Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

Ao criar a psicanálise, Freud, interrogado pela histeria, deu lugar a que se superasse um impasse importante no que se refere ao sofrimento humano. Trata-se da contraposição entre normal e patológico. A partir de Freud é possível pensar, no interior do discurso da ciência, em um adoecer que não repousa mais no corpo material, mas que se deve à materialidade das palavras e sua função em tudo aquilo que se pode considerar humano. Autor saído da medicina, Freud gravita em sua obra em torno da psicopatologia, criando novos quadros nosológicos, para no final publicar a "Psicopatologia da vida cotidiana", onde ele reencontra no sujeito os mesmos mecanismos que descrevera ao falar dos quadros patológicos. A questão da patologia é superada dando lugar à questão do sujeito tomado agora em sua singularidade.

Os trabalhos reunidos neste número da revista Psicologia USP debruçam-se sobre o tema do Diagnóstico apoiando-se nas contribuições teóricas da psicanálise em suas diferentes vertentes. Esse termo diagnóstico, originário da medicina e da patologia, foi absorvido pela língua e resignificado por ela, e está hoje no jargão de profissionais de diferentes áreas. Está no vocabulário do economista dizer que ele faz um diagnóstico da situação econômica antes de propor uma operação na área financeira, do músico dizer que ele faz um diagnóstico da música para construir seu arranjo de forma que sua interpretação seja fiel, do engenheiro dizer que ele faz um diagnóstico de uma viga para propor uma forma adequada de recuperá-la, e assim por diante. Os textos apresentados neste volume discutem temas clínicos, questões ligadas ao ato de estabelecer um diagnóstico no âmbito da Psicologia. E, se o intuito é avançar na resignificação deste termo, representam uma contribuição, a partir da psicanálise, para este fim.

Jussara Falek Brauer

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Set 2000
  • Data do Fascículo
    2000
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br