBY, P.B.; Qualidade é investimento, José Olimpio Editora, Rio de Janeiro, 1984.         [ Links ]

2. GARVIN, D.A.; Managing Quality, Free Press, New York, 1988.         [ Links ]

3. HOLANDA, A.B.; Novo Dicionário da língua portuguesa, Ed. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1980.         [ Links ]

4. JURAN,J.M.et alii;Quality Control Handbook, Mc Graw Hill, New York, 1980.         [ Links ]

5. KOTLER, P.; Marketing, Atlas, São Paulo, 1988.         [ Links ]

6. PESSEMIER, E.A; Product Management-strategy and organization, John Wiley & Sons, New York, 1982.         [ Links ]

7. TAGUCHI, G., Introduction to quality engineering, Asian Productivity Organitation, Tókio, 1986.         [ Links ]

8. TOLEDO,J.C., Qualidade Industrial-conceitos,sistemas e estratégias, Atlas,SP, 1987.         [ Links ]

 

 

Rec. 02/01/91
Rev. 17/04/91
Apr. 28/05/91