SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
Research evaluates water demand of vines in protected cultivation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Cienc. Rural vol.45 no.2 Santa Maria Feb. 2015

 

Press Release

Cascas da pitaya é fonte promissora de betalaínas

Edna Regina Amante


Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba, Paraná, e da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, Santa Catarina, demonstraram que a casca da pitaya pode ser fonte promissora de betalaínas, corante natural para alimentos. O estudo foi publicado no periódico Ciência Rural, v.45, de fevereiro de 2015.

O objetivo do estudo foi de quantificar os compostos fenólicos, a atividade antioxidante e as betalaínas presentes na casca da pitaya. Os pesquisadores também avaliaram a estabilidade das betalaínas em diferentes condições de pH e tempo de exposição ao aquecimento. Além de apresentar compostos fenólicos e atividade antioxidante, os resultados obtidos mostraram que a casca da pitaya apresenta alta concentração de betalaínas (101,04mg equivalente a betanina 100g-1) as quais apresentaram-se estáveis em uma ampla faixa de pH (3,2 - 7,0) e resistentes ao aquecimento (100ºC) por até 10 minutos em uma faixa de pH de 3,7 a 5,5.

Para a pesquisadora Edna Regina Amante, o estudo da estabilidade das betalaínas das cascas da pitaya em diferentes pHs e em diferentes temperaturas pode servir de base para futuras aplicações destes resíduos. "Na prática, as cascas da fruta podem ser empregadas como substitutos aos pigmentos sintéticos, o que seria uma importante aplicação para esse resíduo", comenta ela.

Pesquisadora: Edna Regina Amante E-mail: e.amante@ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Ciência e Tecnologia dos Alimentos. Rodovia Admar Gonzaga, 1346 Itacorubi 88034001 - Florianópolis, SC - Brasil Telefone: (48) 3315371 Fax: (48) 3319953

Creative Commons License This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.