SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Um refinamento do algoritmo tabu de Dowsland para o problema de carregamento de paletes do produtor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Production

versão impressa ISSN 0103-6513versão On-line ISSN 1980-5411

Prod. v.13 n.3 São Paulo  2003

https://doi.org/10.1590/S0103-65132003000300001 

EDITORIAL

 

 

Este número encerra o primeiro mandato da Revista Produção no Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Neste período correspondente aos volumes 12 e 13 (2002-2003), conseguimos implementar algumas melhorias para que o periódico se consolidasse como referência de publicações acadêmicas na área de Engenharia de Produção no Brasil.

A colaboração da comunidade acadêmica, tanto na submissão de artigos como na avaliação, tem sido fundamental! Desta forma, foi possível praticamente duplicar o número de submissões, conforme ilustra o gráfico ao lado.

 

 

As principais dificuldades enfrentadas, das quais destacamos o atraso significativo nas edições e a redução da periodicidade para semestral, acreditamos que já foram sanadas. Em 2003 voltamos a ter periodicidade quadrimestral e aumentamos o número de artigos publicados por edição, graças ao apoio da Fundação Carlos Alberto Vanzolini - FCAV, na disponibilização dos recursos.

Nesta próxima gestão, a Revista permanecerá em nosso departamento, o que acreditamos será muito salutar, uma vez que o caráter itinerante provocava descontinuidades. Estaremos nos próximos volumes aproveitando o aprendizado que tivemos para consolidar o trabalho desenvolvido na primeira gestão, sem deixar de buscar novas melhorias.

O exemplar que está em suas mãos apresenta um enfoque em métodos quantitativos aplicados a diversas áreas da Engenharia de Produção, tais como qualidade, logística, previsão de demanda, análise de postos de trabalho e serviços. Dentre os métodos quantitativos aplicados temos ferramentas estatísticas, de pesquisa operacional e de teoria da decisão.

A Revista Produção agradece o apoio recebido da comunidade acadêmica e renova seu convite para participação na submissão e na avaliação de artigos durante esta nova gestão.

 

Marly Monteiro de Carvalho

Editora

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons