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Práticas discursivas na consulta de enfermagem

RESUMOS

Práticas discursivas na consulta de enfermagem

Orientadora: Drª Ana Karina Bezerra Pinheiro

Costa AAS. Práticas discursivas na consulta de enfermagem [dissertação]. Fortaleza (CE): UFC/programa de pós-graduação em enfermagem; 2004.

No presente estudo, pretendeu-se compreender as práticas discursivas da enfermeira por meio dos repertórios interpretativos manifestos durante a consulta à cliente na assistência pré-natal. Para tanto, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, tendo como referencial teórico-metodológico as Práticas Discursivas e Produção de Sentidos no Cotidiano, proposto por Spink. O estudo de caso foi o desenho escolhido para o presente trabalho e, como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados a observação livre e direta e um roteiro contendo tópicos relevantes acerca da atitude do profissional a serem notificados durante a consulta de Enfermagem. Participaram do estudo quatro enfermeiras que realizam consulta a gestantes cadastradas no Programa Saúde da Família no Conjunto Timbó e no Distrito da Taíba localizados, respectivamente, nos municípios de Maracanaú e São Gonçalo do Amarante, no Estado do Ceará. Observando-se as enfermeiras, identificou-se o tempo dedicado ao trabalho com saúde da mulher, variando de três a doze anos. Todas portavam, no mínimo, diploma de especialização, sendo duas delas enfermeiras obstétricas. O ambiente do consultório e do local de trabalho dessas enfermeiras possuía uma estrutura que favorecia o desenvolvimento das atividades e correspondia à demanda da população assistida. Pela decodificação dos resultados, depreendeu-se que as práticas discursivas das enfermeiras guardavam similitudes e convergências. Suas expressões verbais e não verbais, bem como os repertórios interpretativos, foram utilizados com a intenção de proporcionar à cliente um ambiente acolhedor e um espaço de disponibilidade para a escuta. Constatou-se o fato de que todas demonstraram boa vontade, interesse, paciência, vontade de ajudar e educar a cliente, bem como a participação da família nas consultas foi por elas estimulada. A expressão de sentimentos por parte da gestante foi facilitada pela conversação e atitudes das enfermeiras. A reflexão conjunta de tais sentimentos, no entanto, muitas vezes, ficou limitada pelo enfoque tecnicista conferido à consulta. A ação persuasiva foi comumente empregada para incutir modos e comportamentos benéficos à cliente. O atendimento humanizado permeou as condutas das enfermeiras, porquanto cada gestante era tratada de forma singular observando-se suas necessidades de saúde e cuidado e reconhecidas como sujeitos com autonomia e liberdade. Considera-se que a abordagem dialógica presente no processo intersubjetivo formado no encontro profissional-cliente é a força motriz dessas enfermeiras que se empenharam em proporcionar mais do que a qualidade técnica, contemplando, diligentemente, a afetividade e a intuição no cuidado pré-natal. Na área de Enfermagem, este estudo, embora seja um fragmento da realidade, servirá para ressaltar os processos comunicativos como indispensáveis na identificação e no atendimento das necessidades de saúde do indivíduo, pois, para compreendê-lo, é preciso escutá-lo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Mar 2008
  • Data do Fascículo
    Jun 2006
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