Acessibilidade / Reportar erro

As práticas educativas e o cuidado de enfermagem

EDITORIAL

AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E O CUIDADO DE ENFERMAGEM

Maria Helena Palucci Marziale1 1 Presidenta da Comissão de Editoração da Revista Latino-Americana de Enfermagem e Professor Livre-Docente do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem. Endereço: Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - 14040-902 - Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil. E-mail: marziale@glete.eerp.usp.br

As práticas educativas têm papel relevante no cuidado de enfermagem, uma vez que um plano de ensino bem elaborado que preencha as necessidades de aprendizagem do cliente pode melhorar a qualidade do cuidado, proporcionar bem-estar, maior independência e redução dos custos em saúde.

O crescente desenvolvimento científico e tecnológico e as mudanças do setor saúde têm exigido o aprimoramento dos profissionais, levando à incorporação de saberes oriundos de outras áreas do conhecimento. No processo de ensino do cuidar está presente a integração da teoria à prática e de temáticas emergentes das situações vivenciadas no trabalho, o que tem levado o enfermeiro a analisar o cotidiano e refletir sobre a enfermagem, possibilitando o repensar e o recriar do modo de cuidar.

Nesta edição, são apresentadas abordagens utilizadas pelos enfermeiros na prestação do cuidado mediante a utilização de práticas educativas à crianças, adultos e idosos, bem como a utilização de novas estratégias direcionadas ao processo de ensino-aprendizagem na enfermagem.

As premissas dos novos tempos exigem um profissional que, além da formação técnica e ética, tenha uma visão ampla da realidade social e política e competência para explicar fenômenos frente à complexidade do ser humano.

Informamos que se encontram descritas nas "Instruções para publicação dos trabalhos" os novos critérios adotados para redação e referência bibliográfica, segundo estilo "Vancouver", que deverão ser utilizados pela Revista para divulgação dos artigos a partir do próximo número.

  • 1
    Presidenta da Comissão de Editoração da Revista Latino-Americana de Enfermagem e Professor Livre-Docente do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem. Endereço: Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - 14040-902 - Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil. E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      06 Abr 2005
    • Data do Fascículo
      Jan 2001
    Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
    E-mail: rlae@eerp.usp.br