SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Identification of costumers needs in the products development process: an innovative proposal illustrated for the automotive industry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Produção

Print version ISSN 0103-6513

Prod. vol.21 no.4 São Paulo  2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132011000400001 

Produção volume 21 número 4 ano 2011

 

Prezados Leitores,

O quarto número do volume 21 é constituído de quinze artigos que são resultados de pesquisa em várias áreas de conhecimento dentro da Engenharia de Produção.

O primeiro trabalho é uma contribuição de Ensslin et al. Os autores apresentam uma proposta para ajudar a identificar as necessidades dos clientes e transformá-las em requisitos e características da qualidade a fim de apoiar

o processo decisório na etapa do desenvolvimento do produto. Este tema também é abordado por Frank et al., que apresentam uma sistemática para avaliação multicriterial de investimentos associados ao desenvolvimento de produtos, que se apoia nos critérios-chave a serem considerados na tomada de decisão. A seguir, Mendes e Ribeiro investigam o suporte quantitativo necessário à operacionalização da manutenção centrada em confiabilidade (MCC). O quarto artigo é de Moura e Botter, que analisam a competitividade da indústria marítima brasileira e buscam definir os fatores críticos de sucesso. Pereira et al. apresentam uma pesquisa bibliométrica com o objetivo de investigar a presença da Sustentabilidade Socioambiental nos artigos do periódico IJOPM e traçar um paralelo da pesquisa realizada com artigos publicados em periódicos brasileiros relevantes de Gestão de Operações.

No artigo de Mello et al., analisa-se a aplicação de um modelo para a utilização integrada do projeto para manufatura com a prototipagem rápida em uma abordagem de engenharia reversa. Staudt, Coelho e Gonçalves utilizam a teoria de cadeias absorventes de Markov para determinar a capacidade produtiva de uma companhia, incluindo na análise quanto os refugos e retrabalhos consomem de recursos da fábrica.

Os dois artigos seguintes consideram o aspecto da armazenagem de produtos: Rego e Mesquita apresentam uma revisão da literatura sobre modelos de controle de estoques de peças de reposição em local único, enquanto Hamad e Gualda propõem uma metodologia para tratamento dos custos totais de inventário de uma rede logística em um modelo de localização a partir do giro de estoque em cada ponto da cadeia.

Correia, Mello e Meza analisam através de um modelo DEA nebuloso, que leva em conta a má qualidade dos dados disponíveis, o desempenho das companhias aéreas brasileiras no período de 2001 a 2005. Além disso, Reinas, Mariano e Rebelatto apresentam uma aplicação da técnica DEA que utiliza um índice composto das fronteiras clássica e invertida para avaliar o custo/benefício de aeronaves de transporte civil. Silva, Morabito e Yanasse consideram o problema de programação da produção de gabaritos de montagem encontrado no processo de montagem de jatos de uma empresa aeronáutica. Os autores, para representar o problema, propõem um modelo de programação linear inteira mista que minimiza o makespan.

Oliveira et al. analisam as principais características do processo de certificação ISO 9001, seus benefícios, suas dificuldades e quais programas e ferramentas da qualidade são utilizados em empresas do interior do Estado de São Paulo. Marx, Echeveste e Paula apresentam um modelo descritivo de QFD que incorpora critérios de sustentabilidade, bem como sua aplicação no desenvolvimento de um detergente sustentável.

E, por fim, Souza e Arpino analisam a relação entre investimentos em TI e eficiência organizacional com foco em empresas de micro, pequeno e médio porte. Os autores identificam fatores críticos de sucesso e desenvolvem um modelo para realização da análise envoltória de dados em dois estágios.

 

Boa leitura!

Profa. Débora P. Ronconi

Coeditora da revista Produção