Acessibilidade / Reportar erro

Uma pequena conversa sobre currículo, prática docente e teoria da ação comunicativa

Quelques mots sur curriculum, la pratique enseignante et la théorie de l'action communicative

Talking about curriculum, teaching practice and the theory of communicative action

Resumos

O artigo aponta as razões da escolha da teoria da ação comunicativa de Habermas como referência para um trabalho sobre currículo. Aborda as principais tendências que têm caracterizado o significado de currículo, fixando-se nas categorias da teoria da ação comunicativa, as quais permitem compreendê-lo para além da tendência cótica. Oferece como resultado indicadores metodológicos que permitem transformar a prática docente em um processo permanente de construção do conhecimento, para formar competências argumentativas, em contextos ideais de comunicação e de ações orientadas ao entendimento.

Currículo; ação comunicativa; prática docente; indicadores metodológicos; competência argumentativa


L'article démontre les raisons du choix de la théorie de l'action communicative de Habermas comme référence pour un travail sur le curriculum. Il aborde les principales tendances qui caractérisent la signification du curriculum, en se fixant dans les catégories de la théorie de l'action communicative, lesquelles permettent de le comprendre au-delà de la tendance critique. Il offre comme résultat des indicateurs méthodologiques qui permettent de transformer la pratique enseignante en un processus permanent de construction de connaissance pour former les compétences argumentatives, dans des contextes ideaux de communication et d'actions orientées vers l'entente.

Curriculum; action communicative; pratique enseignante; indicateurs méthodologiques; compétence argumentative


The article points out the reason for choosing Habermas' theory of communicative action as reference for a work on curriculum. It approaches the main trends that have characterized the meaning of curriculum, by focusing on the categories of the theory of communicati ve action which allow for comprehension beyond the critical trend. As a result, it provides methodological indicators that favor the turning of the teaching practice into a permanent process of knowledge construction that willlead to argumentative competences, within ideal contexts of communication and comprehension- oriented actions.

Curriculum; communicative action; teaching practice; methodological indicators; argumentative competence


Uma pequena conversa sobre currículo, prática docente e teoria da ação comunicativa

Talking about curriculum, teaching practice and the theory of communicative action

Quelques mots sur curriculum, la pratique enseignante et la théorie de l'action communicative

Victoria Maria Brandt Ribeiro

Professora adjunta do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, da Universidade Federal do Rio de Janeiro

RESUMO

O artigo aponta as razões da escolha da teoria da ação comunicativa de Habermas como referência para um trabalho sobre currículo. Aborda as principais tendências que têm caracterizado o significado de currículo, fixando-se nas categorias da teoria da ação comunicativa, as quais permitem compreendê-lo para além da tendência cótica. Oferece como resultado indicadores metodológicos que permitem transformar a prática docente em um processo permanente de construção do conhecimento, para formar competências argumentativas, em contextos ideais de comunicação e de ações orientadas ao entendimento.

Palavras-chave: Currículo; ação comunicativa; prática docente; indicadores metodológicos; competência argumentativa.

ABSTRACT

The article points out the reason for choosing Habermas' theory of communicative action as reference for a work on curriculum. It approaches the main trends that have characterized the meaning of curriculum, by focusing on the categories of the theory of communicati ve action which allow for comprehension beyond the critical trend. As a result, it provides methodological indicators that favor the turning of the teaching practice into a permanent process of knowledge construction that willlead to argumentative competences, within ideal contexts of communication and comprehension- oriented actions.

Keywords: Curriculum; communicative action; teaching practice; methodological indicators; argumentative competence.

RÉSUMÉ

L'article démontre les raisons du choix de la théorie de l'action communicative de Habermas comme référence pour un travail sur le curriculum. Il aborde les principales tendances qui caractérisent la signification du curriculum, en se fixant dans les catégories de la théorie de l'action communicative, lesquelles permettent de le comprendre au-delà de la tendance critique. Il offre comme résultat des indicateurs méthodologiques qui permettent de transformer la pratique enseignante en un processus permanent de construction de connaissance pour former les compétences argumentatives, dans des contextes ideaux de communication et d'actions orientées vers l'entente.

Mots-clé: Curriculum; action communicative; pratique enseignante; indicateurs méthodologiques; compétence argumentative.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em 16/9/99.

Aprovado em 29/10/99.

  • ARAGÃO, L. M. C. Razão comunicativa e teoria social crítica em Jürgen Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.
  • BURNHAM, T. F. Complexidade, multirreferencialidade, subjetividade: três referências polêmicas para a compreensão do currículo escolar. Em Aberto Brasília, ano 12, n. 58, abr.-jun. 1993.
  • CHERRYHOLMES, C. In: SILVA, T. T. Teoria educacional crítica em tempos pós- modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
  • FOURQUIN, J-C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Tradução por Guacira L. Louro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
  • FREITAG, B. Piaget e a filosofia. São Paulo: Ed. UNESP, 1991.
  • HABERMAS, J. A crise de legitimação no capitalismo tardio. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1980.
  • ____. A nova intransparência. Novos Estudos CEBRAP, s/p, set. 1987c.
  • ____ . Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1987b.
  • ____ . Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
  • ____ . La logica de las ciencias sociales. Madrid: Editorial Tecnos, 1990d.
  • ____ . O que significa socialismo hoje? Novos Estudos CEBRAP, n. 30, s/p, jul.
  • ____ . O discurso filosófico da modernidade Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990c.
  • ________ . Para a reconstrução do materialismo histórico São Paulo: Ed. Brasiliense, 1990a.
  • ____ . Passado como futuro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.
  • ____ . Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990b.
  • ____ . Técnica e ciência como "ideologia" Lisboa: Edições 70, 1987a.
  • ____ . Teoria de la acción comunicativa: complementos y estudios previos. Madrid: Ediciones Cátedra, 1994.
  • ____ . Teoria y praxis: estudios de filosofia social. Madrid: Editorial Tecnos, 1990e.
  • GIANNOTTI, 1. A. Habermas: mão e contramão. Novos Estudos CEBRAP, n. 31, s/ p, out. 1991.
  • INGRAM, D. Habermas e a dialética da razão. Tradução por Sérgio Bath. Brasília: Ed. UnB, 1994.
  • McCARTHY, T. La teoria crítica de Jürgen Habermas. In: PINTO, F. C. Leituras de Habermas. Modernidade e emancipação. Coimbra: Fora do Texto, 1992.
  • MAZZI, A. P. Razão comunicativa e emancipação: fundamentos para uma teoria crítica da educação Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1992.
  • MOREIRA, A. F. B. M. Conhecimento, currículo e ensino: questões e perspectivas. Em Aberto Brasília, ano 12, n. 58, abr.-jun. 1993.
  • ____ . Sociologia do currículo: origens, desenvolvimento e contribuições. Em Aberto Brasília, v. 4, n. 46, slp, abr.-jun., 1990.
  • MOREIRA, A. F. B. M.; SILVA, T. T. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez Ed., 1994.
  • ____ . Currículo, conhecimento e trabalho: uma trajetória e algumas reflexões. Trabalho apresentado na XIV Reunião Anual da ANPEd. São Paulo, 1991. Currículo e controle social. Teoria e Educação Porto Alegre, n. 5, si p, 1992.
  • OUTHWAITE, W. Habermas. A critical introduction. Cambridge: Polity Press, 1994.
  • SIEBENEICHLER, F. Jürgen Habermas: razão comunicativa e emancipação. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
  • SOUZA, R. F. A produção intelectual brasileira sobre currículo a partir dos anos 80. Em Aberto. Brasília, ano 12, n. 58, abr.-jun. 1993.
  • SILVA, T. T. (org.). Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1993.
  • TOURINHO, M. A. C. Currículo, trabalho e construção do conhecimento: percurso dessa temática na revista Em Aberto na década de 80. Em Aberto Brasília, ano 12, n. 58, abr.-jun. 1993.
  • TYLER, R. W. Princípios básicos de currículo e ensino Porto Alegre, Ed. Globo, s/d.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Nov 2008
  • Data do Fascículo
    Dez 1999

Histórico

  • Aceito
    29 Out 1999
  • Recebido
    16 Set 1999
PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 6013-E- Maracanã. 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (21) 2334-0504 - ramal 268, Web: https://www.ims.uerj.br/publicacoes/physis/ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: publicacoes@ims.uerj.br