Acessibilidade / Reportar erro

Enfermagem, conhecimento e comunicação

EDITORIAL

Enfermagem, conhecimento e comunicação

Isabel Amélia Costa Mendes

Professor Titular, Presidente do Conselho Diretor da Revista Latino-Americana de Enfermagem e Diretora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem

Há oito anos um grupo de pesquisadores dedicado ao estudo dó processo de comunicação em enfermagem reconheceu que poderia discutir e compartilhar os resultados de suas investigações com a comunidade de enfermagem e com outros profissionais interessados no tema. Surgiu assim, em 1988, o 1° Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem - SIBRACEn - tendo como proposta central difundir os conhecimentos produzidos e discutir, além dos resultados, a sua adequação ao cuidado prestado ao paciente e fazer uma análise prospectiva dos caminhos que deveriam ser percorridos para que se incrementasse a produção de conhecimento nesta área.

Os resultados daquele primeiro encontro levaram seus organizadores à realização do 2º SIBRACEn, em 1990, agora direcionado para uma visão mais ampla da comunicação, não tão intimista como no primeiro, mas encarando-a como um processo social. A multidisciplinariedade daquele encontro ensejou avanços, favorecendo a visualização de novos campos de pesquisa e renovando as metodologias utilizadas.

O terceiro SIBRACEn, concretizado em 1992, permitiu que se aprofundassem aspectos da aplicabilidade dessas investigações em distintos contextos da comunicação em Enfermagem.

O avanço científico-tecnológico verificado neste final de século, em que o processo de Comunicação passou a ser central e prioritário, levou aquele grupo à percepção de que havia caminhado na direção correta, que suas inquietações eram pertinentes e que sua área de investigação deveria continuar merecendo investimentos, pois a tendência delineada para o próximo século indicava o progresso acelerado da informatização e a facilidade e rapidez de acesso às informações, substituindo tecnologias e procedimentos até então considerados suficientes. Foi com esta visão de avanço e com a perspectiva de discutir o processo de comunicação no sistema de saúde e na comunidade científica que realizou-se o 4° SIBRACEn, em 1994, com a finalidade de favorecer a reflexão, análise e discussão sobre a incorporação de tecnologia na Comunicação em Enfermagem e sobre o papel do enfermeiro nesta era da informação. Foi oportuno verificar que, em busca de qualidade nos serviços de saúde, procura-se dispor de uma base de dados cada vez mais completa e precisa, para que o fluxo da informação seja um fator facilitador para o trabalho dos profissionais da saúde de modo a se atingir a melhoria da qualidade de vida da população e o objetivo de que os todos sejam conferidos o direito à saúde. A tecnologia criou redes locais, nacionais, internacionais, que estão à serviço de nossa criatividade e, indiscutivelmente, só serão redes efetivas no momento em que cada um de nós puder integrar-se com competência e responsabilidade.

O grupo responsável pelo SIBRACEn esteve desde o início atento à necessidade de disseminar o conteúdo desses encontros através da edição de Anais de cada um dos três primeiros eventos. No último, entretanto, constatando que aquele tipo de veículo abria pouco espaço para a difusão necessária, julgou oportuno buscar um recurso mais abrangente para a mobilização dos saberes ali discutidos. Assim é que, mediante proposta à Comissão de Editoração da Revista Latino-Americana de Enfermagem, esta decidiu editar um suplemento contendo artigos daquele evento realizado em 1994 e, então, apreciados e aprovados pelo Conselho Editorial.

Entendendo que o conhecimento é um produto social, é propósito desta Revista investir progressivamente na sua disseminação, diversificando mecanismos e estratégias de modo a abarcar, para além do fluxo normal de sua demanda, conteúdos específicos que representem o produto do conhecimento gerado por grupos e núcleos de investigação e divulgados em eventos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Jun 2006
  • Data do Fascículo
    Abr 1996
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br