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Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Texto contexto - enferm. vol.26 no.4 Florianópolis  2017  Epub 08-Jan-2018

https://doi.org/10.1590/0104-07072017002017editorial4 

Editorial

ELUCIDANDO A DISCIPLINA DE ENFERMAGEM COMO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ENFERMAGEM PROFISSIONAL

Jean Watson1  2  3 

1Doutora, Enfermeira, AHN-BC, FAAN, Living Legend (American Academy of Nursing), Fundadora/Diretora do Watson Caring Science Institute, Professora Catedrática/ Diretora Emérita, University of Colorado Denver, Denver Anschutz Medical Center College of Nursing

2Fundadora/Diretora do Watson Caring Science Institute

3Professora Catedrática/ Diretora Emérita, University of Colorado Denver, Denver Anschutz Medical Center College of Nursing


À medida que a Enfermagem se projeta para uma visão unitária de mundo em evolução, é importante criticar e explorar algumas dinâmicas deste avanço profissional da enfermagem, como uma disciplina de saúde distinta nos processos de curar-cuidar. Universalmente, o cuidado em saúde precisa responder às necessidades de cura e cuidado da humanidade, transcendendo hospitais, práticas institucionais industriais e sistemas burocráticos controlados pelo domínio curativista.

Tanto as enfermeiras quanto a Enfermagem são desafiadas a crescer e manter as suas bases como profissão de cuidado em saúde, em nível mundial. No entanto, esta não pode avançar para cumprir seu compromisso social sem clareza a respeito de suas bases disciplinares. Em outras palavras, a disciplina de Enfermagem é diferente, mas, ao mesmo tempo, é interseccionada pela evolução da profissão de enfermagem.

Sem uma orientação disciplinar clara e uma base para guiar o desenvolvimento da profissão, é fácil perder o rumo. A profissão Enfermagem, sem as bases disciplinares para o conhecimento e prática, pode ser facilmente guiada pela cultura hospitalar e pressão para sujeitar-se a uma visão medicalizada e clinicalizada da humanidade. Esta visão curativista das experiências humanas em saúde e doença está em contraste direto com a cosmovisão unitária da disciplina de Enfermagem, por exemplo, uma cosmovisão baseada em valores atemporais, uma orientação filosófica acerca da unidade corpo-mente-espírito, a saúde integral e o cuidado humano, além do conhecimento de cura que sustenta a humanidade global.

As teorias e filosofias da ciência são as bases do conhecimento específico desta disciplina. São as bases filosóficas, os valores e visões de mundo que transcendem as situações específicas e buscam fornecer explicações universais que possam refletir as bases ético-filosóficas e valores para todo o campo de estudo.1-2 Da mesma forma, as teorias contém pressupostos ontológicos, filosóficos e éticos; pressupostos epistemológicos sobre o conhecimento, e que contam como conhecimento. Mas, como buscamos conhecimento e valores sobre o que significa ser humano?

Abordagens específicas da disciplina a respeito do conhecimento indicam questões como: Qual a natureza da cura-cuidado humano, e das experiências de saúde? Como sustentamos o cuidado humano quando estamos ameaçados? Qual a relação entre o ser humano, o meio ambiente, a saúde planetária global e a ciência em geral?

Os experts , educadores, clínicos, pesquisadores e legisladores de Enfermagem têm a responsabilidade de sustentar a Enfermagem como uma disciplina distinta para o cuidado-cura-saúde, guiada por marcos teóricos existentes e em constante evolução dinâmica, fundamentais para o desenvolvimento do conhecimento em Enfermagem.

Enquanto a Enfermagem vai ao encontro do futuro, é importante elucidar as diferenças entre a disciplina de Enfermagem e a profissão de Enfermagem.

Quando as pessoas têm dificuldade em articular O que é Enfermagem? ou o que é a Ciência da Enfermagem?, ou, mais recentemente, O que é a Ciência do Cuidado?, geralmente há um vazio e as enfermeiras não têm a habilidade de verbalizar o conhecimento acerca da Enfermagem como uma disciplina distinta das demais.3

Os seguintes aspectos são essenciais para a disciplina de Enfermagem:2

  • A disciplina de Enfermagem é o que mantém os valores atemporais da enfermagem, além de suas origens e tradições e desenvolvimento de conhecimento para manter o cuidado, a humanidade e a saúde para todos.

  • Esta disciplina assegura e honra a ontologia da pessoa integralmente - a unidade corpo-mente-espírito e a uma visão unitária de mundo.

  • A disciplina é o que adere à orientação filosófica da enfermagem a respeito da humanidade e seu compromisso ético global para sustentar o cuidado-cura-saúde para todos.

  • A disciplina engloba as teorias, a orientação em direção ao desenvolvimento do conhecimento e o que conta como conhecimento, expandindo a ciência ocidental convencional e epistemologia clínica.

  • A disciplina engloba as tradições da pesquisa em enfermagem e as diversas abordagens para o desenvolvimento do conhecimento; a orientação específica desta disciplina a respeito do conhecimento, além de criticar "o que conta como conhecimento".

  • A disciplina visa metodologias diversas, criativas, inovadoras e métodos consistentes com o cuidado-cura-saúde humana - além de fenômenos e experiências da doença.

  • A disciplina contém teorias de médio e grande alcance e de situações específicas para fornecer uma visão evoluída, compartilhada e unitária de mundo, onde a saúde está relacionada à justiça social e moral e a pessoa, na sua integralidade, como um sistema de processos e resultados. Reconhece que o cuidado humano e o cuidado ecológico são únicos. O planeta e os seres humanos estão conectados. Isto reflete uma posição disciplinar distinta.

Todas as teorias de Enfermagem assumem uma posição sobre o conhecimento disciplinar e esta construção coletiva conduz à identidade profissional e à visibilidade do conhecimento de Enfermagem. Sem identidade, clareza disciplinar e compromisso de apoiar e promover o desenvolvimento substantivo do conhecimento de Enfermagem, esta não irá existir.

A profissão Enfermagem, nos últimos anos, com o aumento das crises externas da economia, das ciências de gestão, das tecnologias, das práticas e políticas de medicalização nos hospitais, tem sido desviada de suas bases disciplinares. Esta tem sido definida por práticas de enfermagem hospitalares tecno-industriais e de cuidado das doenças. Porém, a Enfermagem é muito mais do que sujeitar-se ao controle institucional dos hospitais. A Enfermagem é diretamente responsável pelos indivíduos, grupos humanos e experiências comunitárias.

Sem uma orientação disciplinar clara e uma base para guiar o desenvolvimento da profissão, é fácil perder o rumo. Qualquer profissão que não tenha uma linguagem disciplinar específica, para dar voz ao seu papel na sociedade, torna-se e permanece invisível; de fato, poderia até não existir. Neste ponto de inflexão, todas as enfermeiras do mundo estão convidadas para avançar na Enfermagem como disciplina científica distinta no cuidado humano e no processo de cura-saúde. Ou, então, retrocedemos a ótimos profissionais técnicos, trabalhando dentro de um sistema de saúde global totalmente transformado.

REFERÊNCIAS

1 Watson J. Caring Science as Sacred Science. Philadelphia (US): FA Davis; 2016. [ Links ]

2 Watson J. Unitary Caring Science: the Philosophy and Praxis of Nursing. Boulder, CO (US): University Press of Colorado; 2018 [in process]. [ Links ]

3 Watson J, Pharris M, Jones D, Turkel M, Cowling R. Task Group American Academy Nursing, Expert Panel Theory-Guided Practice, 2016 [Draft Manuscript]. [ Links ]

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