SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Os jovens e a política: do mal-estar a novas formas de expressão na vida pública. Entrevista com Anne Muxel índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pro-Posições

versão On-line ISSN 1980-6248

Pro-Posições vol.29 no.1 Campinas jan./abr. 2018

http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0000 

NOMINATA

Agradecimentos

A Revista Pro-Posições agradece a contribuição dos pesquisadores abaixo, no ano de 2017, de extrema importância para a manutenção da qualidade editorial do periódico.

  • Adriana Fernandes Coimbra Marigo (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Departamento de Didática da Faculdade de Ciências e Letras; Araraquara; SP; Brasil)

  • Adriana Stella Pierini (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE; Campinas; SP; Brasil)

  • Adriano Silva (Universidade Federal de Goiás - UFG; Instituto de Ciências Humanas e Letras; Departamento de Filosofia; Goiânia; GO; Brasil)

  • Afrânio Catani (Universidade de São Paulo - USP; Faculdade de Educação; Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Alessandra de Morais Shimizu (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Faculdade de Filosofia e Ciências; Marília; SP; Brasil)

  • Alessandro Gamo (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; DAC; São Carlos; SP; Brasil)

  • Alexandre de Freitas (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Programa de Pós-Graduação em Educação; Recife; PE; Brasil)

  • Alexandre Jerônimo Correia Lima (Universidade Federal do Paraná - UFPR; Ciências Sociais; Curitiba; PR; Brasil)

  • Alexandre Vaz (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Centro de Ciências da Educação; Departamento de Metodologia de Ensino; Florianópolis; SC; Brasil)

  • Alexandre Virgínio (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Sociologia; Porto Alegre; RS; Brasil)

  • Alexandrina Monteiro (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; DEPRAC; Campinas; SP; Brasil) Alexsandro Rodrigues (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais; Vitória; ES; Brasil)

  • Alfredo Veiga-Neto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Porto Alegre; RS; Brasil)

  • Alice Lopes (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Faculdade de Educação; Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED); Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Alik Wunder (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Allan Moreira Xavier (Universidade Federal do ABC - UFABC; Centro de Ciências Naturais e Humanas; Santo André; SP; Brasil)

  • Amarildo Trevisan (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Fundamentos da educação; Santa Maria; RS; Brasil)

  • Ana Angélica Albano (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação, DELART; Campinas; SP; Brasil)

  • Ana Carolina Rigoni (Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep; Faculdade de Educação Física; Piracicaba; SP; Brasil)

  • Ana Elisa Spaolonzi Queiroz (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Ana Godoy (SP; Brasil)

  • Ana Lúcia Gourlart de Faria (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; DECISE; Campinas; SP; Brasil)

  • Ana Márcia Silva (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Centro de Desportos-Departamento de Educação Física; SC; Brasil)

  • Ana Maria Carneiro (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Núcleo de Estudos de Políticas Públicas; Campinas; SP; Brasil) Ana Maria Pereira (Universidade Estadual de Londrina - UEL; Estudo Movimento Humano; Londrina; PR; Brasil)

  • Ana Paula Malheiros (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Educação; São José do Rio Preto; SP; Brasil)

  • Ana Pires do Prado (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Fundamentos da Educação; Rio de janeiro; RJ; Brasil)

  • Anderson Trevisan (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação - Depto. Ciências Sociais na Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • André Bocchetti (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Administração Educacional; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • André Dalben (Universidade Estadual de Londrina - UEL; Departamento de Educação Física; Londrina; PR; Brasil)

  • Andrea Moreno (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Faculdade de Educação; Belo Horizonte; MG; Brasil)

  • Andreia Militão (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS; Educação; Dourados; MS; Brasil)

  • Anete Abramowicz (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Centro de Educação e Ciências Humanas; Departamento de Metodologia de Ensino; São Carlos; SP; Brasil)

  • Ângela Rabelo Maciel de Barros Tamberlini (Universidade Federal Fluminense - UFF; SSE; Niterói; RJ; Brasil)

  • Angélica Maia (Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Departamento de Letras Estrangeiras Modernas; João Pessoa; PB; Brasil)

  • Anita Handfas (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Centro de Filosofia e Ciências Humanas; Didática; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Antonio Álvaro Zuin (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Educação; São Carlos; SP; Brasil) Antonio Basílio Novaes Thomaz de Menezes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Filosofia; Natal; RN; Brasil)

  • Antonio Carlos Amorim (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte; Campinas; SP; Brasil)

  • Antonio Carlos Dias (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Ciências Sociais na Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Antonio Hilário Aguilera Urquiza (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; CCHS; Campo Grande; MS; Brasil)

  • Ariane Baffa Lourenço (Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD; Dourados; MS; Brasil)

  • Artur Vitorino (Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Faculdade de História/PPG em Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Aryane Nogueira (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Atílio Bergamini (Universidade Federal do Ceará - UFC; Departamento de Literatura; Fortaleza; CE; Brasil)

  • Audrei Gesser (Universidade Federal de Santa Catarina; DLSB; Florianópolis; SC; Brasil)

  • Avelino Oliveira (Universidade Federal de Pelotas - UFPEL; Faculdade de Educação; Departamento de Fundamentos da Educação; Pelotas; RS; Brasil)

  • Bárbara Castro (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Instituto de filosofia e Ciências Humanas; Departamento de Sociologia; Campinas; SP; Brasil)

  • Bruno Baronnet (Universidad Veracruzana; Instituto de Investigaciones en Educación; Xalapa; Veracruz; Mexico)

  • Cacilda Encarnação Augusto Alvarenga (São Paulo; SP; Brasil)

  • Carla Bernava (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Guarulhos; SP; Brasil) Carla Zandavalli Araujo (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; Faculdade de Educação; Campo Grande; MS; Brasil)

  • Carlos André Silva de Moura (Universidade de Pernambuco - UPE; História; Recife; PE; Brasil)

  • Carlos Eduardo Ribeiro (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Educação; Guarulhos; SP; Brasil)

  • Carmen Lúcia Soares (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação Física; Departamento de Metodologia do Ensino; Campinas; SP; Brasil)

  • Carolina Cechella Philippi (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Carolina de Roig Catini (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação, Decise; Campinas; SP; Brasil)

  • Carolina Jaques Cubas (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; História; Florianópolis; SC; Brasil)

  • Cássia Sales Magalhães Kirchner (Faculdade XV de Agosto; Educação; Socorro; SP; Brasil)

  • Cecília Batista (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Ciências Médicas- FCM; Desenvolvimento Humano e Reabilitação; Campinas; SP; Brasil)

  • Cecília Sardenberg (Universidade Federal da Bahia - UFBA; Salvador; BA; Brasil)

  • Célia Maria Benedicto Giglio (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Educação; Guarulhos; SP; Brasil)

  • Celso João Carminati (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Centro de Ciências Humanas e da Educação; Florianópolis; SC; Brasil)

  • César Donizetti Pereira Leite (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Educação / Rio Claro; Rio Claro; SP; Brasil)

  • Cezar Luiz de Mari (Universidade Federal de Viçosa; Departamento de Educação; Viçosa; MG; Brasil) Cheryl Fields-Smith (University of Georgia; Educational Theory and Practice; Athens; Georgia; United States)

  • Chiara Saraceno (Università di Torino; Facoltà di Scienze Politiche; Dipartimento di Scienze Sociali; Centro Interdipartimentale di Studi e Ricerche delle Donne; Sociologia della Famiglia; Torino; TO; Italia)

  • Cintya Regina Ribeiro (Universidade de São Paulo - USP; Faculdade de Educação; Depto. Filosofia da Educação e Ciência da Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Claudia Fernanda Touris (Universidad de Buenos Aires; Facultad de Ciencias Sociales; Buenos Aires; CABA; Argentina)

  • Claudio Nogueira (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Faculdade de Educação-Departamento de Ciências Aplicadas a Educação - DECAE; Belo Horizonte; MG; Brasil)

  • Clovis Nicanor Kassick (Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL; Mestrado em Educação; Florianópolis; SC; Brasil)

  • Cosme Batista dos Santos (Universidade do Estado da Bahia - Uneb; Departamento de Ciências Humanas; Juazeiro; BA; Brasil)

  • Cristiane Machado (Universidade do Vale do Sapucaí - Univás; Pouso Alegre; MG; Brasil)

  • Cristiano Barbosa (Pesquisador independente; Uberlândia; MG; Brasil)

  • Cristina Fioreze (Universidade de Passo Fundo - UPF; Faculdade de Educação; Passo Fundo; RS; Brasil)

  • Daniel Revah (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; EFLCH; São Paulo; SP; Brasil)

  • Daniela Finco (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Daniela Franco Carvalho (Universidade Federal de Uberlândia - UFU; Uberlândia; MG; Brasil) Danilo Romeu Streck (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos; São Leopoldo; Brasil)

  • Darci Secchi (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT; Teoria e Fundamentos da Educação; Cuiabá; MT; Brasil)

  • Débora Dainez (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; Brasil)

  • Denise Freitas (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Metodologia de Ensino; São Carlos; SP; Brasil)

  • Denise Paiva (Universidade Federal de Goiás - UFG; Faculdade de Ciências Sociais; Goiânia; GO; Brasil)

  • Diego Silveira (Universidade do Estado do Amazonas - UEA; Centro de Estudos Superiores de Parintins; Manaus; AM; Brasil)

  • Dinah Terra (Universidade Federal Fluminense - UFF; Instituto de Educação Física; Niterói; RJ; Brasil)

  • Divino José Silva (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Educação; Presidente Prudente; SP; Brasil)

  • Doris Bolzan (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Centro de Educação-Departamento de Metodologia do Ensino; RS; Brasil)

  • Edelmira Badillo (Universitat Autònoma de Barcelona; Didàctica de la Matemàtica i de les CCEE; Bellaterra; Barcelona; España)

  • Edite Faria (Universidade do Estado da Bahia - Uneb; Educação; Salvador; BA; Brasil)

  • Edivaldo Góis Junior (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Campinas; SP; Brasil)

  • Edson Passetti (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP; Política; São Paulo; SP; Brasil)

  • Edvonete Alencar (Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD; Educação; Dourados; MS; Brasil) Elaine Prodócimo (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; FEF; Campinas; SP; Brasil)

  • Elenice Maria Cammarosano Onofre (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Teorias e Práticas Pedagógicas; São Carlos; SP; Brasil)

  • Eliana Ayoub (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Eliana de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas - UFAL; Faculdade de Letras; Maceió; Brasil)

  • Eliane Lousada (Universidade de São Paulo - USP; Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas-Letras Modernas; São Paulo; SP; Brasil)

  • Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; DEPRAC; Campinas; SP; Brasil)

  • Elisabeth Barolli (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Elisete Medianeira Tomazetti (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Departamento de Metodologia do Ensino; Santa Maria; RS; Brasil)

  • Elizabete Cruz (Universidade de São Paulo - USP; Escola de Artes Ciências Humanidades; São Paulo; SP; Brasil)

  • Elizabeth Braga (Universidade de São Paulo - USP; Faculdade de Educação-Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Elizabeth de Macedo (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Centro de Educação e Humanidades-Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino; RJ; Brasil)

  • Estela Scheinvar (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Faculdade de Formação de Professores; São Gonçalo; RJ; Brasil)

  • Eurize Caldas Pessanha (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; CCHS; Campo Grande; MS; Brasil) Evelise Quitzau (Universidad de la Republica Uruguay; Instituto Superior de Educación Física; Paysandú; Uruguay)

  • Fabiana Marcello (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Programa de Pós-Graduação em Educação; Porto Alegre; RS; Brasil)

  • Fábio Duarte (Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Gestão Urbana; Curitiba; PR; Brasil)

  • Fábio Pereira Nunes (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Campinas; SP; Brasil)

  • Fábio Waltenberg (Universidade Federal Fluminense - UFF; Centro de Estudos Sociais Aplicados; Faculdade de Economia; Niterói; RJ; Brasil)

  • Fátima Cabral (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Sociologia e Antropologia; Marília; SP; Brasil)

  • Felipe Ziotti Narita (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Postgraduate Program of Public Policy Analysis; Franca; SP; Brasil)

  • Fernando Jaime González (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí; Departamento de Pedagogia; Curso de Educação Física; Ijuí; RS; Brasil)

  • Fernão Pessoa Ramos (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Cinema; São Paulo; SP; Brasil)

  • Filipe Ceppas (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Faculdade de Educação; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Flamínio Rangel (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Departamento de Ciências Exatas e da Terra; Diadema; SP; Brasil)

  • Flávia Paula (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste; CELS; Foz do Iguaçu; PR; Brasil)

  • Flavia Schilling (Universidade de São Paulo - USP; Faculdade de Educação; São Paulo; SP; Brasil) Flávia Sordi (Universidade Federal de Alfenas - Unifal; Letras; Alfenas; MG; Brasil)

  • Flávio Pereira (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste; Centro de Educação, Letras e Saúde; Foz do Iguaçu; PR; Brasil)

  • Flávio Trovão (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT; História; Rondonópolis; MT; Brasil)

  • Francis Roberta de Jesus (Prefeitura Municipal de Campinas; Secretaria de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Gabriela Tebet (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; DECISE; Campinas; SP; Brasil)

  • Gilberto Icle (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Programa de Pós-graduação em Educação; Porto Alegre; RS; Brasil)

  • Giovana Azzi de Camargo (Centro Universitário Amparense - Unifia; Amparo; SP; Brasil)

  • Giovana Scareli (Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ; Departamento de Ciências da Educação; São João del-Rei; MG; Brasil)

  • Gisele Caroline Ribeiro Anselmo (Universidade Federal de Pernambuco -UFPE; Recife, PE; Brasil)

  • Gisele Girardi (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; Geografia; Vitória; ES; Brasil)

  • Giseli Cruz (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Didática; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Giselle Ferreira (Universidade Estácio de Sá - UNESA; Programa de Pós-Graduação em Educação; Rio de Janeiro; Brasil)

  • Glaucia Maria Silva (Universidade de Brasília - UnB; Departamento de Filosofia; Brasília; DF; Brasil)

  • Greice Ferreira (Universidade Estadual de Londrina - UEL; Educação; Londrina; PR; Brasil) Guilherme do Val Toledo Prado (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; DEPRAC; Campinas; SP; Brasil)

  • Helen Faria (Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET; Formação Geral; Nepomuceno; MG; Brasil)

  • Helena Altmann (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; DEFH; Campinas; SP; Brasil)

  • Hélia Pinto (Instituto Politécnico de Leiria; Escola Superior de Educação e Ciências Sociais; Matemática e Ciências Naturais; Leiria; Portugal)

  • Hélio Rebello Cardoso Júnior (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Assis; Brasil)

  • Helmut Renders (Universidade Metodista de São Paulo - Campus Rudge Ramos; PPG em Ciências da Religião; São Bernardo do Campo; SP; Brasil)

  • Heloísa de Oliveira Macedo (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; FE - GPPL; Campinas; SP; Brasil)

  • Henrique Elias (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; Departamento de Matemática; Londrina; PR; Brasil)

  • Hivy Mello (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Educativa (Cenpec); Coordenação de Desenvolvimento de Pesquisas (CDP); São Paulo; Brasil)

  • Ieda Rinaldi (Universidade Estadual de Maringá - UEM; Centro de Ciências da Saúde; Maringá; PR; Brasil)

  • Ilsa Goulart (Universidade Federal de Lavras - UFLA; Educação; Lavras; MG; Brasil)

  • Inês Ferreira Souza Bragança (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; DEPRAC; Campinas; SP; Brasil)

  • Ingrid Wiggers (Universidade de Brasília - UnB; Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação Física; Brasília; DF; Brasil)

  • Irene de Paiva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Centro de Ciências Humanas Letras e Artes; Depto. de Ciências Sociais; Natal; RN; Brasil) Isabel Melero Bello (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Ivete Janice de Oliveira Brotto (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste; CECA; Cascavel; PR; Brasil)

  • Ivone de Oliveira (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; Centro de Educação; Vitória; ES; Brasil)

  • Jacqueline F. S. Morais (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Departamento de Educação; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Jaqueline Kalmus (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Santos; SP; Brasil)

  • Jean Gonçalves (Universidade Federal do Paraná - UFPR; Setor de Educação; Curitiba; PR; Brasil)

  • João D-Abreu (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; NIED; Campinas; SP; Brasil)

  • Joni Amorim (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Engenharia Mecânica; Depto. de Engenharia de Fabricação; Campinas; SP; Brasil)

  • José Alfredo Debortoli (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Escola de Educação Física; MG; Brasil)

  • José Ângelo Gariglio (Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET; Belo Horizonte; MG; Brasil)

  • José Armando Valente (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Instituto de Artes-Departamento de Multimeios; Campinas; SP; Brasil)

  • José Gonçalves Gondra (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Educação; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • José Sérgio de Carvalho (Universidade de São Paulo - USP; Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Julian Borba (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Florianópolis; SC; Brasil) Juliana Bom-Tempo (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Pós-graduação em Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Julice Dias (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Centro de Ciências da Educação; Florianópolis; SC; Brasil)

  • Junot de Oliveira Maia (Instituto Federal de São Paulo - IFSP/Pirituba; Língua Portuguesa; São Paulo; SP; Brasil)

  • Karen Christine Rechia (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Colégio de Aplicação; Florianópolis; SC; Brasil)

  • Karin Jelinek (Universidade Federal do Rio Grande - FURG; Instituto de Matemática e Física (IMEF); Santo Antônio da Patrulha; RS; Brasil)

  • Karla Saraiva (Universidade Luterana do Brasil -ULBRA; PPG/ Educação; Canoas; RS; Brasil)

  • Larissa Bulhões (Universidade Federal de Lavras - UFLA; Departamento de Educação (DED); Lavras; MG; Brasil)

  • Leandro Garcia Rodrigues (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Letras; Belo Horizonte; MG; Brasil)

  • Leandro Thomaz de Almeida (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Salto; SP; Brasil)

  • Leda Maria de Barros Guimarães (Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Artes Visuais-FAV; Goiânia; GO; Brasil)

  • Leoni Henning (Universidade Estadual de Londrina - UEL; Educação; Londrina; PR; Brasil)

  • Leonir Lorenzetti (Universidade Federal do Paraná - UFPR; Setor de Ciências Exatas; Departamento de Química; Curitiba; PR; Brasil)

  • Libéria Neves (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Departamento de Ciências Aplicadas à Educação; Belo Horizonte; MG; Brasil) Lígia Paoletti (Centro Universitário Padre Anchieta; Faculdades de Letras e Pedagogia; Jundiaí; SP; Brasil)

  • Lilavate Romanelli (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Instituto de Ciências Exatas; Química; Belo Horizonte; MG; Brasil)

  • Lilian Cristine Nascimento (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Psicologia Educacional; Campinas; SP; Brasil)

  • Lilian do Valle (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Faculdade de Educação; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Lilian Freitas Vilela (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; DACEFC; São Paulo; SP; Brasil)

  • Lívia Brasileiro (Universidade de Pernambuco - UPE; Escola Superior de Educação Física; Recife; PE; Brasil)

  • Lodenir Karnopp (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Departamento de Estudos Especializados; Porto Alegre; RS; Brasil)

  • Luana Almeida (Universidade do Vale do Sapucaí - Univás; Educação; Pouso Alegre; MG; Brasil)

  • Luana Francysleide Pessoa de Farias (Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Departamento de Letras; João Pessoa; PB; Brasil)

  • Luanda Sito (Universidad de Antioquia; Facultad de Educación; Medellin; Antioquia; Colombia)

  • Luci Banks-Leite (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Psicologia Educacional; São Paulo; Brasil)

  • Luciana Haddad Ferreira (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE; Arte Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Luciana Monti (Universidade de São Paulo - USP; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP); Ribeirão Preto; SP; Brasil)

  • Luciana Sedano (Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC; DCIE- Departamento de Ciências da Educação; Ilhéus; BA; Brasil)

  • Luciane Barbosa (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE); Campinas; SP; Brasil)

  • Luciano Pereira (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação, Decise; Campinas; Brasil)

  • Lucídio Bianchetti (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Educação; Florianópolis; SC; Brasil)

  • Lucyenne Vieira-Machado (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; Depto. Letras e Línguas; Vitória; ES; Brasil)

  • Luís Fernando Dorvillé (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Faculdade de Educação; São Gonçalo; RJ; Brasil)

  • Luís Groppo (Universidade Federal de Alfenas - Unifal; Alfenas; MG; Brasil)

  • Luiz Augusto Rezende Filho (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; NUTES; Rio de Janeiro; Brasil)

  • Luiz Carlos Rigo (Universidade Federal de Pelotas - UFPEL; Escola Superior de Educação Física; Pelotas; RS; Brasil)

  • Luiz Marcelo de Carvalho (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; IB-Depto. de Educação; Rio Claro; SP; Brasil)

  • Luiz Roberto Gomes (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Educação; São Carlos; SP; Brasil)

  • Magda Sarat (Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD; Faculdade de Educação; Dourados; MS; Brasil)

  • Marcelo Vieira (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; FUE; Santa Maria; RS; Brasil)

  • Márcia Aparecida Gobbi (Universidade de São Paulo - USP; Faculdade de Educação; São Paulo; SP; Brasil) Márcia Moraes (Universidade Federal Fluminense - UFF; Psicologia; Campus do Gragoata; Niterói; RJ; Brasil)

  • Márcia Soares Guedes (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Marciene Reis (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Campinas; SP; Brasil)

  • Marcílio Souza Junior (Universidade de Pernambuco - UPE; ESEF; Recife; PE; Brasil)

  • Márcio Antonio da Silva (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; Instituto de Matemática; Campo Grande; MS; Brasil)

  • Márcio Lima (Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB; Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; Itabuna; BA; Brasil)

  • Marco Antonio Jiménez Garcia (Universidad Nacional Autónoma de la Ciudad de México - UNAM; Facultad de Estudios Superiores Acatlán; Ciudad de México; Mexico)

  • Marcus Lévy Bencosta (Universidade Federal do Paraná - UFPR; Teoria e Fundamentos da Educação; Curitiba; PR; Brasil)

  • Margareth Rotondo (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF; Educação; Juiz de Fora; MG; Brasil)

  • Marger Viana (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP; Centro de Educação Aberta e a Distância-CEAD; Ouro Preto; MG; Brasil)

  • Maria Conceição Aparecida Fabiano (Prefeitura Municipal de São Paulo; São Paulo; SP; Brasil)

  • Maria Cristina de Gouvea (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Faculdade de Educação-Departamento de Ciências Aplicadas a Educação; Belo Horizonte; MG; Brasil)

  • Maria da Glória Gohn (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Decise; São Paulo; SP; Brasil)

  • Maria da Graça Castro Pinto (Universidade do Porto; Faculdade de Letras, DEPER; Porto; Portugal)

  • Maria das Graças Sandi Magalhães (Faculdade Anhanguera de São José dos Campos; São José dos Campos; SP; Brasil)

  • Maria de Fátima Carvalho (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Maria de Lourdes Pinheiro (Faculdade Aldete Maria Alves; Educação; Iturama; MG; Brasil)

  • Maria do Socorro Sousa Braga (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Programa de Pós-Graduação em Ciência Política; São Carlos; SP; Brasil)

  • Maria dos Remédios de Brito (Universidade Federal do Pará - UFPA; Instituto de Educação Matemática e Científica; Belém; PA; Brasil)

  • Maria Emanuela Esteves dos Santos (Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ; Ciências da Educação; São João del-Rei; MG; Brasil)

  • Maria Fernanda Delprato (Universidad Nacional de Cordoba; Facultad de Filosofía y Humandades, Escuela de Ciências de la Educación; Cordoba; Cordoba; Argentina)

  • Maria Florencia Contardo (Instituto Dr. Emilio Ravignani; Buenos Aires; Argentina)

  • Maria Inês Petrucci-Rosa (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação DEPRAC; Campinas; SP; Brasil)

  • Maria Iolanda Monteiro (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas; São Carlos; SP; Brasil)

  • Maria José Ribeiro (Universidade Federal de Uberlândia - UFU; Psicologia; Uberlândia; MG; Brasil)

  • Maria Leme da Silva(Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Ciências Exatas e da Terra; Diadema; SP; Brasil)

  • Maria Lívia Tommasi (Universidade Federal do ABC - UFABC; São Bernardo do Campo; SP; Brasil)

  • Maria Nazaré da Cruz (Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep; Faculdade de Ciências Humanas; Piracicaba; SP; Brasil)

  • Maria Rosa de Camargo (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Instituto de Biociências de Rio Claro; Departamento de Educação; Rio Claro; SP; Brasil)

  • Maria Sílvia Gatti (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Genética, Evolução e Bioagentes; Campinas; SP; Brasil)

  • Mariana Chaguri (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Sociologia; Campinas; SP; Brasil)

  • Mariana Paladino ( Universidade Federal Fluminense - UFF; Faculdade de Educação; Niterói; RJ; Brasil)

  • Mariane Koslinski (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Fundamentos da Educação; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Marília Valsechi (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; DME; São Carlos; SP; Brasil)

  • Mário Augusto Medeiros da Silva (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Sociologia; Campinas; SP; Brasil)

  • Mário Luiz Ferrari Nunes (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação Física; Depto. Educação Física e Humanidades; Campinas; SP; Brasil)

  • Mário Nunes (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Educação Física e Humanidades; Campinas; SP; Brasil)

  • Marissol Prezotto (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE; Campinas; SP; Brasil)

  • Marlene Gonçalves (Universidade de São Paulo - USP; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Ribeirão Preto; SP; Brasil)

  • Marlova Caldatto (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; Departamento de Matemática; Pato Branco; PR; Brasil)

  • Marly Amarilha (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Fundamentos e Políticas da Educação; Natal; RN; Brasil)

  • Marta Genú Soares (Universidade do Estado do Pará - UEPA; Artes Corporais; Belém; PA; Brasil)

  • Maurício Érnica (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação, Delart; Campinas; SP; Brasil)

  • Miguel Ribeiro (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; DEPRAC; Campinas; SP; Brasil)

  • Mirian Pacheco Silva (Universidade Federal do ABC - UFABC; Santo André; SP; Brasil)

  • Mirian Warde (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Mônica Ehrenberg (Universidade de São Paulo - USP; Faculdade de Educação; Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada; São Paulo; SP; Brasil)

  • Mônica Fantin (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; CED; Departamento de Metodologia do Ensino; Florianópolis; SC; Brasil)

  • Nicolau Arco Netto (Universidade de São Paulo - USP; Antropologia Social; São Paulo; SP; Brasil)

  • Noadia Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE; Letras; Recife; PE; Brasil)

  • Norma Trindade (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; FE/DEPRAC; Campinas; SP; Brasil)

  • Odair França de Carvalho (Universidade de Pernambuco - UPE; Educação; Petrolina; PE; Brasil)

  • Paola Fausta Maria Molina (Università di Torino; Dipartimento di Psicologia; Torino; TO; Italia)

  • Paula Baracat de Grande (Universidade Estadual do Paraná - Unespar; Ciências Sociais Aplicadas; Apucarana; PR; Brasil)

  • Paulo Evaldo Fensterseifer (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí; DHE; Ijuí; RS; Brasil)

  • Pedro Cunha Pinto Neto (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Pedro Pagni (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Administração e Supervisão Escolar; Marília; SP; Brasil)

  • Poliana Camargo (Universidade do Sagrado Coração - USC; Centro de Ciências Humanas; Bauru; SP; Brasil)

  • Raquel Borghi (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Instituto de Biociências de Rio Claro; Rio Claro; SP; Brasil)

  • Regiane Bertagna (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Instituto de Biociências; Educação; Rio Claro; SP; Brasil)

  • Regina Gualtieri (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Educação; Guarulhos; SP; Brasil)

  • Renata Aspis (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Faculdade de Educação; Belo Horizonte; MG; Brasil)

  • Renata Lanza (Prefeitura Municipal de Campinas; Campinas; SP; Brasil)

  • Ricardo Felipe Santos da Costa (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Rildo Cosson (Câmara dos Deputados; Cefor; Brasília; DF; Brasil)

  • Roberto Goto (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Departamento de Filosofia e História da Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Rodrigo Barchi (Universidade de Sorocaba - Uniso; Coordenação de Geografia; Sorocaba; SP; Brasil)

  • Rodrigo Bordignon (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Centro de Filosofia e Ciências Humanas; Departamento de Sociologia e Ciência Política; Florianópolis; SC; Brasil)

  • Rodrigo Lopes (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Faculdade de Ciências e Tecnologia; Educação; Presidente Prudente; SP; Brasil)

  • Rodrigo Rosistolato (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Fundamentos da Educação; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Rogério Renovato (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS; Programa de Pós-graduação Stricto Sensu; Ensino em saúde; Dourados; MS; Brasil)

  • Rosana Carla do Nascimento Givigi (Universidade Federal de Sergipe - UFS; Departamento de Fonoaudiologia; Aracaju; SE; Brasil)

  • Rosvita Bernardes (Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG; Escola Guignard; Belo Horizonte; MG; Brasil)

  • Russell Scott (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Antropologia e Museologia; Recife; PE; Brasil)

  • Samuel Mendonça (Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Programa de Pós-Graduação em Educação; Campinas; Brasil)

  • Sandra Corazza (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Faculdade de Educação-Departamento de Ensino e Currículo; Porto Alegre; RS; Brasil)

  • Saulo Geber (Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; Psicologia; Curitiba; PR; Brasil)

  • Selma Venco (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Sérgio Rogério Junqueira (Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Programa de Teologia; Curitiba; PR; Brasil)

  • Sheila Daniela (Universidade Federal de Goiás - UFG; Goiânia; GO; Brasil)

  • Sheila Oliveira Lima (Universidade Estadual de Londrina - UEL; Letras Vernáculas e Clássicas; Londrina; PR; Brasil)

  • Sheila Walbe Ornstein (University of São Paulo, School of Architecture and Urbanism; Technology of Architecture; São Paulo; SP; Brasil)

  • Silene Fontana (Faculdades Integradas Padre Albino; Curso de Pedagogia; Catanduva; SP; Brasil)

  • Sílvia Figueirôa (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Sílvia Grinberg (Universidad Nacional de San Martin; Escuela de Humanidades; General San Martín; Buenos Aires; Argentina)

  • Sílvia Helena Andrade de Brito (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; FACH/PPGEdu; Campo Grande; MS; Brasil)

  • Sílvia Letícia Pereira (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná; Ensino; Foz do Iguaçu; PR; Brasil)

  • Sílvia Nogueira Chaves (Universidade Federal do Pará - UFPA; IEMCI; Belém; PA; Brasil)

  • Sílvia Regina Sigolo (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Psicologia da Educação; Araraquara; SP; Brasil)

  • Sílvia Vallezi (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Simone Meucci (Universidade Federal do Paraná - UFPR; Curitiba; PR; Brasil)

  • Siomara Moreira Vieira Borba (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Faculdade de Educação; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Sirlene Souza (Faculdade Joaquim Nabuco; Educação; Recife; PE; Brasil)

  • Sônia FuentesMuñoz (Universidad Central; Educación; Santiago; Chile)

  • Sônia Borges (Universidade Veiga de Almeida; Saúde; Rio de Janeiro; RJ; Brasil) Sueli Guadalupe (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Didática; Marília; SP; Brasil)

  • Sueli Palmen (Prefeitura Municipal de Campinas; Secretaria Municipal de Educação; Educação Infantil; Campinas; SP; Brasil)

  • Suely Amaral Mello (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília; Depto. Didática; Marília; SP; Brasil)

  • Susanna Mantovani (Università degli Studi di Milano-Bicocca; Dipartimento di Scienze Umane per la Formazione; Milano; MI; Italia)

  • Susel Oliveira da Rosa (Universidade Estadual da Paraíba - UEPB; Departamento de História; Guarabira; PB; Brasil)

  • Tânia Magalhães (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF; Educação; Juiz de Fora; MG; Brasil)

  • Tânia Regina de Souza Romero (Universidade Federal de Lavras - UFLA; Departamento de Ciências Humanas; Lavras; MG; Brasil)

  • Tarcísio Pinto (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF; Educação; Juiz de Fora; MG; Brasil)

  • Túlio Cunha Rossi (Universidade Federal Fluminense - UFF; COC; Campos dos Goytacazes; RJ; Brasil)

  • Ulisses Ferreira de Araújo (Universidade de São Paulo - USP; São Paulo; SP; Brasil)

  • Umberto de Andrade Pinto (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Vagner da Silva (Universidade Federal de Rondônia - UNIR; História; Porto Velho; RO; Brasil)

  • Vanda Mendes Ribeiro (Universidade Cidade de São Paulo; Mestrado Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Vanessa Crecci (Faculdade SESI de Educação; Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Vanessa Konopczyk (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Campinas; SP; Brasil)

  • Vanessa Martins (Prefeitura Municipal de Campinas; Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Vanessa Sievers de Almeida (Universidade Federal da Bahia - UFBA; Faculdade de Educação, Departamento I; Salvador; BA; Brasil)

  • Vera Maria Vidal Peroni (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Departamento de Estudos especializados; Porto Alegre; RS; Brasil)

  • Vilma Aguiar (Universidade Federal do Paraná - UFPR; Ciência Política; Curitiba; PR; Brasil)

  • Virgínia Cardia Cardoso (Universidade Federal do ABC - UFABC; CMCC; Santo André; SP; Brasil)

  • Vítor Chaves de Souza (Universidade Metodista de São Paulo; PPG Ciências da Religião; Santo André; SP; Brasil)

  • Vivian Batista da Silva (Universidade de São Paulo - USP; Faculdade de Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Walter Lima (Universidade Federal de Alagoas - UFAL; CEDU; Maceió; AL; Brasil)

  • Wanderley Cardoso de Oliveira (Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ; São João del-Rei; MG; Brasil)

  • Wilma Favorito (Instituto Nacional de Educação de Surdos; Departamento de Ensino Superior; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Wilson Alviano Jr. (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF; FACED; Juiz de Fora; MG; Brasil)

  • Wilson José Ferreira de Oliveira (Universidade Federal de Sergipe - UFS; Departamento de Ciências Sociais; São Cristóvão; SE; Brasil)

  • Wivian Weller (Universidade de Brasília - UnB; Faculdade de Educação; Brasília; DF; Brasil)

  • Wladimir Stempniak Mesko (Prefeitura Municipal de Campinas; Secretaria Municipal de Ensino; Campinas; SP; Brasil)

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.