SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Current research on profile monitoring author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Production

Print version ISSN 0103-6513On-line version ISSN 1980-5411

Prod. vol.17 no.3 São Paulo Sept./Dec. 2007

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132007000300001 

EDITORIAL

 

 

Prezados Leitores

O terceiro número do volume 17 de 2007 da Revista Produção é uma edição especial sobre o tema "Gestão e Engenharia da Qualidade". Ele é fruto de meses de trabalho da equipe da Revista Produção, dos avaliadores e de todos os pesquisadores que contribuíram com os relevantes artigos. São quatorze artigos com contribuições bastante diversificadas, desde modelos gerenciais, que em suas diferentes dimensões visam à produção da qualidade, até métodos quantitativos que compõem a avaliação objetiva da qualidade.

O artigo de abertura foi escrito pelo Dr. W. H. Woodall, versando sobre as tendências de pesquisa sobre o monitoramento de perfis. Como se sabe, em muitas aplicações, a qualidade de processo ou do produto é bem caracterizada por uma relação funcional entre uma característica de interesse e uma ou mais variáveis explicativas. O monitoramento de perfis é usado para entender, acompanhar e avaliar a estabilidade desta relação em função do tempo.

O segundo artigo apresenta uma visão geral e pesquisas futuras sobre confiabilidade e garantia de produto. Ele é uma contribuição do doutor D. N. P. Murthy. A seguir, o texto dos autores Souza, Griebeler e Godoy discute sobre a qualidade na prestação de serviços fisioterápicos, um estudo de caso sobre expectativas e percepções de clientes. Já Tinoco e Ribeiro apresentam uma nova abordagem para a modelagem das relações entre os determinantes da satisfação dos clientes de serviço. Os pesquisadores Borrás e Toledo propõem uma estrutura e um método de gestão de qualidade aplicada em cadeias de produção agroalimentares. Carvalho, Ho e Pinto escrevem sobre a implementação e difusão do Programa Seis Sigma no Brasil. Na seqüência, Aguiar e Salomon apresentam um estudo sobre a utilização de métodos de tomada de decisão para avaliar a prevenção de falha em processos. Epprecht e Leiras abordam um procedimento de fácil implementação para uma otimização conjunta de gráficos de controle S ou R . Na área de monitoramento de processos autocorrelacionados através dos Gráficos de controle de EWMA e de inclui-se a proposta apresentada por Claro, Costa e Machado. Projeto robusto de parâmetros em sistemas sinal-resposta é o assunto abordado por Freitas, Faleiro e Borges através de uma comparação com os vários métodos de modelagem e análise. Os autores Papa, Abackerli e Miguel fazem uma análise dos efeitos das incertezas nas variáveis de estresse em ensaios acelerados. Os professores Fernandes e Turrione discutem sobre o processo de seleção de projetos Seis Sigma em uma empresa do setor automobilístico. Gonzales e Martins apresentam um estudo de caso em duas empresas do setor automobilístico sobre a melhoria contínua no ambiente ISO 9001:2000. E para encerrar os pesquisadores autores Melo Filho e Cheng abordam o uso do QFD na garantia da qualidade do produto durante seu desenvolvimento aplicado em caso de empresa de materiais.

Agradecemos a participação de todos e boa leitura!

 

Edson Pacheco Paladini
José Luís Duarte Ribeiro
Linda Lee Ho
Editores Convidados

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License