SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
Autoclaved copaiba oil can be a potential inhibitory of Listeria monocytogenes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Cienc. Rural vol.40 no.8 Santa Maria Aug. 2010

https://doi.org/10.1590/S0103-84782010011800002 

Pesquisa origina embriões somáticos a partir de calos embriogênicos de cultivares de laranjeiras

 

 

Francisco de Assis Alves Mourão Filho

USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, e-mail: famourao@esalq.usp.br

 

 

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) originaram embriões somáticos a partir de calos embriogênicos cultivados in vitro de cultivares de laranjeiras da citricultura paulista. A pesquisa foi publicada no periódico Ciência Rural, número 40, de agosto de 2010.

A pesquisa utilizou diferentes fontes de carboidratos (como sacarose, galactose, glicose) em vários níveis em cultivos in vitro de cinco cultivares de laranjeiras doces da citricultura paulista. A adição de carboidratos ao meio de cultura visa fornecer energia necessária para diferenciação do embrião e sua conversão em plantas.

De acordo com o pesquisador Francisco de Assis Alves Mourão Filho, a formação de embriões somáticos variou com as cultivares, e as laranjeiras ‘Hamlin’ e ‘Natal’ apresentaram maior número de embriões somáticos. A melhor fonte de carboidrato foi a maltose, seguida pela lactose, nas concentrações de 37 e 75mM.

A regeneração de plantas por organogênese ou embriogênese somática a partir do cultivo de células e tecidos vegetais in vitro é a base para a utilização da biotecnologia no melhoramento. De acordo com Mourão Filho, as pesquisas na área têm testado diferentes modificações no meio de cultura para a indução à embriogenese somática, "pois esse processo é altamente dependente de sua composição, principalmente, das fontes de carboidratos e reguladores vegetais".

A inovação deste estudo está em otimizar o processo de embriogênese em cultivares de importância para o Brasil, país líder no cultivo de laranja doce e maior exportador de suco de laranja do mundo. Para Mourão Filho, a otimização deste processo possibilitará o surgimento de outros  trabalhos de manipulação genética in vitro para a produção de novos cultivares.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License