SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Organizational changes in the adoption of advanced manufacturing technologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Production

Print version ISSN 0103-6513

Prod. vol.20 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132010000400001 

EDITORIAL

 

 

Prezados Leitores,

Este é o último número do volume 20. Ele é composto de quatorze artigos cujos temas são os mais variados.

O primeiro deles é sobre as mudanças organizacionais na adoção de tecnologias avançadas de manufatura de Cardoso, Lima e Costa. Em seguida, Paladini e Carvalho tratam das competências produtivas e da visão estratégica como um modelo de gestão interativa. Fonseca e Martins contribuem sobre a gestão ambiental como sendo um desafio para políticas públicas, incubadoras e pequenas empresas. De Carli, Delamaro e Salomon identificam e priorizam os fatores críticos de sucesso na implantação de fábrica digital. Salerno, Miranda, Kamisaki e Maluta discorrem sobre a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação no setor de autopeças a partir de um survey e estudo qualitativo. Branco, Ribeiro e Tinoco abordam sobre a satisfação e atributos da qualidade em serviços de hotelaria.

Em seguida, um conjunto de artigos de cunho mais quantitativo. Pureza e Lazarin avaliaram os impactos do roteamento dinâmico de veículos em atividades de prestação de serviço. Por sua vez Barros, Ramos, Mello e Meza analisam os atrasos em transporte aéreo através de um modelo DEA. Severino, Lage Jr., Campanini, Guimarães, Godinho Filho e Aguilera propõem a utilização do sistema Period Batch Control para redução de lead time em uma empresa de bens de capital. Rosa, Mayerle e Gonçalves apresentam um modelo de controle de estoque por revisão contínua e fazem uma comparação de desempenho através de um estudo de simulação. Também foi através de um estudo de simulação computacional que Azevedo, Vaccaro, Lima e Silva apresentam uma análise de perfis de aprendizagem organizacional.

Em seguida Pizo e Menegon fazem uma análise ergonômica do trabalho e discorrem sobre o reconhecimento científico do conhecimento gerado. Bakke e Araújo analisam os acidentes de trabalho com profissionais de saúde de um hospital universitário e por último Oliveira e Sellitto abordam através de uma pesquisa qualitativa os aspectos influentes em situações de risco observadas no gerador de vapor de uma planta petroquímica.

 

Desejo a todos uma boa leitura.

Um bom Natal e nos veremos em 2011.

Profa. Linda Lee Ho
Editora chefe

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License