SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Pulse oximeters in the evaluation of oxygen transportation in critical patientsPrática de graduandos de enfermagem referentes a prevenção e tratamento de úlcera de pressão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

  • pdf in Portuguese
  • ReadCube
  • Article in xml format
  • Article references
  • How to cite this article
  • Curriculum ScienTI
  • Automatic translation
  • Send this article by e-mail

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Rev. Latino-Am. Enfermagem vol.7 no.2 Ribeirão Preto Apr. 1999

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000200012 

Notas e Informações


 

REVISTAS ELETRÔNICAS DISPONÍVEIS QUE PODEM CONTRIBUIR PARA A DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE1

 

Ana Beatriz Carvalho Monteiro2
Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira2
Cláudia Silveira Vieira2
Débora Cristina Ignácio Alves2
Lili Marlene Hoffstatter Silva2
Luciana Magnani Fernandes2
Kátia Cilene Godinho Bertoncello2
Maria Célia de Freitas2


 

 

INTRODUÇÃO

O processo de comunicação, neste final de século, passou a ser central e prioritário; a tendência delineada para o próximo século indica um crescimento acelerado da informatização, facilidade e rapidez para acessar informações, substituindo a tecnologia e procedimentos até então considerados suficientes.

As informações e a disponibilidade de divulgação das mesmas entre as pessoas do mundo inteiro tornou-se melhor, imediato através do uso de computadores e a criação da internet, possibilitando a aproximação não somente de pessoa a pessoa mas a troca imediata de conhecimentos, culturas além de nos manter informados dos acontecimentos que ocorrem no mundo inteiro através de textos, gravuras ou animações.

Portanto, percebe-se que a internet possibilitará divulgação dessas informações para todas as áreas de estudo incluindo aí a enfermagem, com a utilização de seus recursos tanto para obter dados enriquecendo as experiências e aprendizados como também para fazer conhecido os resultados das pesquisas (CALIRI, 1997). Uma forma de divulgação cada vez mais utilizada é a revista on line.

O trabalho tem como objetivos informar os profissionais da área da saúde sobre as publicações existentes na internet em revistas on line nesta área e como obtê-las e indicar algumas dessas publicações.

Utilizou como metodologia a consulta bibliográfica de materiais que abordassem o assunto e busca na rede de computação que mostrava as revistas acessíveis pela intenet.

 

A SAÚDE E AS REVISTAS ON LINE

Os principais meios de busca e índice existentes para acessar revistas ou publicações on line encontradas na internet, que trazem artigos na área da saúde são apresentados abaixo:

Achei http://www.achei.net

Hotbot http://www.hotbot.com

Altavista http://www.altavista.digital.com

Infoseek http://www.infoseek.com

Bireme http://www.bireme.br

Yahoo http://www.yahoo.com/

Cadê http://www.cade.com.br

lilacs http://www.lilacs.com

Cinahl http://www.cinahl.com

Lycos http://www.lycos.com

Current Contents http://www.isis.com

Medline http://www.medline.com

Dedalus http://www.usp.br/sibi

Nursing Net http://www.nursingnet.com

Fiocruz http://www.fiocruz.br

WebCrawler http://www.metacrawler.com

Outra forma de alcançar informações é a interligação através dos links de hipertexto, onde os artigos tem várias palavras e frases "linkadas", ou seja, que remetem diretamente a outros sites na internet, que permitem ao leitor aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto tratado, no nível que desejar.

Pesquisadores estão explorando de forma prática essa possibilidade, tais como: Grupos de Publicações Eletrônicas em Medicina e Saúde do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), cujo endereço do homepage é: http://www.epub.org.br; Grupo de Publicações Eletrônicas em Biologia da Fundação André Tosello (bioline) com homepage: http://www.bdt.org.br/bioline e o Journal of Biological Chemistry, cujo endereço é: http://www.higwire.stanford.edu (SABBATINE, 1998).

O Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, lançou uma revista on line "Cérebro & Mente" ou "Brain & Mind". Divulgando temas de neurociências, saúde mental e psiquiatria, o endereço é: http://www.epub.org.br/cm. Através do projeto Hospital Virtual, disponibilizou na internet a revista "Saúde e Vida On line", cujo endereço eletrônico é: http://www.nib.unicamp.br/svol com artigos sobre: AIDS, diarréias na infância, menopausa, doenças cardíacas, dietas alimentares e câncer.

 

ONDE PUBLICAR EM REVISTA "ON LINE":

Ao realizar um estudo e desejando torná-lo público, de acordo com rigor científico, o pesquisador poderá enviar seu artigo para as revistas convencionais que também possuem a forma eletrônica, para análise e posterior publicação de acordo com as exigências das comissões de editoração. Exemplo de algumas revistas:

American Journal of Nursing: http://www.ajn.org.journal/guideline/ajnguide.html

Journal of Issues in Nursing: http://www.nursingworld.org/ojin/ojinwrt.htm

New England Journal of Medicine: http://www.nejn.org/

Bristish Journal of Nursing: http://www.markalengroup.com/helen.htm

Nursing Journals: http://www.internursing.com/linkde.htm

Inter Nursing: http://www.internursing.com/linkde.htm

Journal of Nursing Informatic: http://www.milkman.cac.psu.edu/oxm/z/OJNI.html

New England Journal of Medicine: http://www.nejn.org/

Journal of Issues in Nursing: http://www.nursingworld.org/ajin/

Virtual Nurse: http://virtulnurse.com

Australian Eletronic Journal of Nursing Education: http://www.scu.edu.au/schools/nhcp/aejne/aejnehp.htm

Wholenurse: http://www.holenurse.com/

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O processo de publicação, usando a linguagem HTML-hypertext markup language, oferece tantas facilidades que a "auto-publicação", tende a virar uma moda na rede. Este fato ao mesmo tempo desperta preocupações quanto a aspectos da qualidade dos artigos anunciados, se não forem avaliados previamente; como também a possibilidade de surgimento de problemas como: fraude, o plágio e violação dos direitos autorais.

Para a enfermagem, a exemplo de outras áreas da saúde é importante estar investindo nessa tecnologia para divulgação de trabalhos de pesquisas, permitindo ampliação de conhecimentos através dos artigos publicados, inserindo-se nas transformações trazidas pela internet.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

01. CALIRI, M.H.L. Usando os recursos da internet na enfermagem. Rev.latino-am.enfermagem. Ribeirão Preto, v.5, n.1, p.97-102, jan.1997.

02. SABBATINI, R.M.E. Revista eletrônica (On line). Available: http://www.nib.unicamp.br/sabbatin.htm. [10 de junho de 1998].

03. ___________. Saúde na rede (On line). Available: http://www.epub.org.br/correio/cp970321.htm . [18 de junho de 1998].

04. ___________. Revistas On line (On line). Available: http://www.epub.org.br/correio/cp970430.htm . [18 de junho de 1998].

 

 

1 Trabalho apresentado à Disciplina de Seminário Avançado de Comunicação do Conhecimento em Enfermagem, responsável: Profª Drª Maria Helena Larcher Caliri e Profª Drª Isabel Amélia Costa Mendes; 2 Alunas do Mestrado em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, por ordem alfabética