Acessibilidade / Reportar erro

A politização do sangue no primeiro mundo

La politisation du sang dans le premier monde

From titmuss to sapolsky: perspectives on human blood and social policy

Resumos

Terceiro de uma série dedicada ao estudo da "questão do sangue" sob o ângulo das políticas sociais e do interesse público, o presente artigo aborda alguns temas importantes da literatura internacional. Uma característica perversa do paroquialismo dos debates, no Brasil, entre sanitaristas e hemote-rapeutas, movimentos sociais e aparelhos burocráticos, congressistas e grupos de pressão, é justamente o desconhecimento da literatura internacional. Ao discutir certos temas dessa literatura, procuramos trazer para o debate nacional alguns autores estrangeiros que tratam de aspectos institucionais, organizacionais e técnicos da maior importância para a montagem, operação e correção dos problemas de um sistema hemoterápico. O próprio pioneiris-mo dos trabalhos internacionais é digno de nota. Diferentemente de seus colegas brasileiros, os cientistas sociais europeus e norte-americanos dedicaram-se ao estudo da doação de sangue e da hemoterapia muito antes do aparecimento da Aids. A obra clássica sobre o tema, objeto de especial atenção no presente artigo, é The Gift Relationship, publicada na Inglaterra em 1971. Richard M. Titmuss, seu autor e mestre em estudos de política social na "London School", defende a doação altruísta, não-remunerada, como uma salvaguarda contra a hepatite pós-transfusional e como um instrumento de expansão do comportamento altruísta e dos laços comunitários em qualquer sociedade. O artigo apresenta, igualmente, as críticas ao trabalho de Titmuss que vieram do outro lado do Atlântico, particularmente as de Kenneth Arrow (Harvard) e Harvey Sapolsky (MIT). que defendem, em nome de um ideário neoliberal e de necessidades operacionais consideradas intrínsecas à atividade hemoterápica, a máxima liberdade de opções - inclusive a liberdade de conceder e receber compensação financeira pelo sangue doado e transfundido. Sapolsky, em especial, faz considerações importantes sobre a garantia adicional que painéis de doadores pagos podem representar contra as doenças transfusionais - lembrando não apenas o caso dos EUA como o da Suécia -, por permitirem um cuidadoso acompanhamento médico. O propósito deste artigo, além do exame do quadro internacional que gerou a controvérsia Titmuss versus Arrow e Sapolsky, é tirar lições para o caso brasileiro. De um lado, o Brasil reproduz do cenário norte-americano o exemplo costumeiro da doação e transfusões pagas. Lá, a formação de painéis de doadores pagos e cuidadosamente monitorados vem representando uma defesa adicional contra a contaminação do sangue. Aqui. entretanto, a atividade comercial está, não raro, oculta sob a cortina da atividade filantrópica e, mais freqüentemente, responde pela maior parte dos casos de contaminação do sangue no País. De outro lado, as doações voluntárias que, nos países desenvolvidos, provêm em grande parte das classes média e alta, no Brasil originam-se primordiamente das camadas mais pobres - justamente os grupos de mais baixo padrão nutricional e sanitário, e menos aptos a doar. Além disso, de modo geral a população brasileira doa menos sangue do que, por exemplo, os ingleses. O presente trabalho propõe, assim, uma questão básica: de que modo as discussões sobre os problemas do sangue no Brasil, particularmente a regulamentação da matéria constitucional de 1988, podem se beneficiar das idéias e polêmicas que brotaram em países do Primeiro Mundo? Se o ideário neoliberal de um Sapolsky, por exemplo, não cativar o leitor brasileiro, suas propostas ou programas de ação poderão surpreender pela aplicabilidade. O inverso talvez se dê em relação a Titmuss, cuja força de argumentação reside menos nas propostas de policy (debilitadas pela crítica desferida por Sapolsky) do que em sua generosa defesa de uma ética social redistributiva que, simultaneamente, se beneficie dos laços comunitários e os consolide. Uma política hemoterápica para o Brasil deverá tirar partido dessa profunda tensão entre valores éticos e propostas de ação.


Cet article est le troisième d'une série consacrée à l'étude de la "question du sang" prise sous l'angle des politiques sociales. II aborde quelques thèmes importants de la littérature internationale en la matière. Un des aspects les plus pervers de la querelle de clochers qui, au Brésil, domine les débats entre sanitaristes et hémothérapeutes, mouvements sociaux et appareil bureaucratique, congressistes et groupes de pressions consiste justement dans la méconnaissance de la littérature internationale. C'est pourquoi, lors-qu'il analyse certains thèmes de cette littérature, le rédacteur s'efforce d'introduire dans le débat national quelques auteurs étrangers. Les aspects institutionnels, organisationnels et techniques qu'ils traitent sont de la plus haute importance pour ceux qui ont mission de monter et de mettre en opération un système d'hémothérapie ou d'en corriger les problèmes. Les travauxdéveloppés dans certains pays sont pionniers en ce domaine et il faut le souligner. Contrairement à leurs collègues brésiliens, les spécialistes euro-péens et américains en sciences sociales se sont consacrés à 1'étude du don de sang et de 1'hémothérapie bien avant 1'apparition du SIDA. L'oeuvre la plus classique à ce propos, qui fait I'objet d'une attention spéciale dans cet article, est The Gift Relationship, publiée en Angleterre en 1971. Richard M. Titmuss, son auteur qui est maitre d'études en politique sociale de la "Lon-don School", défend le don altruiste, non rémunéré dans lequel il voit une protection contre l'hépatite post-transfusionnelle ainsi qu'un instrument d'-expansion de comportements altruistes et de liens communautaires au sein de toute société. L'article présente aussi les critiques qui furent faite au travail de Titmuss et qui proviennent de 1'autre côté de 1'Atlantique, particulièrement celles Kenneth Arrow (Harvard) et de Harvey Sapolsky (MIT). Au nom d'un idéal néolibéral et de besoins opérationnels qu'ils considèrent intrinsèques à toute activité liée à l'hémothérapie, ces derniers défendent la plus grande liberté d'options, y compris la liberté de donner et de recevoir une compensation financière pour le sang donné et transfusé. Sapolsky fait en particulier des considérations importantes sur la garantie supplémentaire que des groupes de donneurs rémunérés peuvent représenter contre les ma-ladies transfusionnelles. II rappelle à ce propos le cas des USA et même celui de la Suède ou les dons rémunérés rendent possible un accompagnement médical soigné. Mais cet article n'a pas seulement pour but de présenter un examen du cadre international qui a engendré la controverse entre Titmuss et Arrow ou Sapolsky. II se propose aussi d'en tirer des leçons pour le cas brésilien. Si d'un côté le Brésil reproduit la situation nord américaine en ce qui concerne la rémunération des dons et des transfusions, d'un autre côté il ne dispose pas, comme dans les pays cités, de groupes de donneurs payés et soigneusement suivis, ce qui représenterait un moyen de défense supplémentaire contre la contamination du sang. II n'est pas rare ici que sous le couvert d'une activité philanthropique se cache en fait une activité comerciale. C'est souvent elle qui réponde pour la plupart des cas de contamination du sang au Brésil. Par ailleurs, alors que dans les pays développés les dons volontaires proviennent en grande partie des classes moyennes et supérieures de la population, au Brésil il trouvent essentiellement leur origine au sein des couches les plus pauvres —justement celles qui, ayant les plus bas niveaux nutritionnels et sanitaires, sont les moins aptes à faire ce don. En outre, d'une façon générale, les brésiliens ont moins tendance à donner leur sang que les anglais par exemple. C'est pourquoi ce travail aborde une question fonda-mentale: en quoi les discussions sur les problèmes liés au sang au Brésil, particulièrement la réglementation de la matière constitutionnelle de 1988. peuvent tirer profit des idées et des polémiques surgies dans les pays du Premier Monde? Si 1'idéal néolibéral d'un Sapolsky n'offre guère de séduction au yeux d'un lecteur brésilien, ses propositions et ses programmes d'action ne manquent pas de surprendre par leur applicabilité. En ce qui concerne Titmuss, c'est peutêtre le contraire qui se produit. La force de son argumentation réside moins dans ses proposition de policy (affaiblies par les critiques que leur a asséné Sapolsky) que dans sa défense généreuse d'une politique sociale redistributive qui prend appui sur les liens communautaires tout en les renforçant. C'est pourquoi une politique d'hémothérapie pour le Brésil se devra de tirer parti de cette profonde tension entre des valeurs éthiques et des propositions d'action.


Unlike their fellow Brazilians, social scientists in Europe and North America paid close attention to issues of blood donation and policy many years before the AIDS pandemic. This article is partly an attempt to review such pioneering studies. Among the most important contributions from the social sciences was Richard M. Titmuss's path-breaking study on The Gift Relationship (with the subtitle From Human Blood to Social Policy), published in England in 1971. Based on a 1967 survey of blood donors in England and on comparable data from other developed countries, it is a classic study of moral philosophy and public policy. Through this book, Titmuss became known as a staunch supporter of voluntary, non-paid donations, which, in his view, contributed to decrease the risks of transfusion-related hepatitis, and, most important, helped promote altruistic behavior within the social systems. This paper summarizes Titmuss's ideas and policy proposals, and discusses some authors who, in subsequent years, endorsed both his ideas and policy recommendations. From an opposite battle field (in American soil), the article selects two representative papers by Kenneth Arrow and Harvey Sapolsky, who diligently attempt to criticize Titmuss's views. The authors present a different, neoliberal set of principies in support of a free market for blood and plasma, where paid donations for whole blood and plasma collection must be allowed. Harvey Sapolsky, in particular, argues that the creation of paneis of paid, carefully monitored, blood donors may actually decrease the risks of contamination from hepatitis or AIDS. According to Sapolsky, Titmuss failed to see that the links between voluntary donations and transfusion-related hepatitis are unclear, and that even his 1967 survey data do not suggest the existence of any clear-cut relationship. For this reason, writes Sapolsky, it is also misleading to expect that unpaid donations will protect against AIDS. As the present paper tries to show, Sapolsky's analysis and proposals deserve careful consideration. They seem to represent a perfect case for an old dictum on "the creative power of the erroneous idea." His policy proposals seem perfectly sound, yet his moral philosophy - as much as Arrow's - is less convincing and enticing than Titmuss's. A related purpose of the article is to take some lessons from the international literature. In what ways are the various arguments on blood and social policy, summarized in the present article, relevant to the Brazilian debate? Unfortunately, petty politics and parochial interests have dominated the debate in Brazil, particularly in the Congress. In hopes that the Congress may be pressed to consider the real interests of the population in the future, this paper wishes to attract the attention of the professional groups and social movements involved in the fight against transfusion-related AIDS (which only 3 years ago accounted for 8% cases of the disease) to the technical and organizational issues discussed in the international literature. Specifically. the paper attempts to contribute to the current effort of revision of the legislation approved by the 1988 Constitution Assembly, which completely ignored crucial issues on the nature and operation of blood systems, such as those raised in the Titmuss-Arrow controversy.


A politização do sangue no primeiro mundo

From titmuss to sapolsky: perspectives on human blood and social policy

La politisation du sang dans le premier monde

Luiz A. de Castro SantosI; Claudia MoraesII; Vera Schattan P. CoelhoIII

IProfessor adjunto do Departamento de Ciências Humanas e Saúde do IMS/UERJ e pesquisador licenciado do Cebrap

IIAntropóloga e economista

IIIPesquisadora do NEPP/Unicamp e consultora da Fundap

RESUMO

Terceiro de uma série dedicada ao estudo da "questão do sangue" sob o ângulo das políticas sociais e do interesse público, o presente artigo aborda alguns temas importantes da literatura internacional. Uma característica perversa do paroquialismo dos debates, no Brasil, entre sanitaristas e hemote-rapeutas, movimentos sociais e aparelhos burocráticos, congressistas e grupos de pressão, é justamente o desconhecimento da literatura internacional. Ao discutir certos temas dessa literatura, procuramos trazer para o debate nacional alguns autores estrangeiros que tratam de aspectos institucionais, organizacionais e técnicos da maior importância para a montagem, operação e correção dos problemas de um sistema hemoterápico. O próprio pioneiris-mo dos trabalhos internacionais é digno de nota. Diferentemente de seus colegas brasileiros, os cientistas sociais europeus e norte-americanos dedicaram-se ao estudo da doação de sangue e da hemoterapia muito antes do aparecimento da Aids. A obra clássica sobre o tema, objeto de especial atenção no presente artigo, é The Gift Relationship, publicada na Inglaterra em 1971. Richard M. Titmuss, seu autor e mestre em estudos de política social na "London School", defende a doação altruísta, não-remunerada, como uma salvaguarda contra a hepatite pós-transfusional e como um instrumento de expansão do comportamento altruísta e dos laços comunitários em qualquer sociedade. O artigo apresenta, igualmente, as críticas ao trabalho de Titmuss que vieram do outro lado do Atlântico, particularmente as de Kenneth Arrow (Harvard) e Harvey Sapolsky (MIT). que defendem, em nome de um ideário neoliberal e de necessidades operacionais consideradas intrínsecas à atividade hemoterápica, a máxima liberdade de opções — inclusive a liberdade de conceder e receber compensação financeira pelo sangue doado e transfundido. Sapolsky, em especial, faz considerações importantes sobre a garantia adicional que painéis de doadores pagos podem representar contra as doenças transfusionais — lembrando não apenas o caso dos EUA como o da Suécia —, por permitirem um cuidadoso acompanhamento médico. O propósito deste artigo, além do exame do quadro internacional que gerou a controvérsia Titmuss versus Arrow e Sapolsky, é tirar lições para o caso brasileiro. De um lado, o Brasil reproduz do cenário norte-americano o exemplo costumeiro da doação e transfusões pagas. Lá, a formação de painéis de doadores pagos e cuidadosamente monitorados vem representando uma defesa adicional contra a contaminação do sangue. Aqui. entretanto, a atividade comercial está, não raro, oculta sob a cortina da atividade filantrópica e, mais freqüentemente, responde pela maior parte dos casos de contaminação do sangue no País. De outro lado, as doações voluntárias que, nos países desenvolvidos, provêm em grande parte das classes média e alta, no Brasil originam-se primordiamente das camadas mais pobres — justamente os grupos de mais baixo padrão nutricional e sanitário, e menos aptos a doar. Além disso, de modo geral a população brasileira doa menos sangue do que, por exemplo, os ingleses. O presente trabalho propõe, assim, uma questão básica: de que modo as discussões sobre os problemas do sangue no Brasil, particularmente a regulamentação da matéria constitucional de 1988, podem se beneficiar das idéias e polêmicas que brotaram em países do Primeiro Mundo? Se o ideário neoliberal de um Sapolsky, por exemplo, não cativar o leitor brasileiro, suas propostas ou programas de ação poderão surpreender pela aplicabilidade. O inverso talvez se dê em relação a Titmuss, cuja força de argumentação reside menos nas propostas de policy (debilitadas pela crítica desferida por Sapolsky) do que em sua generosa defesa de uma ética social redistributiva que, simultaneamente, se beneficie dos laços comunitários e os consolide. Uma política hemoterápica para o Brasil deverá tirar partido dessa profunda tensão entre valores éticos e propostas de ação.

ABSTRACT

Unlike their fellow Brazilians, social scientists in Europe and North America paid close attention to issues of blood donation and policy many years before the AIDS pandemic. This article is partly an attempt to review such pioneering studies. Among the most important contributions from the social sciences was Richard M. Titmuss's path-breaking study on The Gift Relationship (with the subtitle From Human Blood to Social Policy), published in England in 1971. Based on a 1967 survey of blood donors in England and on comparable data from other developed countries, it is a classic study of moral philosophy and public policy. Through this book, Titmuss became known as a staunch supporter of voluntary, non-paid donations, which, in his view, contributed to decrease the risks of transfusion-related hepatitis, and, most important, helped promote altruistic behavior within the social systems. This paper summarizes Titmuss's ideas and policy proposals, and discusses some authors who, in subsequent years, endorsed both his ideas and policy recommendations. From an opposite battle field (in American soil), the article selects two representative papers by Kenneth Arrow and Harvey Sapolsky, who diligently attempt to criticize Titmuss's views. The authors present a different, neoliberal set of principies in support of a free market for blood and plasma, where paid donations for whole blood and plasma collection must be allowed. Harvey Sapolsky, in particular, argues that the creation of paneis of paid, carefully monitored, blood donors may actually decrease the risks of contamination from hepatitis or AIDS. According to Sapolsky, Titmuss failed to see that the links between voluntary donations and transfusion-related hepatitis are unclear, and that even his 1967 survey data do not suggest the existence of any clear-cut relationship. For this reason, writes Sapolsky, it is also misleading to expect that unpaid donations will protect against AIDS. As the present paper tries to show, Sapolsky's analysis and proposals deserve careful consideration. They seem to represent a perfect case for an old dictum on "the creative power of the erroneous idea." His policy proposals seem perfectly sound, yet his moral philosophy — as much as Arrow's — is less convincing and enticing than Titmuss's. A related purpose of the article is to take some lessons from the international literature. In what ways are the various arguments on blood and social policy, summarized in the present article, relevant to the Brazilian debate? Unfortunately, petty politics and parochial interests have dominated the debate in Brazil, particularly in the Congress. In hopes that the Congress may be pressed to consider the real interests of the population in the future, this paper wishes to attract the attention of the professional groups and social movements involved in the fight against transfusion-related AIDS (which only 3 years ago accounted for 8% cases of the disease) to the technical and organizational issues discussed in the international literature. Specifically. the paper attempts to contribute to the current effort of revision of the legislation approved by the 1988 Constitution Assembly, which completely ignored crucial issues on the nature and operation of blood systems, such as those raised in the Titmuss-Arrow controversy.

RESUME

Cet article est le troisième d'une série consacrée à l'étude de la "question du sang" prise sous l'angle des politiques sociales. II aborde quelques thèmes importants de la littérature internationale en la matière. Un des aspects les plus pervers de la querelle de clochers qui, au Brésil, domine les débats entre sanitaristes et hémothérapeutes, mouvements sociaux et appareil bureaucratique, congressistes et groupes de pressions consiste justement dans la méconnaissance de la littérature internationale. C'est pourquoi, lors-qu'il analyse certains thèmes de cette littérature, le rédacteur s'efforce d'introduire dans le débat national quelques auteurs étrangers. Les aspects institutionnels, organisationnels et techniques qu'ils traitent sont de la plus haute importance pour ceux qui ont mission de monter et de mettre en opération un système d'hémothérapie ou d'en corriger les problèmes. Les travauxdéveloppés dans certains pays sont pionniers en ce domaine et il faut le souligner. Contrairement à leurs collègues brésiliens, les spécialistes euro-péens et américains en sciences sociales se sont consacrés à 1'étude du don de sang et de 1'hémothérapie bien avant 1'apparition du SIDA. L'oeuvre la plus classique à ce propos, qui fait I'objet d'une attention spéciale dans cet article, est The Gift Relationship, publiée en Angleterre en 1971. Richard M. Titmuss, son auteur qui est maitre d'études en politique sociale de la "Lon-don School", défend le don altruiste, non rémunéré dans lequel il voit une protection contre l'hépatite post-transfusionnelle ainsi qu'un instrument d'-expansion de comportements altruistes et de liens communautaires au sein de toute société. L'article présente aussi les critiques qui furent faite au travail de Titmuss et qui proviennent de 1'autre côté de 1'Atlantique, particulièrement celles Kenneth Arrow (Harvard) et de Harvey Sapolsky (MIT). Au nom d'un idéal néolibéral et de besoins opérationnels qu'ils considèrent intrinsèques à toute activité liée à l'hémothérapie, ces derniers défendent la plus grande liberté d'options, y compris la liberté de donner et de recevoir une compensation financière pour le sang donné et transfusé. Sapolsky fait en particulier des considérations importantes sur la garantie supplémentaire que des groupes de donneurs rémunérés peuvent représenter contre les ma-ladies transfusionnelles. II rappelle à ce propos le cas des USA et même celui de la Suède ou les dons rémunérés rendent possible un accompagnement médical soigné. Mais cet article n'a pas seulement pour but de présenter un examen du cadre international qui a engendré la controverse entre Titmuss et Arrow ou Sapolsky. II se propose aussi d'en tirer des leçons pour le cas brésilien. Si d'un côté le Brésil reproduit la situation nord américaine en ce qui concerne la rémunération des dons et des transfusions, d'un autre côté il ne dispose pas, comme dans les pays cités, de groupes de donneurs payés et soigneusement suivis, ce qui représenterait un moyen de défense supplémentaire contre la contamination du sang. II n'est pas rare ici que sous le couvert d'une activité philanthropique se cache en fait une activité comerciale. C'est souvent elle qui réponde pour la plupart des cas de contamination du sang au Brésil. Par ailleurs, alors que dans les pays développés les dons volontaires proviennent en grande partie des classes moyennes et supérieures de la population, au Brésil il trouvent essentiellement leur origine au sein des couches les plus pauvres —justement celles qui, ayant les plus bas niveaux nutritionnels et sanitaires, sont les moins aptes à faire ce don. En outre, d'une façon générale, les brésiliens ont moins tendance à donner leur sang que les anglais par exemple. C'est pourquoi ce travail aborde une question fonda-mentale: en quoi les discussions sur les problèmes liés au sang au Brésil, particulièrement la réglementation de la matière constitutionnelle de 1988. peuvent tirer profit des idées et des polémiques surgies dans les pays du Premier Monde? Si 1'idéal néolibéral d'un Sapolsky n'offre guère de séduction au yeux d'un lecteur brésilien, ses propositions et ses programmes d'action ne manquent pas de surprendre par leur applicabilité. En ce qui concerne Titmuss, c'est peutêtre le contraire qui se produit. La force de son argumentation réside moins dans ses proposition de policy (affaiblies par les critiques que leur a asséné Sapolsky) que dans sa défense généreuse d'une politique sociale redistributive qui prend appui sur les liens communautaires tout en les renforçant. C'est pourquoi une politique d'hémothérapie pour le Brésil se devra de tirer parti de cette profonde tension entre des valeurs éthiques et des propositions d'action.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1 O Artigo 199 dispõe: "A assistência à saúde é livre à iniciativa privada". E o parágrafo 4: "A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização".

2 Cf. L. A. de Castro Santos, C. Moraes e V. S. P. Coelho. "Os Anos 80: A Politização do Sangue", Physis, vol. II, n° 1, 1992, pp. 107-49.

3 Um exemplo do tipo de política dependente de políticas globais foi a compra pela Previdência.

4 R. M. Titmuss, The Gift Relationship: From Human Blood to Social Policy, Londres, George Allen & Unwin e Nova Iorque. Pantheon Books, 1971.

5 Sobre a discussão dos limites estreitos do debate político no Congresso Constituinte . ver L. A. de Castro Santos, C. Moraes e V. S. P. Coelho. "Sangue. Aids e Constituinte: Senso e Contra-Senso", in R. Parker et aUi, orgs., A AIDS no Brasil, 1982 a 1992, Rio de Janeiro, Editora Relume-Dumará, 1993.

6 M. H. Cooper e A. J. Culyer. "The Price of Blood'·. Hobart Paper. nO 41. The Institute of r:conomic Affairs. Londn..". 1961\ apud D. Shaw. "MediclIlc anil lhe Market Place", in N. Timms e D. Watson, eds., Philosophy in Social Work. Londres, Routledge and Kegan Paul. 1978.

7 M. H. Cooper e A. J. Culyer. "The Price ofBlood". Hobart Paper, n° 41. The Institute of Economic Affairs. Londres. 1968 apud P. D. Shaw. "Medicine and the Market Place", in N. Timms e D. Watson, eds., Philosophy in Social Work. Londres, Routledge and Kegan Paul. 1978.

7 Ver R. M. Tltmus" Commilmem 10 Welfare. Londres, George Allen & Unwin. 1968. cap. 12.

8 R. M. Titmuss. The Gift Relatiol1ship .... op. cit.

9 A Resolução WHA 28.72 ~stá reproduzida em Organiz:Jción Mundial de la Salud, Toma. FracclOnamlento, lnspección de la Calidad y Usos de la Sangre y de los Productos Sanguíneos.

Genebra, 1982, 2. 10 K. J. Arrow, "Gifts and Exchanges". in M. Cohen et alli, eds., Medicine and Moral Phylosophy, Princeton. Princetoll University Press. 1981

10 K. J. Arrow. "Gifts and Exchanges", in M. Cohen et alli. eds.. Medicine and Moral Phylosop-hy, Princeton, Princeton University Press, 1981.

11 Idem, p. 151.

12 Idem, p. 152.

13 Idem, p. 156.

14 P. Singer. "Allruism and Cllmmerce: A Defense uf Tilmuss Againsl Arrow". in M. Cohen et alli. eds., Medicine and Moral... , op. cit.

15 Idem, p. 166.

16 Ver P. D. Shaw, "Medicine and lhe Market. .", op. cit.

17 Idem , p. 169, ênfases no original.

18 Entre cientistas sociais a entrada de Titmuss no Brasil se deu por vias tortas . Sua tipologia de políticas sociais, anterior a 1973 (ano de sua morte). foi incorporada pelo italiano U. Ascoli em 1984. e a este último tem sido equivocadamente atribuída a paternidade da tipologia. Segundo Titmuss, os modelos de política social classiticam-se em residual, meritocrático e institucional redistributivo. Ver R. M . Titmuss. Social Policy (edição póstuma de B. Abel-Smith e K. Titmuss), Nova Iorque, Pantheon Books, 1974, esp. pp. 30-2.

19 LP. Isbister. 'The Paradigm Shift in Blood Transfusion", The Medical Journal of Australia , vol. 148. 1988.

20 H. M . Sapolsky, "Aids. Blood Banking and the Bonds ofCommunity". Deadalus , vol. 118, n. 3. vérão de 1989. pp. 145·63.

21 Nos Estados Unidos. ainda que se tenha difundido muito a doação voluntária e a distribuição gratuita de sangue por hemocentros não lucrativos, os serviços ainda se caracterizam por . excessiva autonomia. Só recentemente, em maio de 1991, o conselho diretor da Cruz Vermelha anunciou a uniformização do sistema de eoleta, armazenamento e distribuição. Até então, cada um de seus 53 núcleos possuía um padrão próprio de controle de qualidade do sangue. Essa excessiva descentralização se reflete até mesmo na inexistência, até aquela data, de um banco ou sistema nacional de dados hemoterápicos : Ver Jornal do Brasil, "EUA Anunciam Mudança nos Bancos de Sangue", 21/5/1991, p. 12.

22 Organización Mundial de la Salud, Toma, Fraccionamiento ..., op. cit.

23 o caso da França é exemplar. A excessiva centralização da rede oticial de transfusões, sob o comando do Centro Nacional de Transfusões Sanguíneas. tem sido apontada como responsável pelo fornecimento de sangue contaminado entre 1983 e 1986. que provocou a mone de 256 hemofílicos e a infecção pelo HIV de mais de 600 receptores. Ver O Globo, 2/3/1992; Rádio Jornal do Brasil-AM, Informe Especial de 26/10/1992 e 27/10/1992. nossa gravação em tita cassette.

24 J. P. Isbister, "The Paradigm Shift...", op. cit .. pp. 306-8.

25 P. T. C. Toy et alli, "Predeposited Autologous Blood for Elective Surgery", The New England Journal of Medicine, vol. 316, n. 9, 1987, pp. 517-20.

26 G. F. Leparc et alli, "Autologous Transfusion: A Community Blood Bank", Southern Medical Journal, vol. 80, nO 3, 1987.

27 No Brasil, as experiências com transfusões autólogas têm ficado restritas aos serviços particulares de primeira linha e a alguns serviços públicos de excelência.

28 Na Austrália, as atividades hemotérápicas são controladas pelo Serviço de Transfusão da Cruz Vermelha, que segundo Isbister, teve desde cedo ação firme, excluindo doadores grupos de risco, e transformando a Austrália em um dos primeiros países a introduzir os testes que permitiram reduzir a incidência da em seu sistema hemoterápico. Parte retlexões autor se deve. provavelmente, à polêmica que se armou na Austrália em torno da entrada em funcionamento do Privare Blood Bank of Australia.

29 Quanto as l:ondições de funcionamentu c padrões de qualidade dos bancos de sangue. au tamanhu dos serviços e às possibilidades de automação, ver L. r. Friedman et alli, "The Status of Automat.íon anel Data Processing in UniteJ States Blood Banking Community", TrunsfusiolL vol. 26, 1986, pp. 514-8.

30 H. M. Sapolsky. "Aids, Blood Bankíng ... ". op. cit .. pp. 145-63. tradução nossa.

31 Idem , p. 156.

32 Os fatores de coagulação para hemofílicos são elaborados a partir de pools plasmáticos compostos por cerca de 5 mil doações, e podem ser contaminados por um único portador do vírus da Aids. Cerca de 50 % dos hemofílicos norte-americanos estão hoje infectados. Entre as vítimas mais graves de hemofilia, necessariamente mais expostas ao fator , o grau de infecção é estimado entre 70% e 90%. Ver H. M. Sapolsky, "Aids, Blood Banking ... ", op. cit., p. 147.

33 Idem, p. 148, tradução nossa.

34 Idem, p. 153.

35 Idem, 157.

36 Correm risco também os doadores por plasmaférese se as hemácias de um primeiro doador que tenha doado sangue contaminado forem injetadas no segundo doador.

37 Por "auto-seleção" entende-se a maior probabilidade de pessoas de "grupos de risco" doarem sangue para obter teste de Aids.

38 Faz-se necessário um estudo abrangente e sistemático dos fatores que favorecem ou restringem a doação altruísta no Brasil, particularmente entre as classes média e alta. Tal estudo deverá levar em conta tanto a pluralidade regional (por exemplo. deverá abranger centros como São Paulo. Rio de Janeiro e Brasília). como a pluralidade de métodos de estudo (da Sociologia e da Psicologia Social). Os autores do presente trabalho preparam projeto de pesquisa neste sentido.

39 Ver o trabalho de S. H. Ferreira (editor convidado). "O Brasil Precisa de Sangue". Ciência Hoje, vol. 52, nO 9, abril de 1989, pp. 44-61. Os dados que apontam as irregularidades do setor industrial estão em M. C. Adati e R. S. da Cunha. Situação da Produção de Hemoderivados no Brasil, relatório de pesquisa apud S. H. Ferreira, "O Brasil Precisa ... ". op. cit .. p. 58.

  • 1 O Artigo 199 dispõe: "A assistência à saúde é livre à iniciativa privada". E o parágrafo 4: "A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização". 2 Cf. L. A. de Castro Santos, C. Moraes e V. S. P. Coelho. "Os Anos 80: A Politização do Sangue", Physis, vol. II, n° 1, 1992, pp. 107-49.
  • 5 Sobre a discussão dos limites estreitos do debate político no Congresso Constituinte . ver L. A. de Castro Santos, C. Moraes e V. S. P. Coelho. "Sangue. Aids e Constituinte: Senso e Contra-Senso", in R. Parker et aUi, orgs., A AIDS no Brasil, 1982 a 1992, Rio de Janeiro, Editora Relume-Dumará, 1993. 6 M. H. Cooper e A. J. Culyer. "The Price of Blood'·. Hobart Paper. nO 41. The Institute of r:conomic Affairs. Londn..". 1961\ apud D. Shaw. "MediclIlc anil lhe Market Place", in N. Timms e D. Watson, eds., Philosophy in Social Work. Londres, Routledge and Kegan Paul. 1978.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Out 2011
  • Data do Fascículo
    1993
PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 6013-E- Maracanã. 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (21) 2334-0504 - ramal 268, Web: https://www.ims.uerj.br/publicacoes/physis/ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: publicacoes@ims.uerj.br