Acessibilidade / Reportar erro

BESOUROS COPRÓFAGOS (COLEOPTERA; SCARABAEIDAE) COLETADOS EM PIRACICABA, SP

Resumos

Através do uso de armadilhas "pitfall" iscadas com massa fecal fresca de bovinos, realizou-se a coleta de besouros coprófagos (Coleoptera; Scarabaeidae), durante o período de 15 de abril de 1995 a 17 de fevereiro de 1996, em área de pastagem ao lado de confinamento de bovinos, em Piracicaba, SP. Coletou-se um total de 11 espécies distribuidas nos gêneros Aphodius, Ataenius, Trichillum, Eurysternus, Dichotomius e Canthon. Os besouros coprófagos de comportamento endocoprídeo representaram 72,73% das espécies coletadas, sendo estes os de maior ocorrência e a espécie Aphodius lividus parece ser a mais bem adaptada na área estudada.

Scarabaeidae; besouros coprófagos; lista de espécies; fezes bovinas


Coprophagous beetles were collected using pitfall traps baited with cattle manure, in a pasture area next to a cattle feedlot in Piracicaba, SP, Brazil, from April 15, 1995 to February 17, 1996. Eleven species were collected, distributed in the following genera: Aphodius, Ataenius, Trichillum, Eurysternus, Dichotomius and Canthon. The species Aphodius lividus was the most frequently collected.

Scarabaeidae; dung beetle; list of species; dung pats


BESOUROS COPRÓFAGOS (COLEOPTERA; SCARABAEIDAE) COLETADOS EM PIRACICABA, SP

S.R. RODRIGUES; L.C. MARCHINI

Depto. de Entomologia-ESALQ/USP, C.P. 9, CEP:13418-900 - Piracicaba, SP.

RESUMO: Através do uso de armadilhas "pitfall" iscadas com massa fecal fresca de bovinos, realizou-se a coleta de besouros coprófagos (Coleoptera; Scarabaeidae), durante o período de 15 de abril de 1995 a 17 de fevereiro de 1996, em área de pastagem ao lado de confinamento de bovinos, em Piracicaba, SP. Coletou-se um total de 11 espécies distribuidas nos gêneros Aphodius, Ataenius, Trichillum, Eurysternus, Dichotomius e Canthon. Os besouros coprófagos de comportamento endocoprídeo representaram 72,73% das espécies coletadas, sendo estes os de maior ocorrência e a espécie Aphodius lividus parece ser a mais bem adaptada na área estudada.

Descritores: Scarabaeidae, besouros coprófagos, lista de espécies, fezes bovinas

COPROPHAGOUS BEETLES (COLEOPTERA; SCARABAEIDAE) COLLECTED IN PIRACICABA, SP, BRAZIL

ABSTRACT: Coprophagous beetles were collected using pitfall traps baited with cattle manure, in a pasture area next to a cattle feedlot in Piracicaba, SP, Brazil, from April 15, 1995 to February 17, 1996. Eleven species were collected, distributed in the following genera: Aphodius, Ataenius, Trichillum, Eurysternus, Dichotomius and Canthon. The species Aphodius lividus was the most frequently collected.

Key Words: Scarabaeidae, dung beetle, list of species, dung pats

INTRODUÇÃO

Os besouros coprófagos da família Scarabaeidae são importantes agentes de remoção de massas fecais em áreas de pastagens. Ao removerem a massa fecal e incorporá-la ao solo, os besouros coprófagos alteram as propriedades físicas e químicas deste (Brussaard & Runia, 1984; Kalisz & Stone, 1984), auxiliando ao melhor desenvolvimento de plantas (Alves & Nakano, 1977), controlando nematóides gastrointestinais (Bryan, 1973 e 1976) e moscas que nas massas se desenvolvem (Doube et al., 1988).

Um bovino produz em média cerca de 10 massas fecais por dia, onde cada massa ocupa uma área aproximada de 600 cm2 (Ridsdill-Smith & Matthiessen, 1981) e se estas não forem removidas podem permanecer por cerca de 8 a 9 meses no campo (Alves, 1977).

A massa fecal é considerada como recurso efêmero (Honer, 1991), onde são encontrados vários insetos. Entre os insetos que utilizam-se desta, como alimentação ou local de desenvolvimento, está a mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) (Diptera; Muscidae), que atualmente constitui-se em uma das principais pragas do rebanho bovino no Brasil (Honer & Gomes, 1990). Essa mosca apresenta preferência por bovinos de pelagem escura (Collares & Leite, 1992), e os animais atacados ficam irritados, e alimentam-se mal o que leva a uma diminuição na produção de carne e leite (Saueressig, 1992).

Relata-se que a mosca-dos-chifres não desenvolve-se em massas fecais pisoteadas ou em esterqueiras (Gonçalves, 1990), caso de áreas de confinamento, entretanto as moscas podem se desenvolver e migrar de áreas de pastagens vizinhas e causar danos ao animais estabulados.

A única forma de controle desse díptero é através do uso de produtos químicos, entretanto, relata-se a seleção de indivíduos resistentes aos produtos utilizados (Guimarães, 1991).

Uma forma alternativa de controle seria o uso de agentes biológicos, como os besouros coprófagos que ocorrem em várias regiões no país, como cerca de 58 espécies em áreas de fragmento de floresta em Manaus/AM (Klein, 1989), 15 espécies em Ilha Solteira/SP (Flechtmann et al., 1995c), 28 espécies em Selvíria/MS (Flechtmann et al., 1995b), 8 espécies em Jaraguá do Sul/SC (Flechtmann & Rodrigues, 1995), e 18 espécies em Irati/PR (Rodrigues & Flechtmann, 1995).

Diante da diversidade de espécies em diferentes locais no Brasil, existe a necessidade de selecioná-las conforme a região de estudo, devido os diferentes climas e espécies que sejam ativas em diferentes épocas do ano.

O presente trabalho teve por objetivo, verificar as espécies de besouros coprófagos que ocorrem em área de pastagem ao lado de confinamento de bovinos em Piracicaba/SP, sendo esse um local próximo ao centro urbano.

MATERIAL E MÉTODOS

Para coleta de besouros coprófagos utilizaram-se de cinco armadilhas" pitfall"iscadas com massa fecal fresca de bovinos, que permaneciam por sete dias no campo, período ao qual era trocada a massa e os insetos coletados eram recolhidos, como utilizado por Rodrigues & Flechtmann (1993). A identificação foi feita através de comparação de exemplares já identificados, e parte do material enviado ao Dr. Leonardo Delgado (Instituto de Ecologia, Xalapa, VeraCruz, Mexico) para identificação.

O experimento foi conduzido durante o período de 15/04/1995 a 17/02/1996, na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", em área de pastagem com cerca de 1 hectare onde predominava a gramínea "Coast-cross", imediatamente ao lado de confinamento de bovinos no Departamento de Zootecnia dos Ruminantes.

Próximo ao local de instalação das armadilhas existe uma área de mata nativa nas margens de um córrego, e ainda construções com grande quantidade de pontos de iluminação que podem atrair algumas espécies de besouros coprófagos.

Dados meteorológicos referentes a precipitação (mm), temperatura máxima, média e mínima (ºC) foram obtidas durante o período de coleta dos insetos no Departamento de Física.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

As armadilhas permaneceram por 45 semanas instaladas no campo, coletando-se 934 besouros coprófagos distribuídos em 11 espécies (TABELA 1).

Através do comportamento dos besouros coprófagos, os mesmos podem ser classificados como telecoprídeos, paracoprídeos e endocoprídeos (Waterhouse, 1974). Os endocoprídeos coletados são do gênero Aphodius, Ataenius, Trichillum e Eurysternus que representaram 72,7% das espécies coletadas, enquanto que os paracoprídeos do gênero Dichotomius 9,1%, e os telecoprídeos com o gênero Canthon 18,2% das espécies coletadas.

Os besouros com comportamento endocoprídeo, além de terem sido coletados em maior número de espécies, foram também coletados em maior quantidade, com 99,6% do total de insetos coletados, enquanto que os telecoprídeos e paracoprídeos 0,3% e 0,1% respectivamente.

Aphodius lividus foi coletada em maior quantidade durante a condução do experimento, e mesmo quando observou-se temperaturas mínimas abaixo de 15 ºC, durante os meses de maio a setembro, e pouca precipitação (Figura 1), essa espécie ainda era coletada em campo (Figura 2).

Figura 1 -
Dados mensais de precipitação (mm), temperatura máxima, média e mínima (oC). Piracicaba/SP, ESALQ/USP, de 15 de abril de 1995 a 17 de fevereiro de 1996.

Figura 2 -
Capturas mensai de espécies de Scarabaeidae coprófagos em "armafilhas pitfall". Piracicaba/SP, ESALQ/USP, de 15 de abril de 1995 a 17 de fevereiro de 1996.

Aphodius lividus (citada como A. pseudolividus) apresentou distribuição uniforme em cerca de 88,4% das áreas de pastagem no município de Ilha Solteira/SP (Flechtmann et al., 1995c). Através do uso de armadilha luminosa e dissecação de massa fecal, essa espécie representou cerca de 67,1% e 91,6% dos insetos coletados nos respectivos métodos de coleta, encontrando-se ainda um total de 3602 exemplares em massa fecal de idade três (Flechtmann et al., 1995b), demonstrando ser de grande ocorrência em áreas de pastagens.

As espécies Ataenius sp1 e Ataenius picinus foram coletados em maior quantidade durante os períodos de temperaturas mais elevadas como de abril a maio e de setembro a fevereiro (Figura 1 e 2).

Para a espécie Trichillum externepunctatum coletou-se um único exemplar (TABELA 1). Essa espécie considerada aqui como endocoprídeo, foi encontrada praticando cleptoparasitismo em peras de nidificação em alguns Scarabaeidae (Martinez, 1959).

Um único exemplar de Eurysternus parallelus foi coletado durante o experimento. Apesar de ter sido coletada em armadilha instalada em pasto, acredita-se que E. parallelus deve ter vindo de área de mata nativa próxima, sendo esse seu habitat natural.

No gênero Eurysternus seis espécies foram estudadas no Panamá e todas eram de ocorrência em área de floresta (Howden & Young, 1981). Em Jaraguá do Sul/SC, encontrou-se Eurysternus sp. ocorrendo em área de mata (Flechtmann & Rodrigues, 1995).

Coletou-se um único exemplar de Dichotomius anaglypticus, e na pastagem observou-se pouca ação de incorporação de massas fecais por representantes dessa espécie, levando a acreditar que a área estudada não apresenta condições adequadas para o desenvolvimento desta espécie.

Dichotomius anaglypticus é considerado como a espécie mais comum no estado de São Paulo (Alves & Nakano, 1977), e foi ainda selecionada para estudos mais detalhados em programa de controle biológico da mosca-dos-chifres (Flechtmann et al., 1995a).

Quanto as espécies Canthon lituratus e Canthon virens, foram coletados apenas 1 e 2 exemplares respectivamente, sendo que a primeira espécie foi registrada ocorrendo em áreas de pastagens em Ilha Solteira/SP e Selvíria/MS (Flechtmann et al., 1995 c,b).

Os insetos coletados no experimento são bem diferentes das 10 espécies encontradas em levantamento realizado na região de Piracicaba/SP, onde houve predominância do gênero Dichotomius durante o verão, e a Phanaeus (P.) splendidulus no inverno (Alves, 1976).

Através de análise de indíces faunísticos, encontrou-se uma redução de 60% no índice de diversidade de insetos, devido a diminuição de hospedeiros, na ESALQ/USP em Piracicaba/SP, quando comparou-se os insetos coletados em 1965/1966 e 1990/1991 (Silveira Neto & Monteiro, 1993).

As espécies coletadas no experimento sugerem, que os besouros coprófagos podem ter sua comunidade alterada, devido as mudanças que ocorreram no ambiente, como o desenvolvimento do perímetro urbano que aproximou-se da ESALQ/USP e mesmo ao aumento de pontos de iluminação próximos a área estudada, que exercem atração sobre algumas espécies, não permitindo assim o desenvolvimento e estabelecimento de algumas espécies.

Os besouros coprófagos pertencentes ao grupo dos endocoprídeos parecem melhor se desenvolverem no ambiente estudado e a espécie A. lividus a que nesse adaptou-se.

Besouros coprófagos de maior biomassa são tidos como os de maior eficiência na remoção de massas fecais de áreas de pastagens (Merritt & Anderson, 1977), sendo estes entretanto de pouca ocorrência na área estudada e aparentemente não adaptados como observado para D. anaglypticus.

Recebido para publicação em 20.08.96

Aceito para publicação em 20.11.97

  • ALVES, S.B. Escarabeídeos da fauna fimícola das pastagens da regiăo de Piracicaba-S.P. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 3., Maceió, 1976. Resumos Maceió: SEB, 1976. p.103-104.
  • ALVES, S.B. Biologia e importância econômica do Dichotomius anaglypticus (Mannerheim, 1829) (Coleoptera, Scarabaeidae). Piracicaba, 1977. 72p. Dissertaçăo (Mestrado) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de Săo Paulo.
  • ALVES, S.B.; NAKANO, O. Influęncia do Dichotomius anaglypticus (Mannerheim, 1829) (Coleoptera, Scarabaeidae) no crescimento de plantas de napier. Ecossistema, v.2, n.2, p.31-33, 1977.
  • BRUSSAARD, L.; RUNIA, L.T. Recent and ancient traces of scarab beetles activity in sandy soils of Netherlands. Geoderma, v.34, n.3/4, p.229-250, 1984.
  • BRYAN, R.P. Effects of dung beetles activity in the numbers of parasitic gastrointestinal helminth larvae recovered from pasture samples. Australian Journal of Agricultural Research, v.24, n.1, p.161-168, 1973.
  • BRYAN, R.P. The effect of dung beetle, Onthophagus gazella, on the ecology of the infective larvae of gastrointestinal nematodes of cattle. Australian Journal of Agricultural Research, v.27, n.4, p.567-574, 1976.
  • COLLARES, N.C.P.; LEITE, R.C. Alguns aspectos etológicos da Haematobia irritans em Roraima. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnica, v.44, n.2, p.157-158, 1992.
  • DOUBE, B.M.; GILLER, P.S.; MEOLA, F. Dung burial strategies in some South African Coprini and Onitini dung beetles (Scarabaeidae: Scarabaeinae). Ecological Entomology, v.13, n.3, p.251-161, 1988.
  • FLECHTMANN, C.A.H.; RODRIGUES, S.R. Insetos fimícolas associados a fezes bovinas em Jaraguá do Sul/SC. 1. Besouros coprófagos (Coleoptera, Scarabaeidae). Revista Brasileira de Entomologia, v.39, n.2, p.303-309, 1995.
  • FLECHTMANN, C.A.H.; RODRIGUES, S.R.; GASPARETO, C.L. Controle biológico da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans irritans) em Selvíria, Mato Grosso do Sul. 5. Seleçăo de besouros coprófagos. Revista Brasileira de Entomologia, v.39, n.2, p.277-286, 1995a.
  • FLECHTMANN, C.A.H.; RODRIGUES, S.R.; SENO, M.C.Z. Controle biológico da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans irritans) em Selvíria, Mato Grosso do Sul. 3. Levantamento de espécies fimícolas associada a mosca. Revista Brasileira de Entomologia, v.39, n.2, p.249-258, 1995b.
  • FLECHTMANN, C.A.H.; RODRIGUES, S.R.; ARAÚJO, S.D.; WENZEL, R.L. Levantamento de insetos fimícolas em Ilha Solteira, S.P., Brasil. Revista Brasileira de Entomologia, v.39, n.1, p.115-120, 1995c.
  • GONÇALVES, M.C.V. A maior praga do gado infesta o Brasil. Casa da Agricultura, v.12, n.1, p.12-17, 1990.
  • GUIMARĂES, J.H. Haematobia irritans no Brasil, biologia, importância econômica e controle. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A MOSCA-DOS-CHIFRES Haematobia irritans, 1., Săo Paulo, 1991. Anais Săo Paulo: Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 1991. p.1-19.
  • HONER, M.R. Perspectivas de controle biológico da mosca-dos-chifres com Onthophagus gazella. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A MOSCA-DOS-CHIFRES Haematobia irritans, 1., Săo Paulo, 1990. Anais Săo Paulo: Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 1991. p.26-28.
  • HONER, M.R.; GOMES, A. O manejo integrado da mosca dos chifres, berne e carrapato em gado de corte. Campo Grande: EMBRAPA, CNPGC, 1990. 60p. (EMBRAPA CNPGC. Circular técnica, 22).
  • HOWDEN, H.F.; YOUNG, O.P. Panamanian Scarabaeinae: taxonomy, distribution, and habits (Coleoptera, Scarabaeidae). Contributions of the American Entomological Institute, v.18, n.1, p.1-204, 1981.
  • KALISZ, P.J.; STONE, E.L. Soil mixing by scarab beetles and pocket gophers in North Central Florida. Soil Science Society of America Journal, v.48, n.1, p.169-172, 1984.
  • KLEIN, B.C. Effects of forest fragmentation on dung and carrion beetle communities in central amazonia. Ecology, v.70, n.6, p.1715-1725, 1989.
  • MARTINEZ, A. Catalogo de los Scarabaeidae argentinos (Coleoptera). Revista del Museo Argentino de Ciencias Naturales "Bernardino Rivadavia" e Instituto Nacional de Investigacion de las Ciencias Naturales, v.5, n.1, p.1-125, 1959.
  • MERRITT, R.W.; ANDERSON, J.R. The effects of different pasture and rangeland ecosystens on the dynamics of insects in cattle dropping. Hilgardia, v.45, n.2, p.31-71, 1977.
  • RIDSDILL-SMITH, J.; MATTHIESSEN, J.N. Controling cattle dung and the bush fly. Journal of Agriculture of Western Australia, v.22, n.2, p.76-77, 1981.
  • RODRIGUES, S.R.; FLECHTMANN, C.A.H. Comparaçăo da fauna de besouros coprófagos em área de mata ciliar, de transiçăo e de pastagem em Selvíria/MS. Resultados preliminares. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 14, Piracicaba, 1993. Resumos Piracicaba: SEB, 1993. p.134.
  • RODRIGUES, S.R.; FLECHTMANN, C.A.H. Besouros coprófagos (Coleoptera, Scarabaeidae) em pastagens em Irati/PR. In: CONGRESSO DE ENTOMOLOGIA, 15., Caxambu, 1995. Anais Caxambu: SEB, 1995. p.581.
  • SAUERESSIG, T.M. Mosca-dos-chifres, Haematobia irritans: diagnóstico e controle. Planaltina: EMBRAPA, CNPGC, 1992. 9p. (EMBRAPA CAPC. Documentos, 43).
  • SILVEIRA NETO, S.; MONTEIRO, R.C. Uso de análise faunística de insetos na avaliaçăo do impacto ambiental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 14., Piracicaba, 1993. Resumos Piracicaba: SEB, 1993. p.192.
  • WATERHOUSE, D.F. The biological control of dung. Scientific American, v.230, n.3, p.100-109, 1974.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Nov 1998
  • Data do Fascículo
    Jan 1998

Histórico

  • Aceito
    20 Nov 1997
  • Recebido
    20 Ago 1996
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" USP/ESALQ - Scientia Agricola, Av. Pádua Dias, 11, 13418-900 Piracicaba SP Brazil, Phone: +55 19 3429-4401 / 3429-4486 - Piracicaba - SP - Brazil
E-mail: scientia@usp.br