Acessibilidade / Reportar erro

Criação, divulgação e ação: o saber em movimento

EDITORIAL

Criação, divulgação e ação: o saber em movimento

Isabel Amélia Costa Mendes

Professor Titular e Diretora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem

Encontramo-nos em uma era que privilegia o conhecimento, a informação e o investimento no capital humano.

Organizações de excelência, na atualidade, já entenderam a importância e necessidade deste investimento e continuamente buscam novos conhecimentos, aprimoramento e desenvolvimento de criatividade de seus integrantes. Neste sentido, a informação é fundamental e os canais para sua veiculação devem estar sintonizados com as expectativas dessa era.

Na nova ordem social não há limites para a imaginação humana, e a liberdade de criar é o recurso natural mais precioso, uma vez que a criação, necessariamente, deve ser implementada. O que é valorizado no mundo contemporâneo não é apenas o que se sabe, mas sobretudo o que se faz com o que se sabe. Assim, se a informação e o conhecimento tem mérito reconhecido e devem constantemente ser perseguidos, a ação tem importância incontestável e deve ser efetivada em bases inovadoras, tendo em vista a necessidade de permanente transformação. Esta transformação, ou mudança, em todas as áreas, está ocorrendo em uma rapidez muito grande e deve ser encarada não como um fardo ou evento inevitável, mas como uma jornada gratificante.

Segundo esta visão a Revista Latino-Americana de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo tem acolhido artigos de enfermeiros e profissionais de saúde que exercem suas atividades em diferentes organizações, escolas, instituições de saúde, governamentais ou privadas, do Brasil e da América Latina. Cabe aqui reiterar que esta Revista tem o compromisso com os interessados em trazer sua contribuição para o enriquecimento da divulgação do que há de novo e atual em termos de conhecimento na área da saúde e especificamente de enfermagem, com vistas à aplicação. Desta forma, nossa tentativa de estímulo para investimento no conhecimento e na informação, através da investigação, da publicação, do consumo e conseqüente aplicação, destina-se, sobretudo aos enfermeiros - sejam eles vinculados a universidades ou a instituições que visam a assistência; assim, sua ação será orientada para a transformação, de modo a aperfeiçoar cada vez mais a assistência de enfermagem e a produtividade de nossos serviços, atendendo ao que nossa população espera e faz jus.

Ademais, se na sociedade do conhecimento a educação é concebida como a criadora do capital humano, o investimento em produção e disseminação do saber é base do progresso do profissional, da profissão e da mudança social.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Jun 2006
  • Data do Fascículo
    Jan 1995
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br