Acessibilidade / Reportar erro

QS-9000: a ISO já não é o bastante

Resumos

O objetivo deste artigo é apresentar e analisar a nova norma de Sistema de Garantia da Qualidade para o setor automobilístico, QS-9000, a qual foi desenvolvida pelas três grandes montadoras norte-americanas: Chrysler, Ford e GM. Descreveremos a QS-9000, fazendo uma comparação desta com a série ISO 9000, na qual ela está baseada, e analisando os novos conceitos, como a "melhoria contínua", que são introduzidos nela. Em seguida, faremos algumas considerações sobre como está sendo conduzido o processo de implementação da QS-9000 e o que as empresas brasileiras têm feito para se inserir neste novo contexto.

QS-9000; ISO 9000; norma de qualidade; indústria automobilística


This paper aims to discuss the new quality standard for the automotive industry, QS-9000, which is sponsored by the American "Big Three ": Chrysler, Ford and GM. It describes QS-9000 in comparison with the ISO 9000 standards, on which the first is based. The new concepts that are introduced in this standard, specially the notion of "continous improvement", are also analysed. Then it considers how the process of implementing QS-9000 is being held throughout the world and how it will affect the automotive sector. Finally, it is discussed how Brazilian companies are preparing to take part in this movement.

QS-9000; ISO 9000; quality standard; automotive industry


QS-9000: a ISO já não é o bastante

Cristiano Rocha HeckertI; Paulino Graciano FrancischiniII; Roberto G. RotondaroIII

IAluno de graduação - Grupo de Pesquisa em Qualidade e Produtividade - Depto. Engenharia de Produção EPUSP - Cidade Universitária, CP 8174, CEP 05508-900, São Paulo - SP, Fone (011)889-9669

IIProf. Dr. Depto. Engenharia de Produção, EPUSP - Cidade Universitária, CP 8174, CEP 05508-900, São Paulo - SP. Grupo de Pesquisa em Qualidade e Produtividade

IIIProf. Dr. Depto. Engenharia de Produção, EPUSP - Cidade Universitária, CP 8174, CEP 05508-900, São Paulo - SP. Grupo de Pesquisa em Qualidade e Produtividade

RESUMO

O objetivo deste artigo é apresentar e analisar a nova norma de Sistema de Garantia da Qualidade para o setor automobilístico, QS-9000, a qual foi desenvolvida pelas três grandes montadoras norte-americanas: Chrysler, Ford e GM. Descreveremos a QS-9000, fazendo uma comparação desta com a série ISO 9000, na qual ela está baseada, e analisando os novos conceitos, como a "melhoria contínua", que são introduzidos nela. Em seguida, faremos algumas considerações sobre como está sendo conduzido o processo de implementação da QS-9000 e o que as empresas brasileiras têm feito para se inserir neste novo contexto.

Palavras chaves: QS-9000, ISO 9000, norma de qualidade, indústria automobilística

ABSTRACT

This paper aims to discuss the new quality standard for the automotive industry, QS-9000, which is sponsored by the American "Big Three ": Chrysler, Ford and GM. It describes QS-9000 in comparison with the ISO 9000 standards, on which the first is based. The new concepts that are introduced in this standard, specially the notion of "continous improvement", are also analysed. Then it considers how the process of implementing QS-9000 is being held throughout the world and how it will affect the automotive sector. Finally, it is discussed how Brazilian companies are preparing to take part in this movement.

Key words: QS-9000, ISO 9000, quality standard, automotive industry.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

6. Referências

Recebido em: 20/12/97

Aceito em: 03/05/98

Publicado em: 27/07/98

  • BRECKA, Jon QS-9000: Activities Heatin Up Quality Progress, April 1995, p.20-21
  • CORRIGAN, James P. Is ISO 9000 the Path to TQM? Quality Progress, May 1994, p.33-36
  • FORD e GM Apostila de introdução e apresentação da QS-9000 para fornecedores São Paulo, fevereiro de 1996
  • HILARY, Rachel Behind the Stars and Stripes: Quality in the USA Quality Progress, January 1996, p.31-35
  • KUME, Hitoshi Management by Quality Appendix Three - Quality Management by ISO 9000 and by TQC Tokyo, 1993
  • MONKHOUSE, Richard Packaged for QS 9000? Quality Today, March 1996, p.14
  • PERELLA, Maxine Top gear for QS 9000 Quality Today, March 1996, p. 10-11
  • PFAU, L.D. Total Quality Management gives companies a way to enhance position in global market Industrial Engineering, April 1989
  • PLESZKO, Sérgio Supervisor de Assistência Técnica para Fornecedores FORD do Brasil Entrevista pessoal, São Paulo, 30 de abril de 1996
  • ROESCH, Sylvia M. A. ISO 9000: caminho para a qualidade total? Revista de Administração, São Paulo v.29, n.4, p.13-21, out/dez 1994
  • STRUEBING, Laura 9000 Standards? Quality Progress, January 1996, p.23-28

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Out 2010
  • Data do Fascículo
    Jun 1998

Histórico

  • Aceito
    27 Jul 1998
  • Revisado
    03 Maio 1998
  • Recebido
    20 Dez 1997
Associação Brasileira de Engenharia de Produção Av. Prof. Almeida Prado, Travessa 2, 128 - 2º andar - Room 231, 05508-900 São Paulo - SP - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: production@editoracubo.com.br