SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Special section editorial author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Production

Print version ISSN 0103-6513

Prod. vol.21 no.2 São Paulo Apr./June 2011

https://doi.org/10.1590/S0103-65132011000200001 

EDITORIAL

 

 

Prezados Leitores,

O conteúdo do segundo número do volume 21 tem duas seções. A primeira é uma Seção Especial constituída de oito artigos referentes a trabalhos que foram apresentados no First International Symposium on Statistical Process Control realizado entre 16-17 de Julho de 2009 em Nantes – França. Este evento foi organizado pelo Professor Philippe Castagliola da Université de Nantes, convidado para coordenar a seleção de artigos desta seção e escrever o Editorial da Seção Especial.

O primeiro é uma contribuição de Machado e Costa. Eles propõem gráficos de controle baseado nas médias e amplitudes amostrais ou médias e variâncias amostrais para monitorar um vetor de médias e matriz de variância-covariância. A seguir Albers investiga melhorias em gráficos de controle np em processos de alta qualidade. O terceiro é de Yang et al. que introduzem um gráfico de controle da família EWMA baseada numa estatística não-paramétrica para monitorar a média de processo. Os dois artigos seguintes são revisões bibliográficas: Celano apresenta uma revisão bibliográfica sobre gráfico de controle cujo planejamento apresenta restrições econômicas e Frisen também faz uma revisão da literatura sobre gráficos de controle multivariados. Epprecht, Barbosa e Simões propõem gráficos para controle para monitorar processos com múltiplos canais. Ho e Costa apresentam um gráfico de controle np para monitorar a média de processo que oscila mesmo quando o processo está sob controle estatístico. E por fim de Magalhães e Moura Neto desenvolvem um gráfico de controle qui-quadrado não central com parâmetros variáveis sob enfoque econômico–estatístico.

A segunda seção é constituída de sete artigos submetidos em fluxo normal de temas variados. O primeiro é uma contribuição de Marchesan, Souza e Menezes sobre a avaliação do processo de ensino. Lacerda, Rodrigues e da Silva avaliam a sinergia entre a engenharia de processos e o processo de pensamento da teoria das restrições. Asato et al. propõem um roteiro de implementação do alinhamento estratégico de negócios e a melhoria de processos de software. Quaresma e de Moraes discorrem sobre a usabilidade de tarefas típicas de seleção de destino em sistemas de navegação GPS automotivos. Figueiredo e Romeiro Filho apresentam os resultados de uma pesquisa na indústria metal-mecânica sobre as práticas de sistemas CAD e suas contribuições. E para finalizar Morinoshi e Guerrini falam sobre a formação de redes de cooperação para o desenvolvimento de e-marketplaces verticais.

Desejo a todos uma boa leitura!

 

Profa. Linda Lee Ho
Editora chefe

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License