Acessibilidade / Reportar erro

Visita ao Chile: Universidade de Concepción

NOTAS E INFORMAÇÕES

Visita ao Chile - Universidade de Concepción

Magali Roseira Boemer

Professor Associado aposentado da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Na qualidade de professor convidado pela diretora do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina da Universidade de Concepción - Profª. Jasna Stiepovich Bertoni, estive nesta Universidade no período de 1 a 15 de novembro de 1993 para ministrar o curso "Metodologia de Investigação Fenomenológica".

Tal curso foi ministrado a professores e alunos do Mestrado do referido Departamento e também para alguns docentes de outras Universidades do Chile (Universidade de Valdívia, de Bio-Bio, de Santiago, de Val Paraíso) e da Universidade de Valência (Venezuela). Entre o grupo de alunos de mestrado, além do Chile, havia pessoas do Panamá, Peru e Argentina, totalizando 27 alunos.

Ao chegar a Concepción tive um primeiro contato com a Profª. Jasna, quando pude inteirar-me dessa clientela, de suas expectativas, áreas de atuação e temáticas a serem desenvolvidas no Mestrado.

Nesse primeiro contato revimos o cronograma que planejara, o critério de avaliação e o material didático a ser distribuído no decorrer do curso, o qual, com duração de 40 horas, foi ministrado de 3 a 13 de novembro, abordando o seguinte conteúdo:

- Idéias Fundamentais da Investigação Qualitativa: concepção e desenvolvimento da ciência

- A idéia de fato e de fenômeno. Os enfoques da investigação qualitativa.

- A fenomenologia enquanto modalidade de investigação qualitativa, seus fundamentos e recursos básicos.

- A modalidade de investigação fenomenológica: linhas gerais da investigação - a situação da investigação - a constituição e coleta dos dados - sua análise.

- Estudos realizados no Brasil segundo essa metodologia de investigação nas diversas áreas do conhecimento: apresentação, discussão e análise.

- Perspectivas da investigação fenomenológica para a área da saúde e, em particular, para a enfermagem.

À medida que o curso se desenvolvia a distribuição dos conteúdos ia sendo reformulada de acordo com as necessidades da clientela.

Os estudos brasileiros apresentados foram em sua essência, referentes às investigações de natureza fenomenológica realizadas na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Sua compreensão foi possível pela intersubjetividade que se estabeleceu, mesmo entre contextos de saúde distintos. Os muitos pontos de convergências pertinentes ao cotidiano do exercício profissional do enfermeiro, aos aspectos relevantes fundamentais da interação humana facilitaram essa compreensão.

Um alto grau de interesse e motivação permeou o curso, possibilitando que novos horizontes de investigação se mostrassem, emergindo novas perspectivas de apreensão de um determinado objeto de investigação, apreendido sob a visão de mundo do pesquisador e diante de uma forma específica de visar este objeto. As avaliações do curso realizadas pelos alunos, de forma verbal e escrita, confirmaram sua importância para o processo de descoberta de formas de investigação, processo esse imprescindível a cursos de mestrado e doutorado.

Paralelamente ao desenvolvimento do curso, pude realizar duas conferências, abertas a comunidade acadêmica da Universidade de Concepción. A primeira abordou o tema: "Metodologia de Investigação Fenomenológica - considerações básicas" e a segunda "A investigação fenomenológica na Área da Saúde no Brasil". Ambas as conferências mereceram ampla divulgação pela Universidade através de seu boletim Panorama, números 113 e 114.

Outras atividades acadêmicas também foram desenvolvidos como entrevistas com o ilustríssimo senhor decano daquela Universidade, Prof. Dr. Elso Schappocosee e com o Prof. Dr. Jaime Baeza, diretor do Pós-Grado. Ambas as entrevistas se constituíram num momento acadêmico de intercâmbio quando pudemos dialogar sobre os cursos de pós-graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e sobre a importância de mantermos uma linha aberta de intercâmbio entre as duas Universidades.

Pude conhecer o Hospital Guilherma Grant, de caráter governamental, com 1.300 leitos, campo de estágio para alunos de Medicina e de Enfermagem, bem como o Hospital do Trabalhador cujas diretrizes de assistência causaram-me excelente impressão.

Ao lado da proposta acadêmica dessa visita, minha estada em Concepción constituía-se num momento importante de minha carreira universitária, quando pude divulgar, fora de meu país, aquilo a que venho me dedicando desde o doutoramento em 1985 - a metodologia de investigação fenomenológica.

No que transcende ao curso, a visita significou uma oportunidade de conhecer um pouco do Chile, admirar seu povo, seu forte sentimento de identidade nacional, respeito cívico, o otimismo e firmeza com que lidam com o cotidiano, o zelo que tem para com sua cultura e sua história e experienciar seu aconchego e afeto.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Jul 2006
  • Data do Fascículo
    Jul 1994
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br