Acessibilidade / Reportar erro

Periódicos de enfermagem e administração de medicamentos: identificação e categorização das publicações de 1987 a 2008

Resumos

Este estudo objetivou identificar e categorizar os artigos de periódicos nacionais de enfermagem que abordam temas referentes à administração de medicamentos no período de 1987 a 2008. A partir da busca realizada nas principais bases de dados da saúde, utilizou-se a revisão de literatura acerca da temática em seis periódicos nacionais, categorizando os artigos em assistência, ensino, pesquisa, técnica e erros de medicação, comunicação e medicamentos específicos. Foram identificados 108 artigos, destacando-se a Revista Latino-Americana de Enfermagem e a Revista Brasileira de Enfermagem e o autor Cassiani e a categoria medicamentos específicos, como aqueles responsáveis pelo mais expressivo quantitativo de artigos publicados. É necessária a soma de esforços para uma mais expressiva produção de artigos relacionados à administração de medicamentos.

sistemas de medicação; veículos homeopáticos; enfermagem


This study aimed to identify and categorize publications about themes related to medication administration in Brazilian nursing journals between 1987 and 2008. From a survey in the main health databases, we reviewed literature about the theme in six Brazilian journals, classifying the articles into care, teaching, research, technique, medication errors, communication and specific drugs. One hundred eight articles were identified, particularly in the Revista Latino-Americana de Enfermagem and the Revista Brasileira de Enfermagem. The author Cassiani and the category specific drugs stand out as responsible for the largest number of articles published. Efforts need to be added up with a view to a more expressive production of articles on medication administration.

medication systems; homeopathic vehicles; nursing


Este estudio objetivó identificar y categorizar los artículos de periódicos nacionales de enfermería que abordan temas referentes a la administración de medicamentos en el período de 1987 a 2008. A partir de la búsqueda realizada en las principales bases de datos de la salud, se utilizó la revisión de literatura acerca de la temática en seis periódicos nacionales, categorizando los artículos en lo referente a: asistencia; enseñanza; investigación; técnica y errores de medicación; comunicación; y, medicamentos específicos. Fueron identificados 108 artículos, destacándose la Revista Latino-Americana de Enfermería y la Revista Brasileña de Enfermería y el autor Casiani y la categoría medicamentos específicos, como aquellos responsables por la cantidad más expresiva de artículos publicados. Es necesario sumar esfuerzos para realizar una producción más expresiva de artículos relacionados a la administración de medicamentos.

sistemas de medicación; vehículos homeopáticos; enfermería


ARTIGO DE REVISÃO

Periódicos de enfermagem e administração de medicamentos: identificação e categorização das publicações de 1987 a 2008

Paulo Celso Prado Telles FilhoI; Marcus Fernando da Silva PraxedesII

IUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil: Enfermeiro, Doutor em Enfermagem, Professor Adjunto, e-mail: ppradotelles@yahoo.com.br

IIUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil: Aluno do Curso de Graduação em Enfermagem, e-mail: marcusfera@yahoo.com.br

RESUMO

Este estudo objetivou identificar e categorizar os artigos de periódicos nacionais de enfermagem que abordam temas referentes à administração de medicamentos no período de 1987 a 2008. A partir da busca realizada nas principais bases de dados da saúde, utilizou-se a revisão de literatura acerca da temática em seis periódicos nacionais, categorizando os artigos em assistência, ensino, pesquisa, técnica e erros de medicação, comunicação e medicamentos específicos. Foram identificados 108 artigos, destacando-se a Revista Latino-Americana de Enfermagem e a Revista Brasileira de Enfermagem e o autor Cassiani e a categoria medicamentos específicos, como aqueles responsáveis pelo mais expressivo quantitativo de artigos publicados. É necessária a soma de esforços para uma mais expressiva produção de artigos relacionados à administração de medicamentos.

Descritores: sistemas de medicação; veículos homeopáticos; enfermagem

INTRODUÇÃO

A administração de medicamentos é uma das atividades de maior responsabilidade da equipe de enfermagem. A produção científica, voltada para essa área, se mostra, então, de grande importância, uma vez que maximiza a utilização de vários princípios, fundamentados cientificamente, possibilitando assim a existência de processo de medicação seguro.

É crescente a ampliação do quantitativo e do nível de complexidade de técnicas relacionadas à administração de medicamentos, isso faz com que as exigências do mercado de trabalho sejam crescentes, sendo consenso, entre pesquisadores e profissionais envolvidos com essa prática, que o conhecimento ocupa papel importante na atualidade(1).

Considera-se, pois, de fundamental importância que se utilize métodos de trabalho com fundamentação teórica, possibilitando assim o crescimento intelectual e prático dos profissionais de enfermagem, visando a assistência fundamentada e de qualidade. Portanto, é evidente a importância da realização de estudos que contemplem temas relacionados à administração de medicamentos.

Dessa forma, justifica-se esse estudo, uma vez que, identificando e categorizando os artigos sobre temas referentes à administração de medicamentos, seja possível compreender a situação atual da produção científica relacionada a essa temática, favorecendo a localização dos artigos produzidos, bem como apontando para a necessidade de produção científica em temas importantes e pouco pesquisados, favorecendo o conhecimento em enfermagem.

OBJETIVO

A presente investigação objetivou identificar e categorizar os artigos de periódicos nacionais de enfermagem que abordam temas referentes à administração de medicamentos no período de 1987 a 2008.

MÉTODOS

Trata-se de revisão de literatura acerca do tema administração de medicamentos, referente ao período de 1987 a 2008. Utilizou-se esse período uma vez que, anteriormente a 1987, a literatura apresenta reduzido quantitativo de artigos referentes ao tema, aliado ao fato de não ser julgado oportuno trabalhar com referências antigas. O levantamento bibliográfico foi realizado pela internet, através da BIREME, no banco de dados LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde) e na base de dados BDENF (Base de Dados Bibliográficos Especializada na Área de Enfermagem do Brasil), por serem considerados os principais da área da saúde, no Brasil.

Para o levantamento dos artigos, foram utilizadas as palavras-chave "enfermagem", "sistema de medicação", "veículos homeopáticos" e "medicamentos", de acordo com os descritores das bases de dados utilizadas.

Os critérios usados para a seleção da amostra foram: artigos publicados em periódicos nacionais; artigos que abordem a temática referente à administração de medicamentos, abrangendo todas as áreas de interesse da enfermagem; periódicos indexados nos bancos LILACS e BDENF e artigos publicados entre o período de 1987 a 2008.

Para a obtenção de todos os artigos, na íntegra, foram utilizadas a Biblioteca da Universidade Federal de Minas Gerais, a Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte e a Biblioteca da Universidade de São Paulo.

A revisão foi realizada através dos periódicos: Revista Gaúcha de Enfermagem, Revista Brasileira de Enfermagem, Revista da Escola de Enfermagem da USP, Revista Nursing (edição brasileira), Revista Latino-Americana de Enfermagem e Revista Baiana de Enfermagem. É importante destacar que tais periódicos foram elencados a partir da busca realizada nas bases de dados acima citadas.

Elaborou-se um formulário de coleta de dados, que foi preenchido para cada artigo, constando informações tais como título, periódico, ano, autores e categoria (assistência, ensino, pesquisa, técnica e erros de medicação, comunicação e medicamentos específicos).

RESULTADOS

Anteriormente à apresentação das tabelas, é necessário explicitar que os artigos foram distribuídos segundo as categorias: assistência, ensino, pesquisa, técnica, erros de medicação, comunicação e medicamentos específicos, respectivamente. Para tal distribuição utilizou-se a leitura dos artigos na íntegra.

Destaca-se que se julgou importante citar os títulos dos artigos nas tabelas, pois os mesmos facilitam a referência do leitor em relação ao tema tratado em cada artigo.

Segue-se a apresentação da Tabela 1, na qual se categorizam os artigos segundo periódicos, ano e autores dos artigos relacionados à assistência.

Observando a Tabela 1, verifica-se que a Revista Brasileira de Enfermagem apresenta 9 artigos, representando, portanto, aquela que mais publicou sobre a temática relacionada à assistência. Segue-se a Revista Latino-Americana de Enfermagem, com 5 publicações.

Quanto aos autores, verifica-se que Cassiani destacou-se com 4 publicações, sendo que, em duas dessas, a autora é a principal, um artigo é de única autoria e em um artigo a pesquisadora é coautora.

Nota-se que o ano de 2007 foi aquele no qual houve maior quantidade de publicações, ou seja, 4, seguido de 2003, com 3 publicações e 1987, 1993, 1994, 1998 e 2005 com 2 publicações a cada ano. A seguir, apresenta-se a Tabela 2 referente à categoria ensino.

No que diz respeito à Tabela 2, observa-se que, do total de 10 artigos, 6 foram publicados pela Revista Brasileira de Enfermagem. Observou-se também que existe lacuna de publicação entre os anos 2005 e 2008.

Em relação aos autores, destacaram-se Cassiani, com autoria de cinco publicações, sendo uma como primeira autora e quatro como coautora e Mendes com três publicações, sendo uma como autora principal e duas como coautora. Nogueira, Zanetti e Zem-Mascarenhas seguem com duas publicações cada autor. A seguir, mostra-se a Tabela 3, referente à categoria pesquisa.

Em relação à Tabela 3, tem-se em destaque as Revistas Latino-Americana de Enfermagem com oito publicações e a Revista da Escola de Enfermagem da USP com cinco. O ano 2000 aparece como o de maior quantitativo de artigos relacionados à pesquisa em administração de medicamentos, somando quatro artigos. Verifica-se que, no ano 2008, contemplam-se quatro publicações, e o ano de 2007 com dois artigos, ambos incluindo o autor Cassiani.

A esse respeito, o referido autor, assim como na Tabela 1, foi o responsável por sete publicações, destacando-se também nos artigos referentes à pesquisa em administração de medicamentos. Em relação às categorias técnica e erros de medicação, segue-se a Tabela 4.

No que concerne à categoria técnica, observa-se que as Revistas Latino-Americana de Enfermagem e Nursing (edição brasileira) destacaram-se no quantitativo de publicações sobre técnica, somando cinco e quatro artigos em cada periódico, respectivamente.

Zanetti e Grossi foram os autores responsáveis pelo maior quantitativo de artigos referentes à técnica. Em relação aos anos, observa-se que somente dois artigos foram publicados na década de 90, bem como no ano 2001, onde se alcançou o maior número de publicações.

Em relação à categoria erros de medicação, destacam-se a Revista Brasileira de Enfermagem e a Revista Latino-Americana como as principais produtoras de conhecimento referente a erros de medicação e o ano 2006 como o de maior quantitativo de publicações, ou seja, quatro artigos.

Referente à autoria das publicações, a autora Cassiani se destaca sobremaneira com a produção de nove artigos, dos quais um é de autoria única e oito em coautoria. Segue-se Miasso com quatro publicações, sendo autora principal em três e coautora em um artigo. Os autores Bohomol, Oliveira, Pedreira e Ramos possuem duas publicações cada um. No Tabela 5, encontram-se as categorias referentes à comunicação e medicamentos específicos.

Apenas três periódicos produziram artigos com temática referente à comunicação, com duas publicações cada um: a Revista da Escola de Enfermagem-USP, a Revista Nursing (edição brasileira) e a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Registra-se a autora Cassiani novamente como a principal produtora de conhecimento, somando 2 artigos.

O ano 2007 se mostrou com o maior quantitativo de publicações, destacando-se também as lacunas de produção científica entre os anos 1990 e 1996, entre 1998 e 2004 e 2008.

A categoria medicamentos específicos contempla 23 artigos que discorrem acerca de medicações com características incomuns. Todos os periódicos estudados apresentaram publicações referentes a tal temática. A Revista Latino-Americana de Enfermagem se destacou com a produção de nove artigos.

Durante toda a década de 90 apenas um artigo foi produzido, destacando-se a lacuna apresentada entre os anos 1990 e 1992 e de 1994 a 1999. Tem-se também o ano 2007 com o maior quantitativo de publicações, totalizando oito artigos. No que concerne à autoria, destacou-se Bechelli e Secoli, com a publicação de dois artigos cada.

DISCUSSÃO

Após a leitura na íntegra e categorização dos artigos, tal como descrito na metodologia, buscou-se na literatura pesquisas que fundamentassem a discussão dos resultados.

Assim, é importante afirmar que a sustentação da assistência de enfermagem, fundamentada pela produção expressa na Tabela 1, auxilia a equipe de enfermagem a avaliar, criteriosamente, os riscos a que os pacientes se encontram expostos, possibilita a informação sobre a existência desses riscos e os cuidados propostos para preveni-los, visando proporcionar a segurança ao paciente(2).

A categoria referente ao ensino também é de relevante importância, uma vez que as produções científicas fornecem importantes contribuições para o ensino e, consequentemente, ao exercício da enfermagem(3).

Em vista disso, a abordagem do ensino da administração de medicamentos em pesquisas da área de enfermagem é essencial para o desenvolvimento da profissão, uma vez que garante a passagem do estado de desconhecimento relativo para o estado de conhecimento capaz de transformar a realidade(4).

Em relação à Tabela 3, sabe-se que a pesquisa em enfermagem tem como principal tarefa contribuir para a base científica da prática, sendo necessários estudos para determinar a eficácia das prescrições e cuidados de enfermagem. Assim, a ciência de enfermagem, por meio desses esforços, crescerá e gerará justificativas, cientificamente fundamentadas, para propor mudanças na prática e no cuidado do paciente(5).

Também é importante relatar que a fundamentação teórica, voltada para a temática técnica, necessita levar em consideração as transformações do mercado de trabalho que se mostra cada vez mais competitivo. Essa fundamentação deve garantir à equipe de enfermagem constante capacitação, possibilitando a aprendizagem e a pesquisa, com o objetivo de conhecer as novas técnicas e identificar seus conceitos, bem como seus fundamentos.

A prática de enfermagem necessita, pois, seguir princípios fundamentados cientificamente, sendo necessárias pesquisas voltadas para a identificação e prevenção de erros na medicação, temática essa presente no cotidiano da equipe de enfermagem. Erros na administração de medicamentos são reais e apresentam 11% de risco grave à integridade do paciente(6).

Desperta-se, pois, a necessidade de conduzir investigações científicas a respeito dessa temática, uma vez que são evidentes várias dúvidas da equipe de enfermagem durante o processo de preparo e administração de medicamentos(7). É preciso fornecer aos profissionais conhecimentos e habilidades com vistas a um processo seguro e de qualidade, possibilitando a identificação de erros anteriormente à sua ocorrência.

Também a comunicação possui papel fundamental no processo de administração de medicamentos. Muitas falhas ocorrem quando a equipe se comunica de forma inadequada, sendo necessários estudos que auxiliem na revisão dos processos de medicação e na criação de ações proativas e estratégias que visem a melhoria da comunicação(8).

A categoria comunicação, dentre todas aquelas apresentadas neste estudo, se destaca como, quantitativamente, a menos desenvolvida. É preciso que se priorize essa temática, uma vez que ela é fundamental para o desenvolvimento das atividades da equipe de enfermagem, dentre elas a administração de medicamentos.

O fato de existir reduzido quantitativo de artigos relacionados à comunicação pode estar vinculado ao fato de os pesquisadores da área não estarem atentos à importância da comunicação no processo da administração de medicamentos. Recomenda-se, pois, que pesquisadores somem esforços para a realização de pesquisas nessa área do conhecimento.

Em relação aos medicamentos específicos, torna-se evidente a necessidade do desenvolvimento de pesquisas, visto que esses medicamentos possuem peculiaridades relacionadas à avaliação pré-administração, dose, administração, efeitos terapêuticos, redução de efeitos adversos, interações medicamentosas e controle da toxidade. Para isso, é necessário o domínio de conhecimentos científicos, bem como a criação de sólida base de informações, a qual será responsável por prática de qualidade e segura ao paciente(9).

Vale destacar que a abordagem da temática administração de medicamentos em pesquisas da área de enfermagem vem sendo caracterizada por constantes mudanças, buscando superar a fragmentação do conhecimento até então presente(10).

CONCLUSÕES

Considerou-se importante identificar e categorizar as publicações de enfermagem referentes à temática administração de medicamentos em periódicos de enfermagem, tendo em vista a importância do estudo da produção científica para a assistência fundamentada e de qualidade.

Observou-se 108 publicações sobre a temática em foco, no período de 1987 a 2008. A Revista Latino-Americana de Enfermagem foi responsável pela produção de 34 artigos, seguida da Revista Brasileira de Enfermagem com 29 artigos, sendo, portanto, esses os periódicos que mais publicaram sobre a administração de medicamentos no período do estudo.

Os artigos evidenciaram diversidade de autores, porém, alguns desses se destacaram, sendo que Cassiani contou com 28 artigos. Em relação à classificação dos artigos, detectou-se maior número de publicações voltadas para os medicamentos específicos, com 23 publicações. Seguem-se as áreas assistência e pesquisa com 21 e 20 artigos, respectivamente. Quantitativamente menos privilegiadas foram as categorias erros de medicação, técnica, ensino e comunicação com 14, 14, 10 e 6 artigos, respectivamente.

A grande variedade de abordagens das publicações, revelada no presente estudo, oferece uma noção de sua magnitude para a enfermagem e sinaliza para a necessidade de investimentos dos pesquisadores para a realização de várias outras pesquisas que possam contribuir na geração de novos conhecimentos relativos à administração de medicamentos, sobretudo no binômio administração de medicamentos - comunicação, contribuindo para o avanço das pesquisas na referida temática.

REFERÊNCIAS

  • 1. Telles PCP Filho, Cassiani SHB. Implementação e avaliação do módulo à distância administração de medicamentos. Rev Cogitare Enferm 2007 abril-junho; 12(2):222-8.
  • 2. Freitas GF, Oguisso T. Ocorrências éticas com profissionais de enfermagem: um estudo quantitativo. Rev Esc Enferm USP 2008 abril; 42(1):34-40.
  • 3. Itol EE, Takahashi RT. Publicações sobre ensino em enfermagem na Revista da Escola de Enfermagem da USP. Rev Esc Enferm USP 2005 novembro-dezembro; 39(4):409-16.
  • 4. Itol EE, Peres AM, Takahashi RT, Januário MM. O ensino de enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais: utopia x realidade. Rev Esc Enferm USP 2006 dezembro; 40(4):570-5.
  • 5. Smeltzer SC, Bare BG. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 10Ş ed. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan; 2005.
  • 6. Rothschild JM, Landrigan CP, Cronin JW, Kaushal R, Lockley SW, Burdick E, et al. The critical care safety study: the incidence and nature of adverse events and serious medical errors in intensive care. Crit Care Med 2005 August; 33(8):1694-700.
  • 7. Silva DO, Grou CR, Miasso AI, Cassiani SHB. Medication preparation and administration: analysis of inquiries and information by the nursing team. Rev Latino-am Enfermagem 2007 setembro-outubro; 15(5):1010-7.
  • 8. Silva AEBC, Cassiani SHB, Miasso AI, Opitz SP. Problemas na comunicação: uma possível causa de erros de medicação. Acta Paul Enferm 2007;20(3):272-6.
  • 9. Santana ARCMBF, Cassiani SHB, Monzani AAS, Miasso AI. Análisis del conocimiento de enfermeros de clínica médica y de Unidad de Terapia Intensiva sobre medicamentos específicos. In: X Coloquio Panamericano de Investigacion en Enfermeria; 2006. Noviembre 27-30; Buenos Aires. Argentina, p. 213-4.
  • 10. Scherer ZAP, Scherer EA, Carvalho AMP. Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão. Rev Latino-am Enfermagem 2006 março-abril; 14(2):285-91.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Nov 2009
  • Data do Fascículo
    Out 2009

Histórico

  • Recebido
    01 Out 2008
  • Aceito
    08 Jul 2009
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br