Acessibilidade / Reportar erro

Saber e sentir: uma etnografia da aprendizagem da biomedicina

Knowing and feeling: an ethnographic study on the learning of biomedicine

Savoir et sentir: étnographie de l'étude de la biomédicone

Resumos

A biomedicina surge como conseqüência das mudanças na visão de mundo ocorridas nos séculos XVI e XVII, que deram lugar a uma explicação mecanicista do mundo e a uma visão dualista do homem. Esta visão dualista, na qual se funda a biomedicina, permite-nos afirmar que a "prática biomédica" se estrutura ao redor do que nomeamos tensão estruturante, entre os domínios do saber (associado ao racional e ao científico) e do sentir (associado ao emocional e ao psicológico). Com o objetivo de analisar como se manifesta essa tensão estruturante no processo da aprendizagem da biomedicina, realizamos uma etnografia de um pavilhão de Clínica Médica de um hospital público, centrando nossa observação nos médicos residentes, que conjugam na aprendizagem a prática médica "vivida" e a busca da excelência acadêmica.

Biomedicina; aprendizagem; subjetividade; residência médica


Biomedicine, originally society's view of the world, changed progressively between the 16th and the 17th centuries. These changes gave rise to a mechanistic view of the world and opened up the possibility of a dualistic view of man. From this view, which biomedicine is based on, largue that biomedical practice is structured around a structural tension, that is to say, a tension between the realm of knowledge (associated with reason and science) and the realm of feeling (associated with emotions and psychological). With the aim of examining how this structural tension is carried out in the biomedicine learning process, I carried out a field study in the wing of a medical clinic at a public hospital. The study was cantered upon the interns, who, in their learning process, combine how medical practice is lived with the quest for academic excellence.

Biomedicine; learning process; subjectivity; intem


La biomédecine surgit donc comme conséquence des changements dans la vision du monde que se succédaient aux XVleme-XVIIeme siecles, qui ont eu la place a une explication mécaniciste du monde, et ont ouvert la possibilité d'une vision dualiste de l'homme. Cette vision, dans laquelle s'apppuie la biomédecine, nous permet dire que la pratique biomédicale se constitue autour de ce que nous appelons tension structurante, entre les domaines du savoir (associé au rational et au scientifique) et du sentiment (associé aux emotions et au psicologique). Avec I'objectif d'annalyser la manifestation de la tension structurante dans le proces d' apprentissage de la biomedicine, nous réalisons une etnographie d'un pavillon de Clinique médicale d'un hôpital public, centrant notre observation aux médecins residents, ceux qui ensemblent dans son apprentissage la pratique médicale vécue et la recherche de l' excellence académique.

Biomédecine; apprentissage; subjectivité; médecin resident


Saber e sentir. Uma etnografia da aprendizagem da biomedicina* * Tradução de Maria Lúcia de Macedo Cardoso e Tatiana Bacal, do original em espanhol.

Knowing and feeling. An ethnographic study on the learning of biomedicine

Savoir et sentir. Étnographie de l'étude de la biomédicone

Octavio Benet

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Rio de Janeiro, Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro

RESUMO

A biomedicina surge como conseqüência das mudanças na visão de mundo ocorridas nos séculos XVI e XVII, que deram lugar a uma explicação mecanicista do mundo e a uma visão dualista do homem. Esta visão dualista, na qual se funda a biomedicina, permite-nos afirmar que a "prática biomédica" se estrutura ao redor do que nomeamos tensão estruturante, entre os domínios do saber (associado ao racional e ao científico) e do sentir (associado ao emocional e ao psicológico). Com o objetivo de analisar como se manifesta essa tensão estruturante no processo da aprendizagem da biomedicina, realizamos uma etnografia de um pavilhão de Clínica Médica de um hospital público, centrando nossa observação nos médicos residentes, que conjugam na aprendizagem a prática médica "vivida" e a busca da excelência acadêmica.

Palavras-chave: Biomedicina; aprendizagem; subjetividade; residência médica.

ABSTRACT

Biomedicine, originally society's view of the world, changed progressively between the 16th and the 17th centuries. These changes gave rise to a mechanistic view of the world and opened up the possibility of a dualistic view of man. From this view, which biomedicine is based on, largue that biomedical practice is structured around a structural tension, that is to say, a tension between the realm of knowledge (associated with reason and science) and the realm of feeling (associated with emotions and psychological). With the aim of examining how this structural tension is carried out in the biomedicine learning process, I carried out a field study in the wing of a medical clinic at a public hospital. The study was cantered upon the interns, who, in their learning process, combine how medical practice is lived with the quest for academic excellence.

Keywords: Biomedicine; learning process; subjectivity; intem.

RÉSUMÉ

La biomédecine surgit donc comme conséquence des changements dans la vision du monde que se succédaient aux XVleme-XVIIeme siecles, qui ont eu la place a une explication mécaniciste du monde, et ont ouvert la possibilité d'une vision dualiste de l'homme. Cette vision, dans laquelle s'apppuie la biomédecine, nous permet dire que la pratique biomédicale se constitue autour de ce que nous appelons tension structurante, entre les domaines du savoir (associé au rational et au scientifique) et du sentiment (associé aux emotions et au psicologique). Avec I'objectif d'annalyser la manifestation de la tension structurante dans le proces d' apprentissage de la biomedicine, nous réalisons une etnographie d'un pavillon de Clinique médicale d'un hôpital public, centrant notre observation aux médecins residents, ceux qui ensemblent dans son apprentissage la pratique médicale vécue et la recherche de l' excellence académique.

Mots-clé: Biomédecine; apprentissage; subjectivité; médecin resident.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em 12/4/99.

Aprovado em 13/5/99.

  • BASZANGER, I. Socialisation professionnelle et contrôle social. Revue Française de sociologie, XXII, p. 223-245, 1981.
  • ____ . La construction d'un monde professionnel: entrées des jeunes practiciens dans la médecine générale. Sociologie du Trabail, n. 3, p. 275-294, 1983.
  • ____ . Pain: its experience and treatments. Social Science and Medicine, v. 29, n. 3, p. 425-434, 1989.
  • BOBENRIETH, M. El hospital como centro de educación y adiestramiento. Educación Médica y Salud, v. 6, n. 2, p. 106-116, 1972.
  • BONVIN, F. Le malade objet. In: BOURDIEU, P. (org.). La misére du monde. Paris: Seuil. 1993. p. 871-880.
  • BOURDIEU, P. Ce que parler veut dire. Paris: Fayard, 1982.
  • BOURDIEU, P.; WACQUANT, L. Respuestas Para una antropología reflexiva. México: Grijalbo, 1995.
  • CLAVREUL, J. El orden médico Barcelona: Argot, 1983.
  • DAVILA, C. Hospitales de ensefianza. Educación Médica y Salud, v. 6, n. 2, p. 117-129, 1972.
  • DOUGLAS, M .. Pureza e perigo. São Paulo: Perspectiva, 1976.
  • DUARTE, L. F. D. Da vida nervosa, nas classes trabalhadoras urbanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1988.
  • ____ . Os nervos e a antropologia médica norte-americana: uma revisão crítica. Physis - Revista de Saúde Coletiva, v. 3, n. 2, p. 43-73, 1993.
  • ____ . Pessoa e dor no Ocidente (o 'holismo metodol6gico' na antropologia da saúde e doença). Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 4, n. 9, p. 13 28, 1998.
  • DUMONT, L. Ensayos sobre el individualismo Madri: Alianza, 1987.
  • FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
  • ____ . El nacimiento de la clínica. Mexico: Siglo XXI, 1991.
  • FREIDSON, E. La profesión médica Barcelona: Península, 1978.
  • GOOD, M.; GOOD, B. Disabling practitioners: hazards of learning to be a doctor in American medical education. American Journal Orthopsychiatry, v. 59, n. 2, p. 302-309, 1989.
  • HAHN, R. A world of internal medicine: portrait of an internist. In: HAHN, R.; GAINES, A. (orgs.). Physicians ofWestern medicine, anthropological approaches to theory and practice. Dordrecht (Holland): Reidel Publishing, 1985.
  • HERZLICH, C.; BUNGENER, M.; PAICHELER, G.; ROUSSIN, P.; ZUBER, M. Cinquante ans d'exercice de la médecine en France Carrieres et pratiques des médecins français - 1930-1980. Paris: INSERM, 1993.
  • LATOUR, B.; WOOLGAR, S. La vie de laboratoire. La production des faits scientifiques Paris: La Découverte, 1988.
  • LE BRETON, D. Anthropologie du corp-f et modernité. Paris: PUF, 1995.
  • ROSALDO, R. Cultura y verdad. México: Grijalbo, 1991.
  • SAHLINS, M. Islas de historia. Barcelona: Gedisa, 1988.
  • TURNER, V. O proceso ritual. Petropolis: Vozes, 1974.
  • ____ .Social dramas and stories about them. In: MITCHEL, W. J. T. (ed.). On narrative. Chicago: The University of Chicago Press, 1980, p. 137-164.
  • ____ . La selva de los símbolos. Madri: Paidos, 1990.
  • VISACOWSKY, S. i,Qué sabe la teoría de sí misma? La cuestión de las relaciones del psicoanálisis con el hospital desde la lógica de las prácticas. Cuadernos de Antropología Social, n. 5, p. 105-132, 1991.
  • *
    Tradução de Maria Lúcia de Macedo Cardoso e Tatiana Bacal, do original em espanhol.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      24 Nov 2008
    • Data do Fascículo
      Jun 1999

    Histórico

    • Aceito
      13 Maio 1999
    • Recebido
      12 Abr 1999
    PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 6013-E- Maracanã. 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (21) 2334-0504 - ramal 268, Web: https://www.ims.uerj.br/publicacoes/physis/ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
    E-mail: publicacoes@ims.uerj.br