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A percepção de si como sujeito-da-doença

Perceiving oneself as a subject-of-sickness

La perception de soi comme sujet-de-la-maladie

Resumos

Este artigo tem como objetivo retomar a análise de Michel Foucault sobre os tipos de poder que tornam os seres humanos sujeitos, para pensar a questão de como o sujeito se percebe a si próprio como passível de ser um sujeito-da-doença. O corpo sujeitado pela doença expressa concretamente como se estabelece uma relação de poder. Procurando analisar essa configuração, tento caracterizar, em primeiro lugar, as condições externas para a percepção de si como sujeito e, em seguida, a articulação interna, ou seja, como o próprio sujeito se vê. As raízes sociais da percepção de si como sujeito remetem aos diversos discursos sobre/do sujeito, que correspondem a estratégias de determinados sistemas (religioso, da medicinae outros). Todavia, do ponto de vista do sujeito, a condição para uma percepção de si como passível de ser sujeito-da-doença está presente na medida em que se vê, de um lado, cuidado pelo Estado e, de outro, cuidando de si. A partir daí, procuro mostrar como decorre o "tornar-se doente", termo genérico que abrange três formas seqüenciais: "estou doente", "sou doente", "sou paciente".


Using Michel Foucault's analysis of the types of power that make human beings subjects, the article considers the question of how a subject perceives himself as susceptible to being a subject-of-sickness. The body made into subject by sickness is a concrete expression of how a relation of power is established. In analyzing this configuration, the text characterizes both the externai conditions for self-perception as subject as well as the internai condi-tions, that is, how the subject sees himself. The social roots of self-perception as a subject lead to different discourses about and by the subject, which correspond to the strategies of particular systems (religious, medicine, and others). However, from the subjecfs point of view, the conditions are laid for perceiving oneself as a subject susceptible to being a subject-of-sickness, insofar as the subject sees himself, on the one hand, as being cared for by the State and, on the other, as caring for himself. From this point the text endeavors to show how 'becoming sick' (a generic term that encompasses three sequential forms: 'I am sick' [estou doente]; 'lama sick person' [sou doente]; 'I am a patient' [sou paciente]) transpires.


Cet article a pour but de récupérer 1' analyse que Michel Foucault fait des types de pouvoir qui transforment le êtres humains en sujets. L'auteur veut par là permettre une réflexion sur la question suivante: comment le sujet se perçoit-il en tant qu'être passible de devenir un sujet-de-la-maladie. Le corps assujéti par la mal adie exprime concrètementlafaçon dont s'établit une relation de pouvoir. L'auteur s'efforce d'analyser cette configuration en essayant de caractériser, dans un premier temps, les conditions externes qui permettent qu'on se perçoive en tant que sujet et, dans un deuxième temps, Tarticulation interne, c'est à dire la manière dont le sujet se voit lui-même. Les racines sociales de la perception de soi en tant que sujet nous renvoient aux différents discours sur/du sujet qui correspondent aux stratégies de certains systèmes sociaux (religieux, médical, etc...). Toutefois, du point de vue du sujet, la condition nécessaire à ce qu'il se perçoive comme passible de devenir sujet-de-maladie se trouve présente dans la mesure oü il constate, d'un côté, que l'Etat le soigne et, de 1'autre, que lui-même se soigne. Apartir de là, 1'auteur s'efforce de montrer comment se manifeste ce phénomène: "tomber malade". II s'agit en effetlàd'un terme générique qui englobe trois situations qui s'enchainent: "être malade", "être un malade" et "être un patient"


A percepção de si como sujeito-da-doença

Perceiving oneself as a subject-of-sickness

La perception de soi comme sujet-de-la-maladie

Regina Herzog

Doutoranda em Psicologia, PUC/RJ.

RESUMO

Este artigo tem como objetivo retomar a análise de Michel Foucault sobre os tipos de poder que tornam os seres humanos sujeitos, para pensar a questão de como o sujeito se percebe a si próprio como passível de ser um sujeito-da-doença. O corpo sujeitado pela doença expressa concretamente como se estabelece uma relação de poder. Procurando analisar essa configuração, tento caracterizar, em primeiro lugar, as condições externas para a percepção de si como sujeito e, em seguida, a articulação interna, ou seja, como o próprio sujeito se vê. As raízes sociais da percepção de si como sujeito remetem aos diversos discursos sobre/do sujeito, que correspondem a estratégias de determinados sistemas (religioso, da medicinae outros). Todavia, do ponto de vista do sujeito, a condição para uma percepção de si como passível de ser sujeito-da-doença está presente na medida em que se vê, de um lado, cuidado pelo Estado e, de outro, cuidando de si. A partir daí, procuro mostrar como decorre o "tornar-se doente", termo genérico que abrange três formas seqüenciais: "estou doente", "sou doente", "sou paciente".

ABSTRACT

Using Michel Foucault's analysis of the types of power that make human beings subjects, the article considers the question of how a subject perceives himself as susceptible to being a subject-of-sickness. The body made into subject by sickness is a concrete expression of how a relation of power is established. In analyzing this configuration, the text characterizes both the externai conditions for self-perception as subject as well as the internai condi-tions, that is, how the subject sees himself. The social roots of self-perception as a subject lead to different discourses about and by the subject, which correspond to the strategies of particular systems (religious, medicine, and others). However, from the subjecfs point of view, the conditions are laid for perceiving oneself as a subject susceptible to being a subject-of-sickness, insofar as the subject sees himself, on the one hand, as being cared for by the State and, on the other, as caring for himself. From this point the text endeavors to show how 'becoming sick' (a generic term that encompasses three sequential forms: 'I am sick' [estou doente]; 'lama sick person' [sou doente]; 'I am a patient' [sou paciente]) transpires.

RESUME

Cet article a pour but de récupérer 1' analyse que Michel Foucault fait des types de pouvoir qui transforment le êtres humains en sujets. L'auteur veut par là permettre une réflexion sur la question suivante: comment le sujet se perçoit-il en tant qu'être passible de devenir un sujet-de-la-maladie. Le corps assujéti par la mal adie exprime concrètementlafaçon dont s'établit une relation de pouvoir. L'auteur s'efforce d'analyser cette configuration en essayant de caractériser, dans un premier temps, les conditions externes qui permettent qu'on se perçoive en tant que sujet et, dans un deuxième temps, Tarticulation interne, c'est à dire la manière dont le sujet se voit lui-même. Les racines sociales de la perception de soi en tant que sujet nous renvoient aux différents discours sur/du sujet qui correspondent aux stratégies de certains systèmes sociaux (religieux, médical, etc...). Toutefois, du point de vue du sujet, la condition nécessaire à ce qu'il se perçoive comme passible de devenir sujet-de-maladie se trouve présente dans la mesure oü il constate, d'un côté, que l'Etat le soigne et, de 1'autre, que lui-même se soigne. Apartir de là, 1'auteur s'efforce de montrer comment se manifeste ce phénomène: "tomber malade". II s'agit en effetlàd'un terme générique qui englobe trois situations qui s'enchainent: "être malade", "être un malade" et "être un patient".

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1 FOUCAULT M., "Conferências (6) realizadas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro." Mimeo, 1974, p. 17.

2 FOUCAULT M., O nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 1980, p. XVHI.

3 HERZOG R., "Sujeito-da-doença ou doença do sujeito? A construção do ser doente", op. cit.

4 FOUCAULT M., O nascimento da clínica, op. cit.

5 FOUCAULTM., "Deux essais sur le sujet et le pouvoir", in DREYFUS H.L. & RABINOW P., Michel Foucault: un parcours philosophique. Paris, Galümard, 1984.

6 FOUCAULT M., "Deux essais sur le sujet et le pouvoir", op. cit., p. 297.

7 Idem, p. 300.

8 Idem, p. 303.

9 Idem, p. 303.

10 Idem, p. 303.

11 Idetn, p. 303.

12 Idem.p. 306.

13 BAUDRILLARD J,,L'echange symbolique et la mort. Paris, Gallimard, 1976.

14 BAUDRILLARD J., L'echange symbolique et la mort. Paris, Gallimard, 1976, p. 177.

15 DOUGLAS M., Pureza e perigo. São Paulo, Perspectiva, 1976.

16 Idem.

17 Idem.

18 Sobre amedicalização da sociedade, ver, entre outros, COSTA J.F., Ordemmédica e norma familiar. Rio de Janeiro, Graal, 1983; FOUCAULT M., "Conferências (6) realizadas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro", op. cit.\ ILLICH I., A expropriação da saúde: nêmesis da medicina. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1975.

19 BAUDRILLARD J., L'echange symbolique et la mort, op. cit. p. 222.

20 Idem, p. 221.

21 Idem, p. 225.

22 Para uma análise mais profunda desta questão, ver BOLTANSKI L., Aí classes sociais e o corpo. Rio de Janeiro, Graal, 1984.

23 BERGER P. & LUCKMANN T., A construção social da realidade. Petrópolis, Vozes, 1983, p. 132.

24 FIGUEIRA S.A., "Notas introdutórias ao estudo das terapêuticas I: Lévi-Strauss e Peter Berger", in FIGUEIRA S.A. (coord.) Sociedade e doença mental. Rio de Janeiro, Campus, 1978.

25 Idem, p.66.

26 Idem, p. 67.

27 Estou me referindo à complexa sociedade urbana ocidental da atualidade. Considerações acerca de outras sociedades não são pertinentes neste estudo e exigiriam uma investigação dentro de outros moldes.

28 A língua portuguesa se presta a esta distinção. Todavia, em outros idiomas, não há demarcação lingüística tão nítida entre ser e estar.

29 CANGU1LHEM G., O normal e o patológico. Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 1982, p. 161.

30 COSTA J.F., Ordem médica e norma familiar, op. cit.

31 Idem.p.ll.

32 CLASTRES P., "Liberdade, mau encontro, inominável", in LA BOETIE E. Discurso da servidão voluntária. São Paulo, Brasiliense, 1982.

33 LEFORT C., "O nome de um", in LA BOETIE E., Discurso da servidão voluntária, op. cit..

34 Idem, p.17, grifos meus.

35 CLASTRES P., "Liberdade, mau encontro, inominável", in LA BOETIE E. Discurso da servidão voluntária, op. cit.

36 LEFORT C., "O nome de um", in LA BOETIE E., Discurso da servidão voluntária, op. cit.

  • 1 FOUCAULT M., "Conferências (6) realizadas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro." Mimeo, 1974, p. 17.
  • 2 FOUCAULT M., O nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 1980, p. XVHI.
  • 3 HERZOG R., "Sujeito-da-doença ou doença do sujeito? A construção do ser doente", op. cit. 4 FOUCAULT M., O nascimento da clínica, op. cit. 5 FOUCAULTM., "Deux essais sur le sujet et le pouvoir", in DREYFUS H.L. & RABINOW P., Michel Foucault: un parcours philosophique. Paris, Galümard, 1984.
  • 7 Idem, p. 300. 8 Idem, p. 303. 9 Idem, p. 303. 10 Idem, p. 303. 11 Idetn, p. 303. 12 Idem.p. 306. 13 BAUDRILLARD J,,L'echange symbolique et la mort. Paris, Gallimard, 1976.
  • 14 BAUDRILLARD J., L'echange symbolique et la mort. Paris, Gallimard, 1976, p. 177.
  • 15 DOUGLAS M., Pureza e perigo. São Paulo, Perspectiva, 1976.
  • 16 Idem. 17 Idem. 18 Sobre amedicalização da sociedade, ver, entre outros, COSTA J.F., Ordemmédica e norma familiar. Rio de Janeiro, Graal, 1983;
  • FOUCAULT M., "Conferências (6) realizadas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro", op. cit.\ ILLICH I., A expropriação da saĂşde: nêmesis da medicina. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1975.
  • 19 BAUDRILLARD J., L'echange symbolique et la mort, op. cit. p. 222. 20 Idem, p. 221. 21 Idem, p. 225. 22 Para uma análise mais profunda desta questão, ver BOLTANSKI L., Aí classes sociais e o corpo. Rio de Janeiro, Graal, 1984.
  • 23 BERGER P. & LUCKMANN T., A construção social da realidade. Petrópolis, Vozes, 1983, p. 132.
  • 24 FIGUEIRA S.A., "Notas introdutórias ao estudo das terapêuticas I: Lévi-Strauss e Peter Berger", in FIGUEIRA S.A. (coord.) Sociedade e doença mental. Rio de Janeiro, Campus, 1978.
  • 25 Idem, p.66. 26 Idem, p. 67. 27 Estou me referindo à complexa sociedade urbana ocidental da atualidade. Considerações acerca de outras sociedades não são pertinentes neste estudo e exigiriam uma investigação dentro de outros moldes. 28 A língua portuguesa se presta a esta distinção. Todavia, em outros idiomas, não há demarcação lingüística tão nítida entre ser e estar. 29 CANGU1LHEM G., O normal e o patológico. Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 1982, p. 161.
  • 30 COSTA J.F., Ordem médica e norma familiar, op. cit. 31 Idem.p.ll. 32 CLASTRES P., "Liberdade, mau encontro, inominável", in LA BOETIE E. Discurso da servidão voluntária. São Paulo, Brasiliense, 1982.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Out 2011
  • Data do Fascículo
    1991
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