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Gênese e constituição da educação alimentar: uma síntese

Genesis and constitution of alimentary education: a summary

Genèse et constitution de l' éducation alimentaire: une synthése

Resumos

Este trabalho teve como objetivo recuperar o processo de gênese e constituição da Educação Alimentar, através da análise da literatura especializada sobre alimentação, referente aos anos de 1934 a 1946. O período de 1934 a 1939 caracterizou-se pela configuração das bases científicas da alimentação racional, enquanto o período de 1940 a 1946 foi caracterizado pela síntese e definição dos marcos conceituais e disciplinares da ciência da nutrição, resultando em duas formas disciplinares para a Educação Alimentar: Higiene e Educação Alimentar, que sinalizou maior preocupação com o conteúdo, e Educação Alimentar, centrada nos instrumentos pedagógicos.

Educação alimentar; nutrição; saúde; história


This work aims at retrieving the process of genesis and constitution of Alimentary Education, throughout the analysis of specialized literature, published from 1934 to 1946. The period from 1934 to 1939 has been characterized by the configuration of scientific bases of rational nourishment, while the period from 1940 to 1946 has been characterized by synthesis and definition of conceptual and disciplinary marks of the nutrition science,resulting in two disciplinary forms for the Alimentary Education: Hygiene and Alimentary Education, which has pointed out an important preocupation with content, and Alimentary Education, centred on pedagogical instruments.

Alimentary education; nutrition; health; history


Le but de cet'article est récuperer le procés de genése et constitution de l'Education Alimentaire, en analisant la literature specialisée en alimentation, produite entre 1934 et 1946. Le période 1934-1939 a été characterisé par la configuration des bases scientifiques de l' alimentation rationnelle, tandis que le période 1940-1946 a été characterisé par la synthése et definition des limites conceptuels et disciplinaires de la science de la nutrition, dont l' effet a eu deux formes disciplinaires pour l'Education Alimentaire: Hygiéne et Éducation Alimentair, préocupées avec le contenu, et Éducation Alimentaire, basée sur les instruments pédagogiques.

Éducation alimentaire; nutrition; santé; histoire


Gênese e constituição da educação alimentar: uma síntese* * Esta publicação apresenta as Considerações Finais da tese intitulada "Gênese e Constituição da Educação Alimentar: A Instauração da Norma", apresentada em abril de 1997 à PUC­ SP, para obtenção do título de Doutora em Educação (História e Filosofia da Educação).

Genesis and constitution of alimentary education: a summary

Genèse et constitution de l' éducation alimentaire: une synthése

Eronides da Silva Lima

Nutricionista, professora do Departamento de Nutrição Social e Aplicada do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo recuperar o processo de gênese e constituição da Educação Alimentar, através da análise da literatura especializada sobre alimentação, referente aos anos de 1934 a 1946. O período de 1934 a 1939 caracterizou-se pela configuração das bases científicas da alimentação racional, enquanto o período de 1940 a 1946 foi caracterizado pela síntese e definição dos marcos conceituais e disciplinares da ciência da nutrição, resultando em duas formas disciplinares para a Educação Alimentar: Higiene e Educação Alimentar, que sinalizou maior preocupação com o conteúdo, e Educação Alimentar, centrada nos instrumentos pedagógicos.

Palavras-chave: Educação alimentar; nutrição; saúde; história.

ABSTRACT

This work aims at retrieving the process of genesis and constitution of Alimentary Education, throughout the analysis of specialized literature, published from 1934 to 1946. The period from 1934 to 1939 has been characterized by the configuration of scientific bases of rational nourishment, while the period from 1940 to 1946 has been characterized by synthesis and definition of conceptual and disciplinary marks of the nutrition science,resulting in two disciplinary forms for the Alimentary Education: Hygiene and Alimentary Education, which has pointed out an important preocupation with content, and Alimentary Education, centred on pedagogical instruments.

Keywords: Alimentary education; nutrition; health; history.

RÉSUMÉ

Le but de cet'article est récuperer le procés de genése et constitution de l'Education Alimentaire, en analisant la literature specialisée en alimentation, produite entre 1934 et 1946. Le période 1934-1939 a été characterisé par la configuration des bases scientifiques de l' alimentation rationnelle, tandis que le période 1940-1946 a été characterisé par la synthése et definition des limites conceptuels et disciplinaires de la science de la nutrition, dont l' effet a eu deux formes disciplinaires pour l'Education Alimentaire: Hygiéne et Éducation Alimentair, préocupées avec le contenu, et Éducation Alimentaire, basée sur les instruments pédagogiques.

Mots-clé: Éducation alimentaire; nutrition; santé; histoire.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em 30/06/97.

Aprovado em 01/10/97.

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  • *
    Esta publicação apresenta as Considerações Finais da tese intitulada "Gênese e Constituição da Educação Alimentar: A Instauração da Norma", apresentada em abril de 1997 à PUC­ SP, para obtenção do título de Doutora em Educação (História e Filosofia da Educação).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Jan 2009
    • Data do Fascículo
      Dez 1997

    Histórico

    • Recebido
      30 Jun 1997
    • Aceito
      01 Out 1997
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