SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Proposal of a new method for effectiveness evaluation in the product design and development process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Production

Print version ISSN 0103-6513

Prod. vol.21 no.3 São Paulo July/Sept. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132011000300001 

EDITORIAL

 

 

Prezados Leitores,

Antes de mais nada, quero avisar aos leitores que desde 15 de Julho de 2011, o sistema de submissão da revista Produção mudou. Aproveitem e visitem o novo site de submissão: www.producao.submitcentral.com.br

Finalmente ficou pronto o terceiro número do volume 21. Semelhante ao números anteriores, ele contém quinze artigos de variados assuntos da Engenharia de Produção.

O primeiro bloco de artigos tratam-se de contribuições referentes ao desenvolvimento de produto e gestão de projetos. O primeiro artigo é uma contribuição de Caminada Netto e Kaminski que propõem um novo método para avaliar a eficácia de processo de projeto e desenvolvimento do produto. Em seguida, Campos e Ribeiro apresentam um modelo de referência para o processo de desenvolvimento de produtos de empresas do setor moageiro de trigo. O artigo seguinte de Benassi e Amaral aborda sobre um método para descrição da visão do produto no contexto do gerenciamento ágil de projetos. Gonçalves e Mota apresentam uma revisão da literatura sobre liderança situacional em gestão de projetos. Marx e Paula propõem um sistemática de gestão de requisites para o processo de desenvolvimento de produtos sustentáveis.

O segundo grupo de artigo refere-se a gestão econômica. Massuda, Suslick e Lima avaliam os impactos econômicos em projetos marítimos de produção de petróleo da tributação conhecida como participação especial. Grapeggia, Lezana, Ortigara e Santos determinaram os fatores condicionantes de sucesso e/ou mortalidade de micro e pequenas empresas em Santa Catarina. García-Arca, Comesaña-Benavides e Prado-Prado abordam sobre a promoção e gestão de polígonos indústrias de uma região localizada entre a Galícia e Norte de Portugal. Carmo, Barros Neto e Dutra avaliam o impacto dos custo de transporte no modelo de seleção de fornecedores baseado em variáveis socioambientais e de competitividade. César e Batalha analisam os direcionadores de competitividade sobre a cadeia produtiva de biodiesel ao abordar o caso da mamona.

Os dois artigos seguintes são contribuições em ergonomia e segurança do trabalho. Martins Júnior, Carvalho, Grecco, Fonseca, Pacheco e Vidal discutem sobre necessidade de novos métodos para análise de acidentes de trabalho na perícia judicial. Fernandes, Santos e Carvalho avaliam o desempenho acústico de um consultório odontológico.

E por fim, três artigos de cunho mais quantitativo. Souza e Scur avaliam as transações entre varejistas e fornecedores de frutas, legumes e verduras na cidade de São Paulo. Saad e Ribeiro apresentam um modelo de apreçamento de opções embutidas em produtos de previdência no Brasil. E para finalizar Vaccaro, Martins e Menezes fazem uma análise estatística da qualidade de níveis de tensão em sistemas de distribuição de energia elétrica.

Uma boa leitura!

 

Profa. Linda Lee Ho
Editora chefe

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License