Resumos
O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa levada a efeito junto a empresas de manufatura que operam em regime de concorrência. A pesquisa foi dirigida a busca de evidências referentes à utilização de ferramentas e metodologias de gestão de operações, considerando seus vários aspectos e também a pluralidade de autores e pesquisadores que tratam desse assunto. Para formar uma base teórica para subsidiar a análise e apresentação das conclusões, foi feita uma breve revisão da bibliografia, buscando enfocar as contribuições de alguns autores principais e as estruturas de análise por eles sugerida. O resultado foi um quadro representativo das práticas verificadas. Configurando um contexto sistêmico de análise, dentro do qual podem ser visualizadas, claramente, as relações de causa-efeito entre as ações gerenciais (estratégicas e do dia a dia) e a realidade de contexto concorrencial enfrentada em cada caso.
Competitividade; gestão de operações; objetivos de desempenho; gestão de negócios; contexto concorrencial
This paper outlines the results of a survey conducted involving manufacturing firms, operating in a competitive context. The survey was done to collect evidences about the use of modern operations management methodologies and tools, considering the various aspects and contributions of several authors. To compose a theoretical basis as a support for analysis and conclusions, this paper presents a brief comments about a bibliographic revision, involving some contributions of the main authors and the structure of analysis being suggested. The results obtained presents a very illustrative framework of the practices addopted by the firms, virtually a systemic context analysis, that allows to view clearly the cause-effects relationships between the managerial actions (strategic and day-to-day) and the reality of its concurrent'tal context.
Competitiveness; operations management; performance criteria; business management; concurrential framework
Gestão de operações na prática: as empresas e os desafios de contexto concorrencial
Prof. Dr. José Paulo Alves Fusco
UNIP - Universidade Paulista. Programa de Mestrado em Engenharia de Produção. UNESP - Universidade Estadual Paulista Jpafusco@uol.com.br, Mcyssjpf@fs1.sm.umist.ac.uk
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa levada a efeito junto a empresas de manufatura que operam em regime de concorrência. A pesquisa foi dirigida a busca de evidências referentes à utilização de ferramentas e metodologias de gestão de operações, considerando seus vários aspectos e também a pluralidade de autores e pesquisadores que tratam desse assunto. Para formar uma base teórica para subsidiar a análise e apresentação das conclusões, foi feita uma breve revisão da bibliografia, buscando enfocar as contribuições de alguns autores principais e as estruturas de análise por eles sugerida. O resultado foi um quadro representativo das práticas verificadas. Configurando um contexto sistêmico de análise, dentro do qual podem ser visualizadas, claramente, as relações de causa-efeito entre as ações gerenciais (estratégicas e do dia a dia) e a realidade de contexto concorrencial enfrentada em cada caso.
Palavras Chaves: Competitividade, gestão de operações, objetivos de desempenho, gestão de negócios, contexto concorrencial
ABSTRACT
This paper outlines the results of a survey conducted involving manufacturing firms, operating in a competitive context. The survey was done to collect evidences about the use of modern operations management methodologies and tools, considering the various aspects and contributions of several authors. To compose a theoretical basis as a support for analysis and conclusions, this paper presents a brief comments about a bibliographic revision, involving some contributions of the main authors and the structure of analysis being suggested. The results obtained presents a very illustrative framework of the practices addopted by the firms, virtually a systemic context analysis, that allows to view clearly the cause-effects relationships between the managerial actions (strategic and day-to-day) and the reality of its concurrent'tal context.
Keywords: Competitiveness, operations management, performance criteria, business management, concurrential framework
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5. Referências Bibliográficas
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Anexo 4 - Clique para ampliar- ANSOFF, H.I.; Estratégia Empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 1977.
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Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
21 Out 2010 -
Data do Fascículo
Dez 1999