Acessibilidade / Reportar erro

A crise da modernidade e a barbárie

La crise de la modernité et la barbarie

The crisis of modernity and barbarism

Resumos

Este ensaio procura analisar os impasses na fundamentação da eticidade na modernidade. Parte do pressuposto que os autores clás sicos do Iluminismo viam nesse problema uma ameaça para o futuro da sociabilidade. Marx teve o mérito de articular o tema com as bases objetivas da estrutura social. O século XX presenciou a tragicidade desta condição como um destino da Humanidade. A partir de Ador no-Horkheimer, procura-se analisar os desdobramentos dessa condi ção na chamada cultura pós-moderna. A hipótese defendida é que a crise da modernidade, na ausência de alternativas radicais para sua superação, se manifesta como um lento emergir da barbárie. Em pou cas palavras: o desenvolvimento do capitalismo (e sua lógica cultural) não apenas produz a barbárie, como esta lhe é necessária para sua continuidade.

Razão-racionalidade; fetichismo da mercadoria; barbárie


Cet essai prétend analyser les impasses dans les fondements de l' eticité dans la modernité. L' hypothese que pour les acteurs classiques de l'Illuminisme ce probleme-là a été considéré comme une menace pour le futur de la sociabilité en constitue le point de départ. Dans ce sens, Marx a eu le mérite d' articuler ce sujet avec des bases objectives dans la structure sociale. Le XXeme siecle a assisté à la tragicité de cette condition comme un destin de l'humanité. A partir de l'oeuvre de Adorno-Horkheimer, on prétend analyser l' accomplissement de cette condition dans la culture "postmoderne". L'hypothese avancé c'est que la crise de la modernité, dans le manque d'une alternative radicale pour son dépassement, se manifeste comme une lente irruption de la barbarie. Autrement dit: le développement du capitalisme (et sa logique descapitalização da subcultura produzida pela indústria cultural, que apela cada vez mais abertamente aos instintos primários. A dessublimação da cultura e dos meios de socialização se produzem como um espetáculo digno do fim deste breve século.

Raison-rationalité; fétichine de la marchandise; barbárie


This essay intends to analyse the deadlocks in setting up the foundations of ethicity in modernity. It is based on the assumption that the classic authors of Illuminism considered this problem a threat to the future of sociability. Marx had the merit of having articulated this subject with the objective bases of the social structure. The twentieth century has witnessed the tragedy of this condition as destiny of mankind. Grounded on Adorno Horkheimer's work, we intend to analyse the developments of this condition in the so-called post-modern culture. It defendes the hypothesis that the crisis of modernity, for lack of radical alternati ves that could overcome it, manifests itself as a slow emergence of barbarismo In a few words, not only the development of capitalism (and its cultural logic) produces barbarism, but also the barbarism is necessary for its continuity.

Reason-rationality; fetishism of merchandise; barbarism


A crise da modernidade e a barbárie

The crisis of modernity and barbarism

La crise de la modernité et la barbarie

Marildo Menegat

Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista do CNPq

RESUMO

Este ensaio procura analisar os impasses na fundamentação da eticidade na modernidade. Parte do pressuposto que os autores clás sicos do Iluminismo viam nesse problema uma ameaça para o futuro da sociabilidade. Marx teve o mérito de articular o tema com as bases objetivas da estrutura social. O século XX presenciou a tragicidade desta condição como um destino da Humanidade. A partir de Ador no-Horkheimer, procura-se analisar os desdobramentos dessa condi ção na chamada cultura pós-moderna. A hipótese defendida é que a crise da modernidade, na ausência de alternativas radicais para sua superação, se manifesta como um lento emergir da barbárie. Em pou cas palavras: o desenvolvimento do capitalismo (e sua lógica cultural) não apenas produz a barbárie, como esta lhe é necessária para sua continuidade.

Palavras-chave: Razão-racionalidade; fetichismo da mercadoria; barbárie.

ABSTRACT

This essay intends to analyse the deadlocks in setting up the foundations of ethicity in modernity. It is based on the assumption that the classic authors of Illuminism considered this problem a threat to the future of sociability. Marx had the merit of having articulated this subject with the objective bases of the social structure. The twentieth century has witnessed the tragedy of this condition as destiny of mankind. Grounded on Adorno Horkheimer's work, we intend to analyse the developments of this condition in the so-called post-modern culture. It defendes the hypothesis that the crisis of modernity, for lack of radical alternati ves that could overcome it, manifests itself as a slow emergence of barbarismo In a few words, not only the development of capitalism (and its cultural logic) produces barbarism, but also the barbarism is necessary for its continuity.

Keywords: Reason-rationality; fetishism of merchandise; barbarism

RÉSUMÉ

Cet essai prétend analyser les impasses dans les fondements de l' eticité dans la modernité. L' hypothese que pour les acteurs classiques de l'Illuminisme ce probleme-là a été considéré comme une menace pour le futur de la sociabilité en constitue le point de départ. Dans ce sens, Marx a eu le mérite d' articuler ce sujet avec des bases objectives dans la structure sociale. Le XXeme siecle a assisté à la tragicité de cette condition comme un destin de l'humanité. A partir de l'oeuvre de Adorno-Horkheimer, on prétend analyser l' accomplissement de cette condition dans la culture "postmoderne". L'hypothese avancé c'est que la crise de la modernité, dans le manque d'une alternative radicale pour son dépassement, se manifeste comme une lente irruption de la barbarie. Autrement dit: le développement du capitalisme (et sa logique descapitalização da subcultura produzida pela indústria cultural, que apela cada vez mais abertamente aos instintos primários. A dessublimação da cultura e dos meios de socialização se produzem como um espetáculo digno do fim deste breve século.

Most-clé: Raison-rationalité, fétichine de la marchandise, barbárie.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências Bibliográficas

ADORNO, T. W. Minima moralia. São Paulo: Ática, 1994.

____ . Dialectique négative. Paris: Payot, 1978.

____ . Tre studi su Hege!. Bologna: 11 Mulino, 1971.

____ . Prismi. Saggi su cultura. Torino: Einaudi, 1972.

ADORNO, T. w.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.

BAUDRILLARD, J. Notas do Seminário Dasein et Desing. Texto apresentado no Convegno Internacionale Estetica, Desing & Comunicazione Il fascino discreto delle merci, realizado em Roma, maio de 1998, organizado pelo Istituto Montecelio e Università di Roma "Tor Vergata".

BENJAMIN, W. Angelus novus. Torino: Einaudi, 1985.

BIRMAN, J. Estilo e modernidade em psicanálise. São Paulo: Ed. 34 Letras, 1997.

BORRADORI, G. Notas do Seminário Lo spazio virtuale: Heidegger e Deleuze. Texto apresentado no Convegno Internacionale Estetica, Desing & Comunicazione: Ilfascino discreto delle merci, Roma, maio de 1998, organizado pelo Istituto Montecelio e Università di Roma "Tor Vergata".

BOURDIEU, P. La distinzione. Critica sociale dei gusto. Bologna: 11 Mulino, 1984.

CANNEVACCI, M. Città polifonica. Roma: Edizione Seam Roma, 1994.

COLOMBO, F. Notas do Seminário la vertigine della merce. Texto apresentado no Convegno Internacionale Estetica, Desing & Comunicazione: Il fascino discreto delle merci, Roma, maio de 1998, organizado pelo Istituto Montecelio e Università di Roma "Tor Vergata".

CROCE, B. La filosofia de Giambatista Vico. Bari: Laterza, 1962.

FREUD, S. Il disagio de lia civiltà. Roma: Istituto Editoriale di Cultura, 1960.

HABERMAS, J. Discorso filosofico della modernità. Bologna: Ed. 11 Mulino, 1992.

____ . Pensamento pós-metafisico. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, 1990.

____ . Ciência e técnica como ideologia. Lisboa: Edições 70, 1974.

_____ . Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, 1981.

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia dello spirito. Firenze: La Nuova Itália, 1992.

HELLER, A. Teoria de las necessidades en Marx. Barcelona: Ediciones Península, 1986.

HORKHEIMER, M. Eclisse della ragione. Milano: Sugar Editore, 1962.

KANT, I. Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 1974.

____ . Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita .. São Paulo: Brasiliense, 1986.

____ . Fundamentação da meta física dos costumes .. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (Coleção Os Pensadores).

LA CECLA, F. Notas do Seminário Non e Cosa. Texto apresentado no Convegno Intemacionale Estetica, Desing & Comunicazione: Il fascino discreto delle merci, Roma, maio de 1998, organizado pelo Istituto Montecelio e Università di Roma "Tor Vergata".

LYOTARD, F. La condiction postmoderne. Paris: Minuit, 1979.

____ . Moralités postmodernes. Paris: Editions Galilée, 1993.

MARX, K. O capital. V. I e 11. São Paulo: Abril Cultural, 1985.

_______ . Elementos fundamentales para la critica de la economia política (Borrador-Grundrisse) 1857-58. Vol. I e 11. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 1973.

MENEGAT, M. O olho da barbárie. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1996.

PERNIOLA, M. Dei sentire. Milano: Einaudi, 1991.

POLLOCK, F. Automazzione. Torino: Einaudi, 1970.

VATTIMO, G. La fine della modernità. Milano: Garzanti, 1991.

VATTIMO, G.: ROVATTI, A. (orgs.). Il pensiero debole. Milano: Feltrinelli, 1998.

Recebido em 20/12/99.

Aprovado em 2/5/00.

  • ADORNO, T. W. Minima moralia. São Paulo: Ática, 1994.
  • ____ . Dialectique négative. Paris: Payot, 1978.
  • ____ . Tre studi su Hege!. Bologna: 11 Mulino, 1971.
  • ____ . Prismi. Saggi su cultura. Torino: Einaudi, 1972.
  • ADORNO, T. w.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.
  • BAUDRILLARD, J. Notas do Seminário Dasein et Desing. Texto apresentado no Convegno Internacionale Estetica, Desing & Comunicazione Il fascino discreto delle merci, realizado em Roma, maio de 1998, organizado pelo Istituto Montecelio e Università di Roma "Tor Vergata".
  • BENJAMIN, W. Angelus novus. Torino: Einaudi, 1985.
  • BIRMAN, J. Estilo e modernidade em psicanálise São Paulo: Ed. 34 Letras, 1997.
  • BORRADORI, G. Notas do Seminário Lo spazio virtuale: Heidegger e Deleuze Texto apresentado no Convegno Internacionale Estetica, Desing & Comunicazione: Ilfascino discreto delle merci, Roma, maio de 1998, organizado pelo Istituto Montecelio e Università di Roma "Tor Vergata".
  • BOURDIEU, P. La distinzione. Critica sociale dei gusto. Bologna: 11 Mulino, 1984.
  • CANNEVACCI, M. Città polifonica. Roma: Edizione Seam Roma, 1994.
  • COLOMBO, F. Notas do Seminário la vertigine della merce. Texto apresentado no Convegno Internacionale Estetica, Desing & Comunicazione: Il fascino discreto delle merci, Roma, maio de 1998, organizado pelo Istituto Montecelio e Università di Roma "Tor Vergata".
  • CROCE, B. La filosofia de Giambatista Vico Bari: Laterza, 1962.
  • FREUD, S. Il disagio de lia civiltà. Roma: Istituto Editoriale di Cultura, 1960.
  • HABERMAS, J. Discorso filosofico della modernità. Bologna: Ed. 11 Mulino, 1992.
  • ____ . Pensamento pós-metafisico. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, 1990.
  • ____ . Ciência e técnica como ideologia. Lisboa: Edições 70, 1974.
  • _____ . Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, 1981.
  • HEGEL, G. W. F. Fenomenologia dello spirito. Firenze: La Nuova Itália, 1992.
  • HELLER, A. Teoria de las necessidades en Marx. Barcelona: Ediciones Península, 1986.
  • HORKHEIMER, M. Eclisse della ragione. Milano: Sugar Editore, 1962.
  • KANT, I. Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 1974.
  • ____ . Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita .. São Paulo: Brasiliense, 1986.
  • ____ . Fundamentação da meta física dos costumes .. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (Coleção Os Pensadores).
  • LA CECLA, F. Notas do Seminário Non e Cosa. Texto apresentado no Convegno Intemacionale Estetica, Desing & Comunicazione: Il fascino discreto delle merci, Roma, maio de 1998, organizado pelo Istituto Montecelio e Università di Roma "Tor Vergata".
  • LYOTARD, F. La condiction postmoderne. Paris: Minuit, 1979.
  • ____ . Moralités postmodernes. Paris: Editions Galilée, 1993.
  • MARX, K. O capital. V. I e 11. São Paulo: Abril Cultural, 1985.
  • _______ . Elementos fundamentales para la critica de la economia política (Borrador-Grundrisse) 1857-58. Vol. I e 11. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 1973.
  • MENEGAT, M. O olho da barbárie. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1996.
  • PERNIOLA, M. Dei sentire. Milano: Einaudi, 1991.
  • POLLOCK, F. Automazzione. Torino: Einaudi, 1970.
  • VATTIMO, G. La fine della modernità. Milano: Garzanti, 1991.
  • VATTIMO, G.: ROVATTI, A. (orgs.). Il pensiero debole. Milano: Feltrinelli, 1998.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Nov 2008
  • Data do Fascículo
    Jun 2000

Histórico

  • Aceito
    02 Maio 2000
  • Recebido
    20 Dez 1999
PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 6013-E- Maracanã. 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (21) 2334-0504 - ramal 268, Web: https://www.ims.uerj.br/publicacoes/physis/ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: publicacoes@ims.uerj.br