Acessibilidade / Reportar erro

Aprendizagem significativa no ensino de engenharia

Resumos

Esse trabalho tem por objetivo mostrar as teorias da aprendizagem e em especial a utilização da teoria da Aprendizagem Significativa no ensino de Engenharia. É apresentado o conceito de mapa conceptual, que ajudará o professor a planejar suas aulas e também podem ser utilizados pelos alunos no auxílio da ancoragem de conhecimento e a consolidação do conhecimento.

Ensino em Engenharia; Teorias da Aprendizagem; Aprendizagem Significativa


That work has the objective to show the theories of learning and especially the use of the theory of the Significant Learning in teaching of Engineering. The idea of conceptual map is presented, which will help the teacher to plan his classes and it can also be used by the students in the aid of the knowledge anchorage and the consolidation of their knowledge.

Teaching in Engineering; Theories of the Learning; Significant Learning


Aprendizagem significativa no ensino de engenharia

Prof. Ms. Anna Cristina Barbosa Dias de CarvalhoI; Prof. Dr. Arthur José Vieira PortoII; Prof. Dr. Renato Vairo BelhotIII

IEscola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo - Laboratório de Simulação - NUMA. Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 Vila Pureza CEP. 13560-250 São Carlos - SP. Tel. (55) 016-2739432 - FAX (55) 016-2739402 e-mail: abarbosa@sc.usp.br

IIEscola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo - Laboratório de Simulação - NUMA. Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 Vila Pureza CEP. 13560-250 São Carlos - SP. Tel. (55) 016-2739432 - FAX (55) 016-2739402 e-mail: ajvporto@sc.usp.br

IIIEscola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo - Área de Produção - Lab. De Multimídia. Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 Vila Pureza CEP. 13560-250 São Carlos - SP. Tel. (55) 016-273-9378 - FAX (55) 016-2739402 e-mail: rvbelhot@prod.eesc.sc.usp.br

RESUMO

Esse trabalho tem por objetivo mostrar as teorias da aprendizagem e em especial a utilização da teoria da Aprendizagem Significativa no ensino de Engenharia. É apresentado o conceito de mapa conceptual, que ajudará o professor a planejar suas aulas e também podem ser utilizados pelos alunos no auxílio da ancoragem de conhecimento e a consolidação do conhecimento.

Palavras-Chave: Ensino em Engenharia, Teorias da Aprendizagem, Aprendizagem Significativa

ABSTRACT

That work has the objective to show the theories of learning and especially the use of the theory of the Significant Learning in teaching of Engineering. The idea of conceptual map is presented, which will help the teacher to plan his classes and it can also be used by the students in the aid of the knowledge anchorage and the consolidation of their knowledge.

Keywords: Teaching in Engineering, Theories of the Learning, Significant Learning

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

7. Bibliografia

BELHOT, R.V. Reflexões e propostas sobre o "Ensinar engenharia" para o século XXI. Tese ( Livre Docência), EESC, USP, São Carlos, 1997;

BETHLEM, Agrícola; Estratégica Empresarial: conceitos, processo e administração estratégica, Ed. Atlas S.A, São Paulo, 1998;

BIGGE, Moris, L.; Teorias da aprendizagem para professores, ed. EPU Ltda, São Paulo, 1977;

-BOMFIM, David; Pedagogia no Treinamento: Correntes Pedagógicas no Treinamento Empresarial, Ed. Qualitymark, Rio de Janeiro, 1995;

- COLL, César; MARTÍN, Elena; MAURI, Tereza et all; O construtivismo na sala de aula, Ed. Atíca, 5ª Edição, São Paulo, 1998;

- FRANCO, Sérgio Roberto Kieling; O construtivismo e a educação, Editora Mediação, 6ª edição, Porto Alegre, 1997;

- GRAMIGNA, Maria Rita; Jogos de Empresa, MAKRON Books Editora Ltda, São Paulo, 1994;

- GRAMIGNA, Maria Rita; Jogos de empresa e Técnicas vivenciais, MAKRON Books Editora Ltda, São Paulo, 1997;

- LIMA, Adriana Flávia Santos de Oliveira. Pré-escola e alfabetização. Vozes, 11ª ed., Petrópolis -RJ, 1986;

- MOREIRA, Marco A .; MASINI, Elcie F. Salzano; Aprendizagem significativa a teoria de David Ausubel, Ed.Moraes LTDA, São Paulo, 1992;

- NOVAK, Joseph., GOWIN, D. Bob; Aprender a aprender, Platano edições técnicas, 2ª edição, Lisboa, 1999;

- PALADINI, Edson Pacheco, Dr. Eng.; Motivação à aprendizagem: A perspectiva humana nos cursos de engenharia, pag. 1665 a1678, anais do Cobenge,1997;

- SANTANA, Marcos Jorge A., SANTOS, Dermivan Barbosa dos; Aprender fazendo, pag.2225 a 2234, anais do Cobenge 1997;

- SENGE, Peter M.; A Quinta Disciplina - arte e prática da organização que aprende, Ed. Best Seller, São Paulo, 1998;

- SOUZA, José Geraldo de ; A docência na escola de engenharia: para além da qualidade formal, pag. 1847 a 1855, anais do Cobenge 1997;

  • BELHOT, R.V. Reflexões e propostas sobre o "Ensinar engenharia" para o século XXI. Tese ( Livre Docência), EESC, USP, São Carlos, 1997;
  • BETHLEM, Agrícola; Estratégica Empresarial: conceitos, processo e administração estratégica, Ed. Atlas S.A, São Paulo, 1998;
  • BIGGE, Moris, L.; Teorias da aprendizagem para professores, ed. EPU Ltda, São Paulo, 1977;
  • -BOMFIM, David; Pedagogia no Treinamento: Correntes Pedagógicas no Treinamento Empresarial, Ed. Qualitymark, Rio de Janeiro, 1995;
  • - COLL, César; MARTÍN, Elena; MAURI, Tereza et all; O construtivismo na sala de aula, Ed. Atíca, 5Ş Edição, São Paulo, 1998;
  • - FRANCO, Sérgio Roberto Kieling; O construtivismo e a educação, Editora Mediação, 6Ş edição, Porto Alegre, 1997;
  • - GRAMIGNA, Maria Rita; Jogos de Empresa, MAKRON Books Editora Ltda, São Paulo, 1994;
  • - GRAMIGNA, Maria Rita; Jogos de empresa e Técnicas vivenciais, MAKRON Books Editora Ltda, São Paulo, 1997;
  • - LIMA, Adriana Flávia Santos de Oliveira. Pré-escola e alfabetização. Vozes, 11Ş ed., Petrópolis -RJ, 1986;
  • - MOREIRA, Marco A .; MASINI, Elcie F. Salzano; Aprendizagem significativa a teoria de David Ausubel, Ed.Moraes LTDA, São Paulo, 1992;
  • - NOVAK, Joseph., GOWIN, D. Bob; Aprender a aprender, Platano edições técnicas, 2Ş edição, Lisboa, 1999;
  • - PALADINI, Edson Pacheco, Dr. Eng.; Motivação à aprendizagem: A perspectiva humana nos cursos de engenharia, pag. 1665 a1678, anais do Cobenge,1997;
  • - SANTANA, Marcos Jorge A., SANTOS, Dermivan Barbosa dos; Aprender fazendo, pag.2225 a 2234, anais do Cobenge 1997;
  • - SENGE, Peter M.; A Quinta Disciplina - arte e prática da organização que aprende, Ed. Best Seller, São Paulo, 1998;
  • - SOUZA, José Geraldo de ; A docência na escola de engenharia: para além da qualidade formal, pag. 1847 a 1855, anais do Cobenge 1997;

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Out 2010
  • Data do Fascículo
    Jun 2001
Associação Brasileira de Engenharia de Produção Av. Prof. Almeida Prado, Travessa 2, 128 - 2º andar - Room 231, 05508-900 São Paulo - SP - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: production@editoracubo.com.br