Acessibilidade / Reportar erro

EFICIÊNCIA E FITOTOXICIDADE DE FUNGICIDAS NO CONTROLE DE Drechslera teres EM SEMENTES DE CEVADA (Hordeum vulgare)

PHYTOTOXICITY AND EFFICIENCY OF FUNGICIDES ON THE CONTROL OF Dreschslera teres in Barley (Hordeum vulgare)

Resumos

RESUMO O objetivo do experimento foi avaliar a eficiência e fitotoxicidade de cinco fungicidas aplicados no tratamento de sementes para o controle de Drechslera teres, agente causal da mancha reticulada em cevada. A produtividade da cultura foi afetada pelos fungicidas testados. Os fungicidas tebuconazole e triadimenol reduziram a altura das plântulas. enquanto que o difenoconazole reduziu significativamente a matéria seca (30g/100kg de sementes). O efeito dos fungicidas sobre a emergência mostrou que difenoconazole (30g/100kg de sementes) e iprodine + thiram possibilitaram as maiores percentagens. Os fungicidas reduziram a incidência da Drechslera teres, o comprimento do coleóptilo e das radículas.

mancha reticulada; tratamento de sementes; fitotoxicidade; cevada


SUMMARY The aim of this experiment was to evaluate five fungicides normaly used as seed dressing on the control of Dreschlera teres, in barley. The yield was influenced by all fungicides tested. The height of seedlings was reduced by tebuconazol and triadimenol while dry matter was significantly reduced by difenoconazol (30g i.a./100kg of seeds). The higher percentage of emergency was obtained by difenoconazol (30g i.a./100kg of seeds) and iprodione + thiram. The five fungicides reduced the pathogen incidence, the coleoptile length and root lenght.

net blotch; seed treatment; phytoxicity; barley


EFICIÊNCIA E FITOTOXICIDADE DE FUNGICIDAS NO CONTROLE DE Drechslera teres EM SEMENTES DE CEVADA (Hordeum vulgare)1 1 Trabalho realizado através do convênio FATEC/CIBA-GEIGY Química SA.

PHYTOTOXICITY AND EFFICIENCY OF FUNGICIDES ON THE CONTROL OF Dreschslera teres in Barley (Hordeum vulgare)

Ricardo Silveiro Balardin2 1 Trabalho realizado através do convênio FATEC/CIBA-GEIGY Química SA. Milto José Facco3 1 Trabalho realizado através do convênio FATEC/CIBA-GEIGY Química SA.

RESUMO

O objetivo do experimento foi avaliar a eficiência e fitotoxicidade de cinco fungicidas aplicados no tratamento de sementes para o controle de Drechslera teres, agente causal da mancha reticulada em cevada. A produtividade da cultura foi afetada pelos fungicidas testados. Os fungicidas tebuconazole e triadimenol reduziram a altura das plântulas. enquanto que o difenoconazole reduziu significativamente a matéria seca (30g/100kg de sementes). O efeito dos fungicidas sobre a emergência mostrou que difenoconazole (30g/100kg de sementes) e iprodine + thiram possibilitaram as maiores percentagens. Os fungicidas reduziram a incidência da Drechslera teres, o comprimento do coleóptilo e das radículas.

Palavras-chave: mancha reticulada, tratamento de sementes, fitotoxicidade, cevada.

SUMMARY

The aim of this experiment was to evaluate five fungicides normaly used as seed dressing on the control of Dreschlera teres, in barley. The yield was influenced by all fungicides tested. The height of seedlings was reduced by tebuconazol and triadimenol while dry matter was significantly reduced by difenoconazol (30g i.a./100kg of seeds). The higher percentage of emergency was obtained by difenoconazol (30g i.a./100kg of seeds) and iprodione + thiram. The five fungicides reduced the pathogen incidence, the coleoptile length and root lenght.

Key words: net blotch, seed treatment, phytoxicity, barley.

INTRODUÇÃO

O tratamento de sementes de cevada é recomendado para controle das doenças da parte aérea, pois reduz significativamente a fonte de inoculo inicial, principalmente considerando Dreschelera teres, agente causal da mancha reticulada (LUZ, 1982). Uma vez não sendo realizado, a magnitude da fonte de inoculo inicial torna-se diretamente relacionada ao nível de infecção do patógeno. LUZ & MINELLA (1982) e LUZ (1980) demonstraram que dentre os vários patógenos encontrados nas sementes de cevada, Cochlibolus sativus (Ito & Korib) Dresh. ex. Dastur e Pyrenophora teres (Died.) Drech, foram os de maior incidência. LUZ (1982a) testou cinco produtos sistêmicos no tratamento de sementes de cevada para proteção contra o inoculo na semente e o inoculo na parte aérea de Pyrenophora teres observando controle eficiente da doença. BALARDIN & LOCH (1987) observaram redução no poder germinativo e tamanho do coleóptilo de centeio e aveia bem como redução no tamanho de radículas de aveia, quando as sementes foram tratadas com thiram. Resultados obtidos por FORCELINI & REIS (1987) mostraram que o melhor controle de Dreschelera teres foi proporcionado por iprodione, etiltrianol (tebuconazole) e triadimenol, sendo estes dois últimos os que melhor controlaram a transmissão do patógeno das sementes para a primeira folha. HAVAGGE & SILVA (1980) observaram que o tratamento de sementes de cevada com fungicidas não apresentou efeito com relação a densidade de plantas a campo. Por outro lado, plantas originadas de sementes tratadas com thiram apresentaram o mais baixo índice de severidade da mancha reticulada. Este trabalho foi conduzido com a finalidade de verificar a eficiência de fungicidas aplicados em tratamento de sementes de cevada, no controle da mancha reticulada bem como avaliar a presença de efeitos fitotóxicos à cultura.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento de campo foi conduzido no município de Júlio de Castilhos, RS e as avaliações de laboratório na Universidade Federal de Santa Maria, RS. O delineamento experimental utilizado no experimento de campo foi o de blocos ao acaso com quatro repetições e seis tratamentos. A área da parcela experimental foi de 9,0m2 (1,8 x 5,0m), sendo utilizada uma densidade de 250.000 plantas/ha. Foram testados difenoconazole (25 e 30g de i.a./100kg de sementes), iprodione + thiram (50g + 150g de i.a./100kg de sementes), triadimenol (40g de i.a./100kg de sementes) e tebuconazole (15g de i.a./100kg de sementes). A aplicação ocorreu um dia antes da implantação do experimento através do método de via úmida (1% de água/volume de sementes). Os parâmetros avaliados foram: percentagem de emergência, número de plântulas com sintomas visíveis de mancha reticulada e rendimento de grãos. A determinação do número de plântulas com sintomas de mancha reticulada foi efetuada no estádio 2 de crescimento, conforme escala de Feekes & Large apud LARGE (1956). Para identificação da microflora fúngica das sementes tratadas com os fungicidas testados a campo foi utilizado o método de papel filtro (NEERGAARD, 1973) e o delineamento experimental foi o completamente casualizado com 4 repetições. Após o tratamento de 400 sementes com os fungicidas, foram colocadas sobre papel filtro esterilizado umedecido com água destinada esterilizada em caixas gerbox, sendo incubadas durante 7 dias em câmara do tipo Fitotron, sob regime luminoso de 12:12h (luz:escuro) com lâmpadas do tipo luz do dia (40w), temperatura de 20 a 25°C. A unidade experimental constou de 4 caixas germ-box com 25 sementes/caixa. No final do período de incubação foi identificado sob microscópio estereoscópico e/ou microscópio ótico com base em suas características morfológicas (BARNETT & HUNTER, 1972). Para determinar a fitotoxicidade dos produtos foi medido o comprimento do coleóptilo e das radículas, em laboratório, e determinado a matéria seca e a altura das plântulas a campo. O comprimento do coleóptilo e de radículas foi obtido a partir de 400 sementes tratadas com cada ingrediente ativo e postas a germinar em caixas germ-box em câmaras do tipo Biotronette Mark III, com regime luminoso de 12:12h (luz:escuro) com lâmpadas do tipo luz do dia (40w). A temperatura e o período de incubação utilizados seguiu as normas do Ministério de Agricultura para análise de sementes, sendo de 20CC durante 7 dias. A altura de plantas e a matéria seca foram obtidas a partir de material coletado aleatoriamente na área útil das parcelas experimentais. A determinação da matéria seca foi feita em estufa à 65°C durante 48h, ou até que o peso permanecesse constante.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na Tabela 1 é mostrado o efeito do tratamento de sementes sobre a produtividade, altura de plântulas e matéria seca, sendo observado que os fungicidas utilizados no tratamento de sementes permitiram ganhos de rendimento, apesar de que durante o ciclo da cultura os componentes do rendimento são afetados por diversos fatores. Relacionando-se o melhor tratamento com a testemunha, foi observado um ganho de 14% devido ao tratamento de sementes. Este resultado atesta a relevância do inoculo primário de Dreschlera teres contido nas sementes como fator epidemiológico capaz de resultar em sintomas da doença suficientes para acarretar reduções no rendimento conforme já havia sido relatado por REIS (1981). A altura de plântulas foi significativamente reduzida por tebuconazole, sendo que os demais fungicidas não se diferenciaram estatisticamente da testemunha. Com relação à matéria seca, difenoconazole (30g/100kg de sementes) provocou o menor acúmulo enquanto que os demais fungicidas não foram significativamente afetados.

Na Tabela 2 é apresentado os resultados da emergência e o número de plântulas com sintomas da mancha reticulada obtidos a campo. Difenoconazole (25 - 30g/100kg de sementes) e iprodine + thiram destacaram-se dos demais tratamentos, permitindo ganho significativo no número de plântulas emergidas com relação a testemunha.

Na Tabela 3, é mostrado que os fungicidas provocaram redução significativa no comprimento do coleóptilo, sendo que a maior redução foi causada por triadimenol. Tebuconazole foi o único fungicida que não se diferenciou da testemunha quanto ao comprimento de radícula, BALARDIN & LOCH (1987) já haviam observado efeito semelhante sobre centeio e aveia. A redução no número de plântulas com sintomas da mancha reticulada foi de até 24 vezes quando considerado o melhor tratamento em relação à testemunha. Este resultado implica em apreciável redução na quantidade de inoculo secundário da doença e, conseqüentemente, na velocidade de progresso da doença, o que é um dos principais objetivos do tratamento de sementes com fungicidas. Todos os fungicidas testados apresentaram um número inferior de plântulas com sintomas da mancha reticulada, quando comparado à testemunha, mostrando a importância do inoculo inicial originado da semente bem como o efeito dos fungicidas no seu controle, conforme observação já realizada por FORCELINI & REIS (1987). Este resultado refletiu-se no rendimento, conforme apresentado na Tabela 1, demonstrando a importância do inoculo primário presente na semente também como fator de redução direta do rendimento. Por outro lado, a redução no comprimento do coleóptilo e da radícula provocada pelos fungicidas, não influenciou o rendimento, já que provavelmente este efeito tenha tido repercussão apenas durante o estágio inicial de estabelecimento das plântulas. LUZ (1982a) observou controle eficiente do patógeno nos grãos infectados pela aplicação de fenapronil, imazalil, nuarimol e triadimenol sem contudo refletir-se em aumento de emergência: nuarimol e triadimenol protegeram a parte aérea contra o ataque do patógeno por um período superior a 40 dias enquanto que fenapronil exerceu esta proteção por um período entre 20 e 30 dias e imazalil não foi eficiente nesta fase; nuarimol e triadimenol propporcionaram redução no número de sementes infectadas e severidade do ataque de pyrenophora teres, afetando o rendimento de grãos; nuarimol, triadimefon e triadimenol apresentaram efeitos fitotóxicos nas plântulas, confirmando os resultados obtidos. Neste trabalho não houve referência sobre a origem do inoculo, se da semente ou de outra fonte.

Conforme os resultados obtidos recomenda-se o tratamento de sementes de cevada com fungicidas pois é uma prática capaz de atrasar os ciclos secundários da doença bem como auxiliar na otimização dos rendimentos, devendo-se considerar, também, o sugerido por REIS (1985) em que a redução nos níveis de infecção de H. teres em sementes de cevada é o resultado da soma de várias práticas aplicadas, e não somente através do tratamento de sementes.

Na Tabela 4, são apresentados os patógenos recuperados a partir de sementes tratadas com os fungicidas testados a campo, sendo observado que Iprodione + Thiram e Triadimenol apresentaram o maior efeito inibidor contra todos patógenos presentes nas sementes analizadas; Difenoconazole (25 e 30g) e Tebuconazole não foram eficientes contra Fusarium sp. Pelos dados obtidos atesta-se a seletividade dos produtos e a necessidade de utilizá-los em misturas para que tenham seu efeito fungicida maximizado.

2Engenheiro Agrônomo, Professor Assistente, Departamento de Defesa Fitossanitária, Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria, 97119-900 - Santa Maria-RS.

3Engenheiro Agrônomo, Ciba-Gelgy Química SA., 97060-002, Santa Maria-RS.

Recebido para publicação em 21.10.93 Aprovado em 01.03.94

  • BALARDIN, R.S., LOCH, L.C. Efeito de thiram sobre a germinação de sementes de centeio e aveia. Revista Brasileira de Sementes, Brasília, v. 9, n. 1, p. 113-117,1987.
  • BARNETT, H.L, HUNTER, B.B. Illustrated genera of Imperfect fungl 3. ed. Minneapolis: Burgess. 1972. 241 p.
  • FORCELINI, C.A., REIS, E.M. Efeito do tratamento de sementes de cevada com fungicidas no controle e desenvolvimento da mancha reticulada na folha causada por Helminthosporium teres (Pyrenopbora teres). Fitopatologia Brasileira, Brasília, v. 12, n. 1, p. 83-87, 1987.
  • HAVAGGE, C.A.C., SILVA, A.C. da. Efeito do tratamento da semente com fungicidas sobre a emergência em campo e doenças foliares da cevada. Revista Brasileira de Sementes, Brasília, v. 2, n. 1, p. 107-112, 1980.
  • LARGE, E.C. Growth stages in cereais, Illustration of the Feeks scale. Plant Patholov, Londres, v. 3, p. 128-129.1956.
  • LUZ, W.C. da. Ocorrência de Pyrenophora teres (Died.) Drech. em sementes de cevada Hordeum vulgare L.) no Brasil. Fitopatologia Brasileira, Brasília, v. 5, n. 3, p. 273-276,1980.
  • LUZ, W.C. da. Diagnose das doenças da cevada no Brasil Passo Fundo: EMBRAPA-CNPT, 1982. 24 p. Circular Técnica, 2.
  • LUZ, W.C. da. Effects de fungicides systemiques utilises en traitement des semences sur la rayure reticulee de l'orge. Fitopatologia Brasileira, Brasília, v. 7, n. 2, p. 169-173,1982a.
  • LUZ, W.C. da., MINELLA, E. Microorganismos das sementes de cevada em diferentes locais do Brasil. Fitopatoloflia Brasileira v. 7, n. 3, p. 387-391, 1982.
  • NEERGAARD, P. Detection of seed-bome pathogens by culture tests. Seed Sci & Technol, Copenhagen, v. 1, p. 217-254,1973.
  • REIS, E.M. Podridão de raízes seminais e lesões foliares do trigo (Triticum aestivum L.) associados a Helminthosporium sativum Pamm., King & Bakke, transmitido pela semente. Summa Phytopathologica, Jaguariuna, v. 7, n. 3-4, p. 39-44, 1981.
  • REIS, E.M. Estratégia para a produção de sementes de cevada livres de Helminthosporium (Pyrenopbora) teres Boletim Informativo o APASSUL, Passo Fundo, v. 1, n. 7, p. 3,1985.
  • 1
    Trabalho realizado através do convênio FATEC/CIBA-GEIGY Química SA.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      29 Ago 2014
    • Data do Fascículo
      1994

    Histórico

    • Recebido
      21 Out 1993
    • Aceito
      01 Mar 1994
    Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , 97105-900 Santa Maria RS Brazil , Tel.: +55 55 3220-8698 , Fax: +55 55 3220-8695 - Santa Maria - RS - Brazil
    E-mail: cienciarural@mail.ufsm.br