Services on Demand
Journal
Article
Indicators
-
Cited by SciELO
-
Access statistics
Related links
Cited by Google
-
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Ciência Rural
Print version ISSN 0103-8478
Cienc. Rural vol.40 no.8 Santa Maria Aug. 2010
https://doi.org/10.1590/S0103-84782010011800002
Pesquisa origina embriões somáticos a partir de calos embriogênicos de cultivares de laranjeiras
Francisco de Assis Alves Mourão Filho
USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, e-mail: famourao@esalq.usp.br
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) originaram embriões somáticos a partir de calos embriogênicos cultivados in vitro de cultivares de laranjeiras da citricultura paulista. A pesquisa foi publicada no periódico Ciência Rural, número 40, de agosto de 2010.
A pesquisa utilizou diferentes fontes de carboidratos (como sacarose, galactose, glicose) em vários níveis em cultivos in vitro de cinco cultivares de laranjeiras doces da citricultura paulista. A adição de carboidratos ao meio de cultura visa fornecer energia necessária para diferenciação do embrião e sua conversão em plantas.
De acordo com o pesquisador Francisco de Assis Alves Mourão Filho, a formação de embriões somáticos variou com as cultivares, e as laranjeiras Hamlin e Natal apresentaram maior número de embriões somáticos. A melhor fonte de carboidrato foi a maltose, seguida pela lactose, nas concentrações de 37 e 75mM.
A regeneração de plantas por organogênese ou embriogênese somática a partir do cultivo de células e tecidos vegetais in vitro é a base para a utilização da biotecnologia no melhoramento. De acordo com Mourão Filho, as pesquisas na área têm testado diferentes modificações no meio de cultura para a indução à embriogenese somática, "pois esse processo é altamente dependente de sua composição, principalmente, das fontes de carboidratos e reguladores vegetais".
A inovação deste estudo está em otimizar o processo de embriogênese em cultivares de importância para o Brasil, país líder no cultivo de laranja doce e maior exportador de suco de laranja do mundo. Para Mourão Filho, a otimização deste processo possibilitará o surgimento de outros trabalhos de manipulação genética in vitro para a produção de novos cultivares.