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TELESSIMULAÇÃO SÍNCRONA E OBSERVACIONAL EM SAÚDE: SCOPING REVIEW

RESUMO

Objetivo

mapear as etapas e componentes necessários para a operacionalização de um design de telessimulação síncrona e observacional no contexto do desenvolvimento de competências clínicas voltadas a estudantes e profissionais de saúde.

Método

scoping review sustentada pelas recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews: Checklist and Explanation e pelos pressupostos do método Joanna Briggs Institute Reviews’ manual. Realizou-se a busca em novembro de 2021 em 13 bases de dados, totalizando nove estudos na amostra final, analisados por meio de Análise Temática.

Resultados

desenvolveram-se duas categorias: etapas e componentes para a operacionalização de um design de telessimulação síncrona e observacional; e desafios para implementar a telessimulação síncrona e observacional.

Conclusão

a operacionalização da telessimulação síncrona e observacional vem sendo sustentada por um design instrucional de seis etapas, caracterizadas pelo planejamento, preparação, participação, teledebriefing, avaliação do aprendiz/coleta de feedback e aprendizagem adicional, capazes de desenvolver as habilidades cognitivas e afetivas do aprendiz. Destacaram-se, ainda, os desafios pertinentes a este contexto, configurados pela necessidade de se obter uma estrutura tecnológica suficiente para transmissão remota do cenário telessimulado e um corpo docente adequadamente treinado.

DESCRITORES
Educação à distância; Aprendizagem; Treinamento por simulação; Estudantes de Ciências da Saúde; Pessoal de saúde; Competência clínica

ABSTRACT

Objective:

to map the necessary steps and components for operationalizing a synchronous and observational telesimulation design in the context of developing clinical competencies aimed at students and health professionals.

Method

a scoping review supported by the recommendations of the Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews: Checklist and Explanation, and by the assumptions of the Joanna Briggs Institute Reviews’ manual method. The search was carried out in November 2021 in 13 databases, totaling nine studies in the final sample, which were then analyzed using Thematic Analysis.

Results

two categories were developed: steps and components for operationalizing a synchronous and observational telesimulation design; and challenges to implement synchronous and observational telesimulation.

Conclusion

operationalizing a synchronous and observational telesimulation has been supported by a six-step instructional design, characterized by planning, preparation, participation, teledebriefing, learner assessment/feedback collection and additional learning, capable of developing the students’ cognitive and affective skills. The relevant challenges to this context were also highlighted, configured by the need to obtain a sufficient technological structure for remotely transmitting the telesimulated scenario and an adequately trained faculty.

DESCRIPTORS:
Distance Education; Learning; Simulation training; Health Sciences students; Healthcare personnel; Clinical competence

RESUMEN

Objetivo

mapear los pasos y componentes necesarios para la operacionalización de un diseño de telesimulación síncrona y observacional en el contexto del desarrollo de competencias clínicas dirigidas a estudiantes y profesionales de la salud.

Método

scoping review respaldada por las recomendaciones de Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews: Checklist and Explanation y por los supuestos del método manual de Joanna Briggs Institute Reviews. La búsqueda se realizó en noviembre de 2021 en 13 bases de datos, totalizando nueve estudios en la muestra final, analizados mediante Análisis Temático.

Resultados

se desarrollaron dos categorías: etapas y componentes para la operacionalización de un diseño de telesimulación síncrona y observacional; y desafíos para implementar la telesimulación síncrona y observacional.

Conclusión

la puesta en funcionamiento de la telesimulación observacional y sincrónica ha sido respaldada por un diseño instruccional de seis pasos, caracterizado por planificación, preparación, participación, teledebriefing, evaluación del alumno/ recopilación de comentarios y aprendizaje adicional, capaz de desarrollar las habilidades cognitivas y afectivas del aprendiz. También se destacaron los desafíos relevantes a este contexto, configurados por la necesidad de obtener una estructura tecnológica suficiente para la transmisión remota del escenario telesimulado y un cuerpo docente adecuadamente capacitado.

DESCRIPTORES:
Educación a distancia; Aprendizaje; Entrenamiento de simulación; Estudiantes de Ciencias de la Salud; Personal de salud; Competencia clínica

INTRODUÇÃO

O longo período pandêmico, ocasionado pelo vírus Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2), dificultou os processos pedagógicos sustentados pela prática clínica presencial e tornou desafiadora a execução de uma educação baseada em simulação11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
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Esta condição, além de exigir uma rápida adaptação quanto às abordagens de ensino adotadas em saúde no mundo todo, fomentou o uso de novas tecnologias educacionais, baseadas em experiências simuladas de alto nível, capazes de atingir ambientes longínquos de difícil acesso e estabelecer a aprendizagem de maneira online como a telessimulação11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
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-22. Honda R, McCoy CE. Teledebriefing in Medical Simulation [Internet]. Treasure Island: StatPearls; 2020 [cited 2021 Sep 22]. Available from: Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK546584 /
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Durante a Conferência Internacional da Sociedade para Simulação em Saúde, realizada em 2016 nos Estados Unidos, propôs-se ampliar a definição de telessimulação, caracterizando-a como um processo pelo qual recursos de telecomunicação e simulação são adotados para fornecer educação, treinamento e/ou avaliação para alunos em um local externo22. Honda R, McCoy CE. Teledebriefing in Medical Simulation [Internet]. Treasure Island: StatPearls; 2020 [cited 2021 Sep 22]. Available from: Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK546584 /
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-33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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.

Fundamentados por este conceito, pesquisadores acreditam que a telessimulação permite o alcance dos aprendizes onde há limitações de distância que impedem a instrução eficiente, minimizando restrições de tempo ou a falta de educadores disponíveis com experiência em um conteúdo específico, aproveitando-se de recursos audiovisuais interativos para implementar modelos capazes de fornecer uma simulação centrada no aluno e nos objetivos de aprendizagem22. Honda R, McCoy CE. Teledebriefing in Medical Simulation [Internet]. Treasure Island: StatPearls; 2020 [cited 2021 Sep 22]. Available from: Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK546584 /
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,44. Thomas A, Burns R, Sanseau E, Auerbach M. Tips for conducting telesimulation-based medical education. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(1):e12479.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.12479
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.

Embora ainda não tenha sido estabelecida uma taxonomia comum para a telessimulação, já é possível identificar as suas classificações nomeadas de acordo com a sincronicidade entre o instrutor e o aprendiz, definida como síncrona (ambos vivenciam e/ou observam a atividade em tempo real) e assíncrona (o aprendiz vivencia parte da atividade off-line por meio de vídeos pré-gravados e parte online com auxílio de um instrutor ou, ainda, quando ocorre toda a atividade proposta off-line e sem a presença do instrutor)11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
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,55. Duff J, Kardong-Edgren S, Chang TP, Elkin RL, Ramachandra G, Stapleton S, et al. Closing the gap: a call for a common blueprint for remote distance telesimulation. BMJ Simul Technol Enhanc Learn [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];7(4):185-7.Available from: https://doi.org/10.1136/bmjstel-2021-000875
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. Também, de acordo com a natureza de participação do aluno, caracterizada pela telessimulação móvel (quando o aprendiz recebe materiais para o seu treinamento prático remotamente), pela telessimulação observacional (o aprendiz apenas observa, à distância, a execução do cenário e participa do teledebriefing), e ainda de acordo com o número de estratégias utilizadas durante a telessimulação, denominando-se híbrida11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
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,55. Duff J, Kardong-Edgren S, Chang TP, Elkin RL, Ramachandra G, Stapleton S, et al. Closing the gap: a call for a common blueprint for remote distance telesimulation. BMJ Simul Technol Enhanc Learn [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];7(4):185-7.Available from: https://doi.org/10.1136/bmjstel-2021-000875
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Sobre a classificação de sincronicidade da telessimulação entre instrutores e aprendizes, vale ressaltar que evidências científicas apontam um maior desenvolvimento de competências clínicas como o conhecimento e as habilidades psicomotoras voltadas, por exemplo, às técnicas cirúrgicas, quando aplicadas a telessimulação de caráter síncrona, isto é, alunos e professores vivenciam a experiência em tempo real e de maneira online, do que quando utilizada a telessimulação assíncrona, baseada na autoprática de maneira off-line66. Okrainec A, Henao O, Azzie G. Telesimulation: an effective method for teaching the fundamentals of laparoscopic surgery in resource-restricted countries. Surg Endosc [Internet]. 2010 [cited 2022 Aug 22];24(2):417-22.Available from: http://doi.org/10.1007/s00464-009-0572-6
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. No entanto, mesmo diante da potencialidade da telessimulação síncrona, esta é uma questão que instiga ainda, a necessidade de maior aprofundamento e exploração científica, haja vista a escassez de literatura, capaz de esclarecer este contexto e a intenção de otimizar a sua adoção, de forma bem sucedida, diante da variabilidade de implementações44. Thomas A, Burns R, Sanseau E, Auerbach M. Tips for conducting telesimulation-based medical education. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(1):e12479.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.12479
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Destacam-se ainda, as classificações da telessimulação, e, para ultrapassar as barreiras impostas pela falta de recursos financeiros que viabilizem o tipo móvel com o envio de simuladores e peças anatômicas para o treinamento do aprendiz, a telessimulação observacional, em que o aluno apenas contempla a experiência simulada à distância, vem ganhando um espaço pedagógico considerável em países em desenvolvimento11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
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,44. Thomas A, Burns R, Sanseau E, Auerbach M. Tips for conducting telesimulation-based medical education. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(1):e12479.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.12479
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, o que exige planejamento e a implementação de um design/protocolo validado que contenha as etapas e componentes da telessimulação44. Thomas A, Burns R, Sanseau E, Auerbach M. Tips for conducting telesimulation-based medical education. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(1):e12479.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.12479
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Ademais, ainda não se evidencia na literatura uma diretriz capaz de padronizar uma linguagem comum e definir a operacionalização ideal da telessimulação dificultando a sistematização desta estratégia pedagógica55. Duff J, Kardong-Edgren S, Chang TP, Elkin RL, Ramachandra G, Stapleton S, et al. Closing the gap: a call for a common blueprint for remote distance telesimulation. BMJ Simul Technol Enhanc Learn [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];7(4):185-7.Available from: https://doi.org/10.1136/bmjstel-2021-000875
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. Ante este contexto, é necessário reconhecer os desafios para a adoção da telessimulação no ensino e aprendizagem em saúde, como a incipiência de pesquisas que abordam o percurso metodológico mais efetivo para realizá-la77. McCoy CE, Alrabah R, Weichmann W, Langdorf MI, Ricks C, Chakravarthy B, et al. Feasibility of Telesimulation and Google Glass for Mass Casualty Triage Education and Training. West J Emerg Med [Internet]. 2019 [cited 2021 Sep 22];20(3):512-9.Available from: https://doi.org/10.5811/westjem.2019.3.40805
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e, sobretudo, considerar que ainda não está claro, principalmente, em âmbito nacional, qual a melhor maneira para otimizar a telessimulação de caráter síncrono e observacional88. Diaz MCG, Walsh BM. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];18(2):121-5.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.13273
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. O presente estudo tem como objetivo mapear as etapas e componentes necessários para a operacionalização de um design de telessimulação síncrona e observacional no contexto do desenvolvimento de competências clínicas voltadas a estudantes e profissionais de saúde.

MÉTODO

Trata-se de uma scoping review sobre a telessimulação síncrona e observacional, viabilizada pela participação online em tempo real de instrutores e alunos com a observação do cenário clínico pelos aprendizes55. Duff J, Kardong-Edgren S, Chang TP, Elkin RL, Ramachandra G, Stapleton S, et al. Closing the gap: a call for a common blueprint for remote distance telesimulation. BMJ Simul Technol Enhanc Learn [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];7(4):185-7.Available from: https://doi.org/10.1136/bmjstel-2021-000875
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. Optou-se por este tipo de revisão ao considerar a demanda por informações e a escassez de manuscritos que esclarecem a operacionalização desta modalidade de simulação, condição capaz de justificar a inclusão de documentos convencionais e não convencionais, para identificar as lacunas sobre a temática e fornecer bases significativas de pesquisas futuras99. Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med [Internet]. 2018 [cited 2021 Sep 22];169(7):467-73.Available from: https://doi.org/10.7326/M18-0850
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.

Registrou-se o protocolo de pesquisa na plataforma Open Science Framework (https://osf.io/6amvb) sustentando o seu percurso metodológico nas recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation99. Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med [Internet]. 2018 [cited 2021 Sep 22];169(7):467-73.Available from: https://doi.org/10.7326/M18-0850
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e pressupostos do método Joanna Briggs Institute Reviews’ manual1010. Aromataris E, Munn Z, editors. Joanna Briggs Institute Reviewer´s Manual, JBI [Internet]. 2015 [cited 2021 Sep 22].Available from: https://reviewersmanual.joannabriggs.org/
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. Cumpriram-se cinco etapas: (1) identificação da questão de pesquisa; (2) identificação de estudos relevantes; (3) seleção de estudos para revisão; (4) mapeamento dos dados; e (5) coleta, resumo e relato dos resultados1111. Arksey H, O'Malley L. Scoping studies: towards a methodological framework. Int J Soc Res Methodol [Internet]. 2005 [cited 2021 Sep 22];8(1):19-32.Available from: https://doi.org/10.1080/1364557032000119616
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, detalhadas a seguir:

Elaborou-se a questão de pesquisa por meio dos elementos fundamentais do mnemônico Population - Concept - Context (PCC)1010. Aromataris E, Munn Z, editors. Joanna Briggs Institute Reviewer´s Manual, JBI [Internet]. 2015 [cited 2021 Sep 22].Available from: https://reviewersmanual.joannabriggs.org/
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,1212. Sousa LMM, Marques JM, Firmino CF, Frade F, Valentim OS, Antunes AV. Modelos de formulação da questão de investigação na prática baseada na evidência. Rev Invest Enferm [Internet]. 2018 [cited 2021 Sep 22];31-9. Available from: Available from: https://www.researchgate.net/publication/325699143_MODELOS_DE_FORMULACAO_DA_QUESTAO_DE_INVESTIGACAO_NA_PRATICA_BASEADA_NA_EVIDENCIA
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, definindo-se como acrônimo “P” (população): estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais do âmbito da saúde; o acrônimo “C” (conceito): a operacionalização da telessimulação síncrona e observacional como modalidade de ensino e aprendizagem; e como acrônimo “C” (contexto): o desenvolvimento de competências clínicas e habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas no âmbito da saúde. Desta forma, obteve-se a seguinte pergunta: Quais as etapas e componentes são necessários para operacionalizar um design de telessimulação síncrona e observacional aplicada ao contexto do desenvolvimento de competências clínicas voltadas a estudantes e profissionais de saúde?

A busca das evidências ocorreu em novembro de 2021 nas seguintes bases de dados: US National Library of Medicine National Institutes Database Search of Health (Medline/PubMed®), Scopus, Embase, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Web of Science, Education Resources Information Center (ERIC), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). E, ainda, bases de dados não convencionais em estudos de revisão, para abranger a literatura cinzenta, caracterizadas por: Catálogo de Teses e Dissertações do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Europe E-Theses Portal (DART), Electronic Theses Online Service (EThOS), Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), National ETD Portal e Theses Canadá.

Utilizaram-se os descritores em saúde disponíveis no Portal de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) em português, inglês e espanhol, além dos descritores do Embase Subject Headings (Emtree) e do Medical Subject Headings (MESH) em inglês, optando-se por: “Estudantes de Ciências da Saúde”, “Pessoal de Saúde”, “Treinamento por Simulação”; “Competência Clínica” e as palavras-chave: “Telessimulação” e “Simulação Virtual”.

A identificação dos estudos ocorreu combinando-se os elementos da estratégia PCC, operadores booleanos e códigos de busca, específicos para cada base de dados, visto que cada uma funciona de forma única e responde a comandos diferentes, o que implica a adaptação da estratégia. Ainda, ressalta-se que as palavras-chave “Simulação Virtual” e “Telessimulação” foram adotadas na intenção de direcionar a busca para o objeto de estudo pretendido, e que nas bases de dados não convencionais, para seleção da literatura cinzenta, adotou-se a palavra-chave Telessimulação em suas versões na língua inglesa, espanhola e em português, haja vista tais repositórios não permitem a utilização de estratégias de busca avançada.

As bases de dados adotadas, descritores, palavras-chave e respectivas estratégias de busca estão apresentadas no Quadro 1, a seguir.

Quadro 1 -
Apresentação das bases de dados, descritores, palavras-chave e estratégias de busca. Uberaba, MG, Brasil, 2021.

Os estudos foram selecionados considerando os seguintes critérios de inclusão: pesquisas primárias, revisões de literatura, editoriais, dissertações e teses, que abordaram as etapas e/ou componentes necessários para estabelecer um design/protocolo de telessimulação voltado ao ensino e aprendizagem de estudantes e profissionais no âmbito da saúde sem delimitar recorte temporal e idioma, publicados de forma eletrônica. Excluíram-se registros que abordam outros tipos de simulação que não sejam a síncrona e observacional.

Considerou-se, primeiramente, a literatura identificada em fontes convencionais (manuscritos primários e secundários), procedendo-se, em seguida, à exportação da fonte de informação para um programa de revisão gratuito da web de versão única chamado Rayyan Qatar Computing Research Institute (Rayyan QCRI), capaz de excluir artigos duplicados e facilitar a triagem inicial, cegar o pesquisador auxiliar e incorporar um alto nível de usabilidade, eficácia e confiabilidade no processo de seleção1313. Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan-a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev [Internet]. 2016 [cited 2021 Sep 22];5(1):210. Available from: Available from: https://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/s13643-016-0384-4
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.

Depois dessa etapa, realizou-se a seleção das pesquisas exportadas para o Rayyan, pela leitura de títulos e resumos por dois pesquisadores independentes, experts na temática da simulação. Apresentaram divergência de seleção, entre os pesquisadores, 37 artigos, encaminhados para um terceiro pesquisador, responsável pela decisão de incluí-los ou não na amostra.

Procedeu-se, em seguida, à seleção manual da literatura cinzenta identificada (teses e dissertações) pela leitura de títulos e resumos por dois pesquisadores especialistas na temática proposta, e, em seguida, à leitura na íntegra de todo o acervo literário selecionado (artigos, dissertações e teses) para a definição da amostra final. Salienta-se, ainda, que foi realizada a busca na lista de referência dos estudos que compuseram a amostra, a fim de verificar a possibilidade de novas inclusões, no entanto, nenhum artigo novo ou literatura cinzenta foi inserida.

A extração das informações dos manuscritos, pertinentes à questão de pesquisa, foi realizada por meio de um instrumento1414. Ursi ES, Galvão CM. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Rev Lat Am Enfermagem [Internet]. 2006 [cited 2021 Sep 22];14(1):124-31. Available from: Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v14n1/v14n1a17
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construído e validado em face e conteúdo por pesquisadores brasileiros, na intenção de facilitar a extração dos achados e das evidências científicas em estudos de revisão, composta pelos domínios: (1) identificação do artigo original; (2) características metodológicas do estudo; e (3) avaliação do rigor metodológico, das intervenções mensuradas e dos resultados encontrados. Esse instrumento foi adaptado para a presente pesquisa, contemplando-se as informações de interesse: autores do manuscrito; ano de publicação; país de origem do estudo; objetivo e cenário clínico abordado; tipo de estudo; público-alvo; habilidades avaliadas; procedimento para realizar a telessimulação; principais desfechos; e nível de evidência1515. Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. 2nd ed. Philadelphia: Wolters Kluwer Health/Pippincott Williams & Wilkins; 2011..

Os estudos analisados foram mapeados de acordo com os critérios previamente definidos e aprofundados à luz dos princípios da Análise Temática de Minayo1616. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2008.. Para obter os eixos e suas categorias, cumpriram-se três etapas: (1) etapa de pré-análise na qual, primeiramente, realizou-se uma leitura dos manuscritos da amostra final, observando quais evidências ou informações eram semelhantes em cada artigo. As informações que se repetiam sobre os elementos que sustentam um design ou protocolo de telessimulação, respondendo ao objetivo pretendido foram agrupadas e denominadas de unidades de registro. Ao agrupar os achados quanto aos componentes e etapas desta modalidade de telessimulação, evidenciaram-se os desafios para operacionalizá-la, o que provocou a segunda categoria de resultados; (2) exploração do material: com as unidades de registro identificadas, realizou-se o agrupamento das informações que caracterizavam os mesmos assuntos, gerando ambas as categorias; (3) tratamento dos dados: após a sua estruturação, as categorias foram analisadas, interpretadas e descritas, para esclarecer todas as etapas e componentes da telessimulação síncrona e observacional assim como todos os desafios inerentes a este contexto.

RESULTADOS

Identificaram-se 1901 estudos, e nove compuseram a amostra final da presente pesquisa. O processo de seleção foi demonstrado na Figura 1, a seguir.

Figura 1 -
Fluxograma de identificação, seleção e inclusão dos estudos, elaborado com base na recomendação Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Uberaba, MG, Brasil, 2021. Nota: *CINAHL: Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature; †LILACS: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; ‡CAPES: Catálogo de Teses e Dissertações do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; §DART: Europe E-Theses Portal; ||EThOS: Electronic Theses Online Service; ¶RCAAP: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal.

Dentre os nove estudos incluídos na presente amostra, houve predomínio de pesquisas norte-americanas11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
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,33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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-44. Thomas A, Burns R, Sanseau E, Auerbach M. Tips for conducting telesimulation-based medical education. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(1):e12479.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.12479
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,77. McCoy CE, Alrabah R, Weichmann W, Langdorf MI, Ricks C, Chakravarthy B, et al. Feasibility of Telesimulation and Google Glass for Mass Casualty Triage Education and Training. West J Emerg Med [Internet]. 2019 [cited 2021 Sep 22];20(3):512-9.Available from: https://doi.org/10.5811/westjem.2019.3.40805
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-88. Diaz MCG, Walsh BM. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];18(2):121-5.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.13273
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,1717. Yang T, Buck S, Evans L, Auerbach M. A Telesimulation Elective to Provide Medical Students With Pediatric Patient Care Experiences During the COVID Pandemic. Pediatr Emerg Care [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];37(2):119-22. Available from: https://doi.org/10.1097/pec.0000000000002311, do ano de 202144. Thomas A, Burns R, Sanseau E, Auerbach M. Tips for conducting telesimulation-based medical education. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(1):e12479.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.12479
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,88. Diaz MCG, Walsh BM. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];18(2):121-5.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.13273
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,1717. Yang T, Buck S, Evans L, Auerbach M. A Telesimulation Elective to Provide Medical Students With Pediatric Patient Care Experiences During the COVID Pandemic. Pediatr Emerg Care [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];37(2):119-22. Available from: https://doi.org/10.1097/pec.0000000000002311-2020. Gutierrez-Barreto SE, Argueta-Muñoz FD, Ramirez-Arias JD, Scherer-Castanedo E, Hernández-Gutiérrez LS, Olvera-Cortés HE. Implementation Barriers in Telesimulation as an Educational Strategy: An Interpretative Description. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(9):e17852.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.17852
https://doi.org/10.7759/cureus.17852...
, descritivas com nível de evidência 644. Thomas A, Burns R, Sanseau E, Auerbach M. Tips for conducting telesimulation-based medical education. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(1):e12479.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.12479
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,88. Diaz MCG, Walsh BM. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];18(2):121-5.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.13273
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,1717. Yang T, Buck S, Evans L, Auerbach M. A Telesimulation Elective to Provide Medical Students With Pediatric Patient Care Experiences During the COVID Pandemic. Pediatr Emerg Care [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];37(2):119-22. Available from: https://doi.org/10.1097/pec.0000000000002311-2020. Gutierrez-Barreto SE, Argueta-Muñoz FD, Ramirez-Arias JD, Scherer-Castanedo E, Hernández-Gutiérrez LS, Olvera-Cortés HE. Implementation Barriers in Telesimulation as an Educational Strategy: An Interpretative Description. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(9):e17852.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.17852
https://doi.org/10.7759/cureus.17852...
, voltadas ao processo de ensino e aprendizagem telessimulado de estudantes e profissionais médicos11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
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,33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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,77. McCoy CE, Alrabah R, Weichmann W, Langdorf MI, Ricks C, Chakravarthy B, et al. Feasibility of Telesimulation and Google Glass for Mass Casualty Triage Education and Training. West J Emerg Med [Internet]. 2019 [cited 2021 Sep 22];20(3):512-9.Available from: https://doi.org/10.5811/westjem.2019.3.40805
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-88. Diaz MCG, Walsh BM. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];18(2):121-5.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.13273
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,1717. Yang T, Buck S, Evans L, Auerbach M. A Telesimulation Elective to Provide Medical Students With Pediatric Patient Care Experiences During the COVID Pandemic. Pediatr Emerg Care [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];37(2):119-22. Available from: https://doi.org/10.1097/pec.0000000000002311,2020. Gutierrez-Barreto SE, Argueta-Muñoz FD, Ramirez-Arias JD, Scherer-Castanedo E, Hernández-Gutiérrez LS, Olvera-Cortés HE. Implementation Barriers in Telesimulation as an Educational Strategy: An Interpretative Description. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(9):e17852.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.17852
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, principalmente, no âmbito da urgência e emergência11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
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,33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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,77. McCoy CE, Alrabah R, Weichmann W, Langdorf MI, Ricks C, Chakravarthy B, et al. Feasibility of Telesimulation and Google Glass for Mass Casualty Triage Education and Training. West J Emerg Med [Internet]. 2019 [cited 2021 Sep 22];20(3):512-9.Available from: https://doi.org/10.5811/westjem.2019.3.40805
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,1717. Yang T, Buck S, Evans L, Auerbach M. A Telesimulation Elective to Provide Medical Students With Pediatric Patient Care Experiences During the COVID Pandemic. Pediatr Emerg Care [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];37(2):119-22. Available from: https://doi.org/10.1097/pec.0000000000002311.

As habilidades consideradas para avaliação dos aprendizes diante de vivências telessimuladas abrangeram aspectos cognitivos (conhecimento)33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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,88. Diaz MCG, Walsh BM. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];18(2):121-5.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.13273
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,1818. O’Era A, Ferreira C, Hnatyshyn T, Krut B. Family nursing telesimulation: Teaching therapeutic communication in an authentic way. Teach Learn Nurs [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];16(4):404-9.Available from: https://doi.org/10.1016/j.teln.2021.06.013
https://doi.org/10.1016/j.teln.2021.06.0...
-1919. Kurji Z, Aijaz A, Aijaz A, Jetha Z, Cassum S. Telesimulation Innovation on the Teaching of SPIKES Model on Sharing Bad News. Asia Pac J Oncol Nurs [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];8(6):623-7.Available from: https://doi.org/10.4103/apjon.apjon-20108
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e, principalmente, os afetivos (comportamento/sentimentos/atitudes/percepções)11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
https://doi.org/10.1177/1046878120926561...
,33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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,77. McCoy CE, Alrabah R, Weichmann W, Langdorf MI, Ricks C, Chakravarthy B, et al. Feasibility of Telesimulation and Google Glass for Mass Casualty Triage Education and Training. West J Emerg Med [Internet]. 2019 [cited 2021 Sep 22];20(3):512-9.Available from: https://doi.org/10.5811/westjem.2019.3.40805
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-88. Diaz MCG, Walsh BM. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];18(2):121-5.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.13273
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,1717. Yang T, Buck S, Evans L, Auerbach M. A Telesimulation Elective to Provide Medical Students With Pediatric Patient Care Experiences During the COVID Pandemic. Pediatr Emerg Care [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];37(2):119-22. Available from: https://doi.org/10.1097/pec.0000000000002311,1919. Kurji Z, Aijaz A, Aijaz A, Jetha Z, Cassum S. Telesimulation Innovation on the Teaching of SPIKES Model on Sharing Bad News. Asia Pac J Oncol Nurs [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];8(6):623-7.Available from: https://doi.org/10.4103/apjon.apjon-20108
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-2020. Gutierrez-Barreto SE, Argueta-Muñoz FD, Ramirez-Arias JD, Scherer-Castanedo E, Hernández-Gutiérrez LS, Olvera-Cortés HE. Implementation Barriers in Telesimulation as an Educational Strategy: An Interpretative Description. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(9):e17852.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.17852
https://doi.org/10.7759/cureus.17852...
. A seguir, o Quadro 2 apresenta a caracterização dos estudos incluídos na amostra.

Quadro 2 -
Caracterização dos estudos que compuseram a amostra da Scoping Reviews. Uberaba, MG, Brasil, 2021.

Os achados mapeados por meio da presente scoping review possibilitaram a estruturação de duas categorias: (1) Etapas e componentes para a operacionalização de um design de telessimulação síncrona e observacional; e (2) Desafios para implementar a telessimulação síncrona e observacional.

A primeira categoria que considerou a identificação, síntese e descrição das etapas e respectivos componentes capazes de caracterizar como a telessimulação síncrona e observacional vem sendo operacionalizada na contemporaneidade, com a intenção de amparar o planejamento e execução de um design instrucional neste tipo de telessimulação. O Quadro 3, a seguir, apresenta a primeira categoria de resultados.

Quadro 3 -
Etapas e componentes para operacionalizar a telessimulação síncrona e observacional em saúde. Uberaba, MG, Brasil, 2021.

Em seguida, a segunda categoria, denominada de “Desafios para implementar a telessimulação síncrona e observacional”, abordou as dificuldades mapeadas na literatura selecionada, para planejar executar e obter a participação efetiva dos aprendizes em uma vivência telessimulada, de caráter síncrono e observacional, no âmbito do processo de ensino e aprendizagem em saúde, a saber: (1) exigência de uma estrutura institucional baseada em recursos tecnológicos, humanos e financiamento capaz de viabilizar a transmissão ao vivo da telessimulação para os aprendizes33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
https://doi.org/10.1002/aet2.10015...
,77. McCoy CE, Alrabah R, Weichmann W, Langdorf MI, Ricks C, Chakravarthy B, et al. Feasibility of Telesimulation and Google Glass for Mass Casualty Triage Education and Training. West J Emerg Med [Internet]. 2019 [cited 2021 Sep 22];20(3):512-9.Available from: https://doi.org/10.5811/westjem.2019.3.40805
https://doi.org/10.5811/westjem.2019.3.4...
,1818. O’Era A, Ferreira C, Hnatyshyn T, Krut B. Family nursing telesimulation: Teaching therapeutic communication in an authentic way. Teach Learn Nurs [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];16(4):404-9.Available from: https://doi.org/10.1016/j.teln.2021.06.013
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-2020. Gutierrez-Barreto SE, Argueta-Muñoz FD, Ramirez-Arias JD, Scherer-Castanedo E, Hernández-Gutiérrez LS, Olvera-Cortés HE. Implementation Barriers in Telesimulation as an Educational Strategy: An Interpretative Description. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(9):e17852.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.17852
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; (2) comprometimento, treinamento e conhecimento de um corpo docente capaz de planejar e executar uma atividade telessimulada33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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,1818. O’Era A, Ferreira C, Hnatyshyn T, Krut B. Family nursing telesimulation: Teaching therapeutic communication in an authentic way. Teach Learn Nurs [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];16(4):404-9.Available from: https://doi.org/10.1016/j.teln.2021.06.013
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-2020. Gutierrez-Barreto SE, Argueta-Muñoz FD, Ramirez-Arias JD, Scherer-Castanedo E, Hernández-Gutiérrez LS, Olvera-Cortés HE. Implementation Barriers in Telesimulation as an Educational Strategy: An Interpretative Description. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(9):e17852.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.17852
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. Em menor destaque na literatura, descrevem-se: (3) acesso deficiente à internet ou recursos tecnológicos de aprendizes em certas áreas remotas1515. Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. 2nd ed. Philadelphia: Wolters Kluwer Health/Pippincott Williams & Wilkins; 2011.,1818. O’Era A, Ferreira C, Hnatyshyn T, Krut B. Family nursing telesimulation: Teaching therapeutic communication in an authentic way. Teach Learn Nurs [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];16(4):404-9.Available from: https://doi.org/10.1016/j.teln.2021.06.013
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; (4) aceitação do aprendiz a uma nova estratégia pedagógica2020. Gutierrez-Barreto SE, Argueta-Muñoz FD, Ramirez-Arias JD, Scherer-Castanedo E, Hernández-Gutiérrez LS, Olvera-Cortés HE. Implementation Barriers in Telesimulation as an Educational Strategy: An Interpretative Description. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(9):e17852.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.17852
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; (5) barreira de comunicação do aprendiz em um ambiente online2020. Gutierrez-Barreto SE, Argueta-Muñoz FD, Ramirez-Arias JD, Scherer-Castanedo E, Hernández-Gutiérrez LS, Olvera-Cortés HE. Implementation Barriers in Telesimulation as an Educational Strategy: An Interpretative Description. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(9):e17852.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.17852
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; (6) incipiência de instrumentos disponíveis e validados para avaliação dos resultados de aprendizagem33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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; (7) incipiência da inserção da estratégia telessimulada nos planos pedagógicos dos cursos de graduação da área da saúde33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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.

DISCUSSÃO

O mapeamento das etapas e componentes inerentes à operacionalização de um design de telessimulação síncrona e observacional foi o foco da presente investigação.

Tratando-se de uma modalidade de simulação de recente exploração científica11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
https://doi.org/10.1177/1046878120926561...
,44. Thomas A, Burns R, Sanseau E, Auerbach M. Tips for conducting telesimulation-based medical education. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(1):e12479.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.12479
https://doi.org/10.7759/cureus.12479...
,88. Diaz MCG, Walsh BM. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];18(2):121-5.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.13273
https://doi.org/10.1111/tct.13273...
,1717. Yang T, Buck S, Evans L, Auerbach M. A Telesimulation Elective to Provide Medical Students With Pediatric Patient Care Experiences During the COVID Pandemic. Pediatr Emerg Care [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];37(2):119-22. Available from: https://doi.org/10.1097/pec.0000000000002311-2020. Gutierrez-Barreto SE, Argueta-Muñoz FD, Ramirez-Arias JD, Scherer-Castanedo E, Hernández-Gutiérrez LS, Olvera-Cortés HE. Implementation Barriers in Telesimulation as an Educational Strategy: An Interpretative Description. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(9):e17852.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.17852
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, não se identificaram manuscritos de autoria nacional cujos desfechos retratam a prática da telessimulação, sinalizando uma lacuna de pesquisa neste território. Apenas dois estudos brasileiros2222. Riegel F, Martini JG, Bresolin P, Mohallem AGC, Nes AAG. Developing critical thinking in the teaching of Nursing: a challenge in times of Covid-19 pandemic. Esc Anna Nery [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];25(spe):e20200476.Available from: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0476
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-2323. Costa RRO, Almeida RGS, Mazzo A. The use of clinical simulation in nursing education in brazil: conditions in the face of The covid-19 pandemic. Cogit Enferm [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];26:e81207.Available from: https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.81207
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incentivam a sua adoção, principalmente, em tempos pandêmicos, mas não se aprofundam quanto ao manejo desta estratégia.

Mesmo em face do predomínio de evidências voltadas ao ensino de estudantes e profissionais médicos, nota-se a adoção da telessimulação na enfermagem11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
https://doi.org/10.1177/1046878120926561...
,77. McCoy CE, Alrabah R, Weichmann W, Langdorf MI, Ricks C, Chakravarthy B, et al. Feasibility of Telesimulation and Google Glass for Mass Casualty Triage Education and Training. West J Emerg Med [Internet]. 2019 [cited 2021 Sep 22];20(3):512-9.Available from: https://doi.org/10.5811/westjem.2019.3.40805
https://doi.org/10.5811/westjem.2019.3.4...
,1818. O’Era A, Ferreira C, Hnatyshyn T, Krut B. Family nursing telesimulation: Teaching therapeutic communication in an authentic way. Teach Learn Nurs [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];16(4):404-9.Available from: https://doi.org/10.1016/j.teln.2021.06.013
https://doi.org/10.1016/j.teln.2021.06.0...
-1919. Kurji Z, Aijaz A, Aijaz A, Jetha Z, Cassum S. Telesimulation Innovation on the Teaching of SPIKES Model on Sharing Bad News. Asia Pac J Oncol Nurs [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];8(6):623-7.Available from: https://doi.org/10.4103/apjon.apjon-20108
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. Destaca-se o caráter imprescindível de expansão da pesquisa e investimento no preparo de docentes e facilitadores para esta estratégia de ensino88. Diaz MCG, Walsh BM. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];18(2):121-5.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.13273
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assim como estímulo às pesquisas neste contexto profissional1818. O’Era A, Ferreira C, Hnatyshyn T, Krut B. Family nursing telesimulation: Teaching therapeutic communication in an authentic way. Teach Learn Nurs [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];16(4):404-9.Available from: https://doi.org/10.1016/j.teln.2021.06.013
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, avançando na natureza dos estudos produzidos ante a preponderância de estudos descritivos e baixo nível de evidência44. Thomas A, Burns R, Sanseau E, Auerbach M. Tips for conducting telesimulation-based medical education. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(1):e12479.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.12479
https://doi.org/10.7759/cureus.12479...
,88. Diaz MCG, Walsh BM. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];18(2):121-5.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.13273
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,1717. Yang T, Buck S, Evans L, Auerbach M. A Telesimulation Elective to Provide Medical Students With Pediatric Patient Care Experiences During the COVID Pandemic. Pediatr Emerg Care [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];37(2):119-22. Available from: https://doi.org/10.1097/pec.0000000000002311-2020. Gutierrez-Barreto SE, Argueta-Muñoz FD, Ramirez-Arias JD, Scherer-Castanedo E, Hernández-Gutiérrez LS, Olvera-Cortés HE. Implementation Barriers in Telesimulation as an Educational Strategy: An Interpretative Description. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(9):e17852.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.17852
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, justificado pela necessidade de se explorar a temática para compreendê-la, antes de progredir na avaliação de sua efetividade ou em outras questões científicas1818. O’Era A, Ferreira C, Hnatyshyn T, Krut B. Family nursing telesimulation: Teaching therapeutic communication in an authentic way. Teach Learn Nurs [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];16(4):404-9.Available from: https://doi.org/10.1016/j.teln.2021.06.013
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-1919. Kurji Z, Aijaz A, Aijaz A, Jetha Z, Cassum S. Telesimulation Innovation on the Teaching of SPIKES Model on Sharing Bad News. Asia Pac J Oncol Nurs [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];8(6):623-7.Available from: https://doi.org/10.4103/apjon.apjon-20108
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É importante esclarecer que uma das principais diferenças entre a telessimulação síncrona e observacional e a simulação presencial é a potencialidade destas estratégias para desenvolver as competências clínicas2424. McCoy CE, Sayegh J, Rahman A, Landgorf M, Anderson C, Lotfipour S. Prospective Randomized Crossover Study of Telesimulation Versus Standard Simulation for Teaching Medical Students the Management of Critically Ill Patients. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2022 Aug 22];1(4):287-292. Available from: Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10047
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, visto que em uma vivência presencial é possível a manipulação do cenário clínico e a repetição das ações que lapidarão as habilidades psicomotoras, cognitivas e afetivas, já na telessimulação de caráter observacional, desenvolve-se o conhecimento e alinha-se, em detrimento das habilidades práticas, o comportamento dos aprendizes a uma das limitações desta modalidade de ensino11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
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,33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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-44. Thomas A, Burns R, Sanseau E, Auerbach M. Tips for conducting telesimulation-based medical education. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(1):e12479.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.12479
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,77. McCoy CE, Alrabah R, Weichmann W, Langdorf MI, Ricks C, Chakravarthy B, et al. Feasibility of Telesimulation and Google Glass for Mass Casualty Triage Education and Training. West J Emerg Med [Internet]. 2019 [cited 2021 Sep 22];20(3):512-9.Available from: https://doi.org/10.5811/westjem.2019.3.40805
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-88. Diaz MCG, Walsh BM. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];18(2):121-5.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.13273
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,1717. Yang T, Buck S, Evans L, Auerbach M. A Telesimulation Elective to Provide Medical Students With Pediatric Patient Care Experiences During the COVID Pandemic. Pediatr Emerg Care [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];37(2):119-22. Available from: https://doi.org/10.1097/pec.0000000000002311-2020. Gutierrez-Barreto SE, Argueta-Muñoz FD, Ramirez-Arias JD, Scherer-Castanedo E, Hernández-Gutiérrez LS, Olvera-Cortés HE. Implementation Barriers in Telesimulation as an Educational Strategy: An Interpretative Description. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(9):e17852.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.17852
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Um design de telessimulação síncrona e observacional deve conter seis etapas11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
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,33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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,77. McCoy CE, Alrabah R, Weichmann W, Langdorf MI, Ricks C, Chakravarthy B, et al. Feasibility of Telesimulation and Google Glass for Mass Casualty Triage Education and Training. West J Emerg Med [Internet]. 2019 [cited 2021 Sep 22];20(3):512-9.Available from: https://doi.org/10.5811/westjem.2019.3.40805
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,1717. Yang T, Buck S, Evans L, Auerbach M. A Telesimulation Elective to Provide Medical Students With Pediatric Patient Care Experiences During the COVID Pandemic. Pediatr Emerg Care [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];37(2):119-22. Available from: https://doi.org/10.1097/pec.0000000000002311-2020. Gutierrez-Barreto SE, Argueta-Muñoz FD, Ramirez-Arias JD, Scherer-Castanedo E, Hernández-Gutiérrez LS, Olvera-Cortés HE. Implementation Barriers in Telesimulation as an Educational Strategy: An Interpretative Description. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(9):e17852.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.17852
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: A primeira é caracterizada pelo planejamento da operacionalização em que se almejam obter componentes capazes de viabilizar a aprendizagem online em tempo real, taiscomo os recursos tecnológicos utilizados por professores e alunos e formatos avaliativos interativos realizados remotamente11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
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,33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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-44. Thomas A, Burns R, Sanseau E, Auerbach M. Tips for conducting telesimulation-based medical education. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(1):e12479.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.12479
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,77. McCoy CE, Alrabah R, Weichmann W, Langdorf MI, Ricks C, Chakravarthy B, et al. Feasibility of Telesimulation and Google Glass for Mass Casualty Triage Education and Training. West J Emerg Med [Internet]. 2019 [cited 2021 Sep 22];20(3):512-9.Available from: https://doi.org/10.5811/westjem.2019.3.40805
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-88. Diaz MCG, Walsh BM. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];18(2):121-5.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.13273
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,1717. Yang T, Buck S, Evans L, Auerbach M. A Telesimulation Elective to Provide Medical Students With Pediatric Patient Care Experiences During the COVID Pandemic. Pediatr Emerg Care [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];37(2):119-22. Available from: https://doi.org/10.1097/pec.0000000000002311-2020. Gutierrez-Barreto SE, Argueta-Muñoz FD, Ramirez-Arias JD, Scherer-Castanedo E, Hernández-Gutiérrez LS, Olvera-Cortés HE. Implementation Barriers in Telesimulation as an Educational Strategy: An Interpretative Description. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(9):e17852.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.17852
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As recomendações destacadas pela International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning(INACSL), publicadas em 2021, incentivam ao planejamento proposital, sistemático, flexível e cíclico de um design de simulação com ênfase no aspecto presencial2525. INACSL Standards Committe. Healthcare Simulation Standards of Best PracticeTMSimulation Design. Clin Simul Nurs [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];58:14-21.Available from: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2021.08.009
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mas, não aborda, ainda a modalidade da telessimulação e suas peculiaridades2626. Ferreira MMMG, Duarte ACS, Sampaio J, Magalhaes DV, Ferreira LRFN. Knowledge, skills and attitudes and management by competencies: a case study at the faculdade da Amazônia. Braz J Develop [Internet]. 2019 [cited 2021 Sep 22];5(12):31950-5.Available from: https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-276
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Na questão da etapa que se refere à preparação da telessimulação, na fase do pré-briefing/briefing, é fundamental que os facilitadores abordem critérios específicos de uma aprendizagem online como, por exemplo, o desligamento das câmeras dos aprendizes remotos durante a execução do cenário para concentração dos atores e o retorno das câmeras no momento do teledebriefing com explicações que requerem a atenção e planejamento docente, visto que não há tal necessidade em atividades de simulação como o formato presencial11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
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,33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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,77. McCoy CE, Alrabah R, Weichmann W, Langdorf MI, Ricks C, Chakravarthy B, et al. Feasibility of Telesimulation and Google Glass for Mass Casualty Triage Education and Training. West J Emerg Med [Internet]. 2019 [cited 2021 Sep 22];20(3):512-9.Available from: https://doi.org/10.5811/westjem.2019.3.40805
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-88. Diaz MCG, Walsh BM. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];18(2):121-5.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.13273
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,1717. Yang T, Buck S, Evans L, Auerbach M. A Telesimulation Elective to Provide Medical Students With Pediatric Patient Care Experiences During the COVID Pandemic. Pediatr Emerg Care [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];37(2):119-22. Available from: https://doi.org/10.1097/pec.0000000000002311-1818. O’Era A, Ferreira C, Hnatyshyn T, Krut B. Family nursing telesimulation: Teaching therapeutic communication in an authentic way. Teach Learn Nurs [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];16(4):404-9.Available from: https://doi.org/10.1016/j.teln.2021.06.013
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Uma pesquisa realizada em Singapura, no ano de 2021, na qual foi descrita a avaliação de uma telessimulação voltada ao ensino de 42 estudantes de medicina sobre a habilidade da comunicação enfatizou que se deve estabelecer um contrato didático durante o pré-briefing/briefing suficiente para preparar o aprendiz quanto ao assunto que será abordado, sobre como e quando ele deverá interagir de maneira remota e o impacto desta prática em seu aprendizado2727. Nadarajan FD, Freeman KJ, Wan PW, Lim JH, Fernandez AR, Wong E. Emergency medicine clerkship goes online: Evaluation of a telesimulation programme. TAPS [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];6(3):56-66.Available from: https://doi.org/10.29060/TAPS.2021-6-3/OA2440
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Já a etapa de participação na telessimulação pode estar exposta ao mesmo equívoco pedagógico que permeia esta etapa em uma simulação presencial, ao considerarem apenas a descrição de um caso clínico como sendo um cenário de simulação11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
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,33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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-44. Thomas A, Burns R, Sanseau E, Auerbach M. Tips for conducting telesimulation-based medical education. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(1):e12479.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.12479
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,77. McCoy CE, Alrabah R, Weichmann W, Langdorf MI, Ricks C, Chakravarthy B, et al. Feasibility of Telesimulation and Google Glass for Mass Casualty Triage Education and Training. West J Emerg Med [Internet]. 2019 [cited 2021 Sep 22];20(3):512-9.Available from: https://doi.org/10.5811/westjem.2019.3.40805
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-88. Diaz MCG, Walsh BM. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];18(2):121-5.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.13273
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,1818. O’Era A, Ferreira C, Hnatyshyn T, Krut B. Family nursing telesimulation: Teaching therapeutic communication in an authentic way. Teach Learn Nurs [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];16(4):404-9.Available from: https://doi.org/10.1016/j.teln.2021.06.013
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-2020. Gutierrez-Barreto SE, Argueta-Muñoz FD, Ramirez-Arias JD, Scherer-Castanedo E, Hernández-Gutiérrez LS, Olvera-Cortés HE. Implementation Barriers in Telesimulation as an Educational Strategy: An Interpretative Description. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(9):e17852.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.17852
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. Corrobora esta afirmação um estudo que avaliou a qualidade metodológica das pesquisas que desenvolveram e validaram cenários clínicos em enfermagem e apontou uma prática comum, a de adotar um caso clínico, chamando-o de cenário, simulando e desvalorizando critérios fundamentais desta etapa2828. Nascimento JSG, Pires FC, Nascimento KG, Regino DSG, Siqueira TV, Dalri MCB. Methodological quality of validation of studies on simulated scenarios in nursing. Rev Rene [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];22:e62459.Available from: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20212262459
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Além de exigir o delineamento de um cenário clínico simulado completo, em que o caso clínico é um dos critérios existentes e não o único responsável pela etapa de participação, a telessimulação síncrona e observacional exige que atores treinados vivenciem o cenário proposto, para que os aprendizes observem em tempo real e remotamente aquilo que se deseja ensinar11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
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,33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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-44. Thomas A, Burns R, Sanseau E, Auerbach M. Tips for conducting telesimulation-based medical education. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(1):e12479.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.12479
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,77. McCoy CE, Alrabah R, Weichmann W, Langdorf MI, Ricks C, Chakravarthy B, et al. Feasibility of Telesimulation and Google Glass for Mass Casualty Triage Education and Training. West J Emerg Med [Internet]. 2019 [cited 2021 Sep 22];20(3):512-9.Available from: https://doi.org/10.5811/westjem.2019.3.40805
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-88. Diaz MCG, Walsh BM. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];18(2):121-5.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.13273
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,1818. O’Era A, Ferreira C, Hnatyshyn T, Krut B. Family nursing telesimulation: Teaching therapeutic communication in an authentic way. Teach Learn Nurs [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];16(4):404-9.Available from: https://doi.org/10.1016/j.teln.2021.06.013
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-2020. Gutierrez-Barreto SE, Argueta-Muñoz FD, Ramirez-Arias JD, Scherer-Castanedo E, Hernández-Gutiérrez LS, Olvera-Cortés HE. Implementation Barriers in Telesimulation as an Educational Strategy: An Interpretative Description. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(9):e17852.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.17852
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Na sequência, e considerada a “pedra angular” para o sucesso na telessimulação, a etapa de teledebriefing abrange a discussão/reflexão virtual e online, realizada pelos facilitadores com os aprendizes após observarem a execução do cenário sobre seus sentimentos, percepções e descrição da vivência, na intenção de desenvolver conhecimentos e potencializar atitudes e sentimentos positivos, tais como a satisfação, autoconfiança e autoeficiência11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
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,33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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-44. Thomas A, Burns R, Sanseau E, Auerbach M. Tips for conducting telesimulation-based medical education. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(1):e12479.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.12479
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.

Neste contexto, e apesar de o teledebriefing não possuir um método específico indicado pela literatura, observa-se a realização de um teledebriefing estruturado, realizado de maneira online, ao vivo e oral, conduzido por um ou mais facilitadores para reflexão e discussão pelos aprendizes remotos sobre a cena observada22. Honda R, McCoy CE. Teledebriefing in Medical Simulation [Internet]. Treasure Island: StatPearls; 2020 [cited 2021 Sep 22]. Available from: Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK546584 /
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,2929. Ahmed R, Gardner AK, Atkinson SS, Gable B. Teledebriefing: connecting learners to faculty members. Clin Teach [Internet]. 2014 [cited 2022 Aug 22];11(4):270-3.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.12135
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. Além disso, citam-se com mais frequência, o uso dos métodos de teledebriefing Plus/Delta e o Debriefing Structured and Supported - (Gather Analyze Summarize - GAS)22. Honda R, McCoy CE. Teledebriefing in Medical Simulation [Internet]. Treasure Island: StatPearls; 2020 [cited 2021 Sep 22]. Available from: Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK546584 /
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,2929. Ahmed R, Gardner AK, Atkinson SS, Gable B. Teledebriefing: connecting learners to faculty members. Clin Teach [Internet]. 2014 [cited 2022 Aug 22];11(4):270-3.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.12135
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Num estudo realizado por pesquisadores americanos que descreveram 12 recomendações para a prática da telessimulação, sugeriu-se que, após a observação da vivência, os aprendizes ligassem suas câmeras de vídeo, vissem uns aos outros em um espaço virtual diferente do cenário de forma a serem, então, submetidos às fases de reação, descrição e análise do teledebriefing que caracterizam um modelo estruturado de teledebriefing, realizado em um período capaz de abranger a revisão de todos os objetivos de aprendizagem44. Thomas A, Burns R, Sanseau E, Auerbach M. Tips for conducting telesimulation-based medical education. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(1):e12479.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.12479
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A visualização da face dos participantes durante o teledebriefing pode indicar ao facilitador a compreensão ou falta de clareza do aprendiz, auxiliando-o a guiar adequadamente o processo de discussão assim como o revezamento de suas indagações em busca de uma conversa online mais interativa, inclusiva e organizada11. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561
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,33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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, finalizada com a avaliação dos aprendizes por meio de coleta de feedback e da disponibilização de materiais de estudo adicionais33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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A presente revisão de escopo também foi capaz de mapear os desafios para implementar a telessimulação síncrona e observacional, destacando a necessidade de se obter uma estrutura tecnológica suficiente, humana e competente, para viabilizar a transmissão, ao vivo e online, do cenário pretendido33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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Assemelhou-se a este contexto um estudo desenvolvido no México em 2021, que identificou os aspectos tecnológicos e uma conexão estável de internet, fatores imprescindíveis para executar a telessimulação associada ao apoio técnico e ao financiamento2020. Gutierrez-Barreto SE, Argueta-Muñoz FD, Ramirez-Arias JD, Scherer-Castanedo E, Hernández-Gutiérrez LS, Olvera-Cortés HE. Implementation Barriers in Telesimulation as an Educational Strategy: An Interpretative Description. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(9):e17852.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.17852
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. A necessidade de se obter uma plataforma virtual, capaz de transmitir o cenário simulado aos aprendizes de forma remota é uma condição que dificulta a adoção da telessimulação síncrona e observacional nos planos pedagógicos dos cursos de graduação da saúde44. Thomas A, Burns R, Sanseau E, Auerbach M. Tips for conducting telesimulation-based medical education. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(1):e12479.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.12479
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. Soma-se a este contexto a incipiência de treinamentos específicos voltados à formação de um corpo docente com potencial de planejamento e execução de telessimulação33. McCoy CE, Sayegh J, Alrabah R, Yarris LM. Telesimulation: an innovative tool for health professions education. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2021 Sep 22];1(2):132‐6.Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10015
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Enquantoque os aspectos tecnológicos/virtuais são desafios inerentes à telessimulação, a falta de conhecimento e destreza dos facilitadores para o adequado manejo desta prática podem ser consideradas similaridades nas dificuldades detectadas para operacionalizar a simulação presencial e uma limitação para o alcance dos objetivos de aprendizagem2020. Gutierrez-Barreto SE, Argueta-Muñoz FD, Ramirez-Arias JD, Scherer-Castanedo E, Hernández-Gutiérrez LS, Olvera-Cortés HE. Implementation Barriers in Telesimulation as an Educational Strategy: An Interpretative Description. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(9):e17852.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.17852
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. Nesta perspectiva, é recomendável que educadores e facilitadores dominem, a princípio, a simulação clínica, antes de praticarem a telessimulação, visto que essa modalidade requer, também, destreza para solução de problemas tecnológicos88. Diaz MCG, Walsh BM. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];18(2):121-5.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.13273
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.

Entende-se como limitação deste estudo a ausência do descritor “Educação de Pós-Graduação” na estratégia de busca, além disso, a escassez de manuscritos sobre a temática, especialmente, no contexto nacional, o que instiga ao desenvolvimento de pesquisas que apresentem estratégias capazes de driblar os desafios inerentes à operacionalização da telessimulação no ensino e aprendizagem em saúde66. Okrainec A, Henao O, Azzie G. Telesimulation: an effective method for teaching the fundamentals of laparoscopic surgery in resource-restricted countries. Surg Endosc [Internet]. 2010 [cited 2022 Aug 22];24(2):417-22.Available from: http://doi.org/10.1007/s00464-009-0572-6
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Os resultados desta revisão são úteis em futuras pesquisas no âmbito da saúde e enfermagem, além de serem aplicáveis à assistência e docência, em razão de promover o avanço do conhecimento no âmbito da simulação, ao apresentar as etapas e componentes necessários para estabelecer um design de telessimulação do tipo síncrona e observacional com potencialidade de subsidiar facilitadores e docentes ante esta prática pedagógica, alicerçando e encorajando as instituições de ensino a olharem de forma diferenciada para a telessimulação, principalmente, em relação às imposições educacionais de um período pandêmico.

CONCLUSÃO

Esta scoping review mapeou as etapas e componentes específicos da operacionalização da telessimulação síncrona e observacional, destacando a importância de se estabelecer um design instrucional baseado nas etapas de planejamento; preparação; participação; teledebriefing; avaliação do aprendiz/coleta de feedback; e aprendizagem adicional, que culminam no desenvolvimento das habilidades cognitivas e afetivas do aprendiz. Destacou ainda, como desafios para sua operacionalização, a necessidade de se obter uma estrutura tecnológica suficiente para transmissão remota do cenário telessimulado e um corpo docente adequadamente treinado.

Assim, tem-se como sugestão o desenvolvimento de pesquisas futuras que se apropriem dos achados aqui apresentados, para subsidiar a construção e validação de protocolos de telessimulação voltados ao ensino e aprendizagem em saúde como também estudos experimentais e quase-experimentais capazes de avaliar a efetividade da telessimulação quando comparada a outras estratégias pedagógicas.

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Editores Associados: Gisele Cristina Manfrini, Monica Motta Lino. Editor-chefe: Elisiane Lorenzini.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Abr 2023
  • Data do Fascículo
    2023

Histórico

  • Recebido
    05 Maio 2022
  • Aceito
    15 Set 2022
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