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Doutorado em Enfermagem no Chile: um caminho com dificuldades

Resumos

OBJETIVO:

analisar criticamente a situação atual do doutorado, na disciplina Enfermagem, no Chile.

METODOLOGIA:

através de análise histórica e contextual dos fundos de desenvolvimento para a pós-graduação em Enfermagem, especialmente no nível de doutorado.

RESULTADOS:

identificaram-se aspectos limitantes neste estudo, relacionados às instituições de ciências nacionais, como as instituições de educação superior e da saúde, principalmente, a avaliação limitada da enfermagem como área de conhecimento no país, ausência de políticas institucionais claras para realização de estudos de pós-graduação, assim como, a reinserção dos pós-graduandos nas áreas acadêmica e assistencial, sendo o financiamento de bolsas de estudo de pesquisas nacionais muito difíceis de conseguir.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

as bolsas de estudo e os financiamentos competitivos, junto ao reconhecimento como área de conhecimento, assim como, os níveis acadêmicos, principalmente nas instituições de saúde, são os principais desafios para consolidação. Um aspecto que permitiria um avanço mais rápido seria através de convênios entre instituições nacionais e internacionais, aumentando as potencialidades e os financiamentos para estudos e estágios acadêmicos, tornando possível a realização de investigações em conjunto.

Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Chile


OBJECTIVE:

to analyze in detail the current situation of doctorate training in Nursing in Chile.

METHODOLOGY:

through a historical and contextual analysis of the background to the development of postgraduate education in Nursing, especially at doctorate level.

RESULTS:

aspects that limit development were identified in national institutionalism of the sciences as well as in higher education and health institutions, especially the limited value placed on nursing as an area of knowledge in this country, the lack of clear institutional policies for postgraduate studies, as well as the postgraduate's re-inclusion into the academic and care area, with access to national research funds difficult.

FINAL CONSIDERATIONS:

access to grants and funds, together with recognition as an area of knowledge belonging on academic schedules, especially in health institutions, are the main challenges to consolidation. One aspect that would enable a more rapid advance is through national and international inter-institutional agreements, adding together potential, with access to funds for studies and academic and student internships, enabling joint research to go ahead.

Education; Nursing; Graduate; Chile


OBJETIVO:

analizar críticamente la situación actual de la formación de doctorado en la disciplina de Enfermería en Chile.

METODOLOGÍA:

por medio de un análisis histórico y contextual de los antecedentes del desenvolvimiento de la educación de postgrado en Enfermería, especialmente nivel Doctorado.

RESULTADOS:

se identificaron aspectos limitantes para su desarrollo, relacionados con la institucionalidad nacional en ciencias como la de las instituciones de educación superior y de salud, en especial la limitada valoración de la enfermería como área de conocimiento a nivel país, la falta de políticas institucionales claras para realizar estudios de postgrado, así como para la re-inserción del posgraduado al área académica y asistencial, siendo las adjudicaciones a fondos concursables nacionales de investigación, lo más difícil de franquear.

CONSIDERACIONES FINALES:

la adjudicación de becas y de fondos concursables, junto al reconocimiento como área de conocimiento, como también de los grados académicos, principalmente en las instituciones de salud, son los principales desafíos para avanzar hacia la consolidación. Un aspecto que permitiría avanzar más rápidamente es a través de convenios interinstitucionales con entidades nacionales e internacionales, que sume potencialidades, con postulación a fondos concursables, para estudios y pasantías académicas y estudiantiles, que posibilite llevar a cabo investigaciones en conjunto.

Educación de Postgrado en Enfermería; Chile


Introdução

No Chile, a disciplina e a profissão de enfermagem têm sofrido profundas e importantes alterações, relacionadas às transformações políticas, de saúde, sociais e econômicas do país. É uma profissão com longa história, reconhecimento e prestígio mundial, cujas realizações e contribuições para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e estratégias de saúde do país tem sido claro. Como observado pela Organização Pan-americana de Saúde( 1Organización Mundial de la Salud, Organización Panamericana de la Salud. La enfermería de salud pública y las funciones esenciales de salud pública: bases para el ejercicio profesional en el siglo XXI. [Internet]. Washington, D.C: Programa de Organización y Gestión de Sistemas y Servicios de Salud (HSO), División de Desarrollo de Sistemas y Servicios de Salud (HSP); 2001 [acesso 30 out 2014]. 39 p. Disponível em: http://www.ops.org.bo/textocompleto/ise20596.pdf
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), "a enfermagem é uma profissão que cumpre funções-chave em matéria de saúde pública nas Américas", isto, principalmente, por sua perspectiva disciplinar em orientar ações de promoção, prevenção, cura e reabilitação em todo ciclo de vida. Isto otimizou o uso dos recursos humanos, tecnológicos e financeiros da saúde, endossando os conceitos de abordagem holística na saúde da família, incluídos nos currículos de enfermagem, juntamente com a criação da Escola de Enfermeiros de Saúde, no ano de 1927, tornando-a um ator social na vanguarda deste campo( 2Breda KL. Nursing and Globalization in the Americas - a critical perspective. New York: Baywood Publishing; 2009. p. 55-98. ), muito antes deste conceito ser incorporado nos Serviços de Saúde do Chile, em 1950. A partir de 1952, o Chile desenvolveu um sistema de saúde pública, centralizado, com alta cobertura, a qual muitos historiadores e analistas de saúde atribuíram muitas conquistas, entre elas, diminuição acentuada da mortalidade infantil, aumento da expectativa de vida, controle da tuberculose e erradicação da poliomielite( 3Azevedo AC. La provisión de servicios de salud en Chile: aspectos históricos, dilemas y perspectivas. Rev Saúde Pública. 1998;32 (2):192-9. ). A maioria destas mudanças são evidenciadas pela participação do profissional de enfermagem, resultando em aumento de ações significativas concedidas a este profissional, assim como, a eficiência de suas ações na atenção primária de saúde, como resultado de maior disponibilidade de enfermeiros( 4Kaempfer AM, Medina LE. La Salud Infantil en Chile durante la Década del Setenta. Rev Chilena Pediatría. 1981;53(5):468-80. ), tornando-se agente essencial das equipes de saúde chilenas, atualmente.

São, aproximadamente, 108 anos de história profissional, desde 1906, com a criação da primeira Escola de Enfermagem dos país, na Universidade do Chile.

Situação atual

Atualmente, a formação de enfermagem no Chile, oferece programas de graduação de cinco anos, após, pós-graduação, em lato sensu e stricto sensu, sendo estes últimos em universidades credenciadas, gerando uma cultura e um compromisso com a qualidade, cujos planos de melhoria, assim como, a qualificação de seus docentes constituem-se em uma preocupação permanente na política educacional e de administração acadêmica, em geral. O aluno de enfermagem é capaz de ter um pensamento racional e consistente para atendimento das necessidades dos outros, emitindo julgamentos, sensibilização ao paciente, tomada de decisões acertadas, formado em uma cultura de pesquisa e valores éticos, deixando claro o sentido da vida, indo além do material ou imediato, configurando-se, assim, a natureza de "ser enfermeira(o)"(5), contribuindo, desta forma, para melhores repostas de saúde à comunidade e às políticas públicas do país. Atualmente, são oferecidos na pós-graduação, seis programas de Mestrado e dois de Doutorado em Enfermagem, ambos disciplinares. A qualidade destes programas é validada nacionalmente, através de credenciamentos. A formação de quadros conceituais e teóricos que sustentam a enfermagem e que explicam o significado dos fenômenos observados, realizam-se através de análise, raciocínio e argumentação do cuidado, bem como, o estudo de aspectos filosóficos da enfermagem, com forte formação de competências de investigação( 6Jara-Concha P, Behn-Theune V, Ortiz-Rebolledo N, Valenzuela-Suazo S. Nursing in Chile. In: Breda K. Nursing and Globalization in the Americas. A Critical Perspective. New York: Baywood Pub; 2009. p. 55-98. ), que correspondem ao caráter acadêmico e disciplinar dos mesmos. Nestes programas acadêmicos, são estudadas as fases que precedem a construção de modelos teóricos, junto ao desenvolvimento do conhecimento da disciplina que definirá as bases dos futuros modelos e teorias( 7Munita MI, Reyes J. El Sistema de Postgrado en Chile: evolución y proyecciones para las Universidades del Consejo de Rectores. Santiago: Consejo de Rectores de las Universidades Chilenas; 2012. ).

Os Programas de Doutorado nas Universidades Chilenas do Conselho de Reitores (CRUCH), permitem recursos avançados em matéria de pesquisa, desenvolvimento e inovação, como uma resposta do Sistema de Educação Superior para fornecer ferramentas empreendedoras e inteligentes para o trabalho, baseada em uma preparação sistemática sobre o pensamento lógico e científico( 7Munita MI, Reyes J. El Sistema de Postgrado en Chile: evolución y proyecciones para las Universidades del Consejo de Rectores. Santiago: Consejo de Rectores de las Universidades Chilenas; 2012. ).

Na enfermagem, os programas de pós-graduação na América Latina vêm se desenvolvendo e crescendo significativamente, desde o final do século XX e início do século XXI, tanto em taxas de matrículas, quanto em fornecimento de programas, facilitando, assim, a compreensão social do alcance e da prática de enfermagem.

Como exemplo, o Programa Interunidades de Doutorado em Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), foi criado em conjunto pela Escola de Enfermagem (EE) e a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), em 1982, sendo o primeiro na América Latina; este programa surgiu a partir de um planejamento conjunto, com o objetivo de unir esforços, para maximizar as potencialidades do corpo docente, das instalações e das condições para pesquisa no campo na enfermagem( 8Ferriani MGC, Silva IA, Carvalho EC. A trajetória histórica do Programa Interunidades de doutoramento em enfermagem e sua contribuição para enfermagem brasileira. Rev Esc Enferm USP. 2005;39(esp):506-14. ).

No Chile, os programas de doutorado em enfermagem existentes foram criados na década de 2000, na Universidade de Concepción, em 2003, e na Universidade Andrés Bello, em 2006. Vários estudiosos que compõem o corpo docente dos programas atuais se formaram no exterior.

Especificamente, a elaboração do Programa de Doutorado em Enfermagem da Universidade de Concepción, foi realizada por três acadêmicos, cujo doutorado foi desenvolvido na Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, Brasil. Em seu desenvolvimento inicial, recebeu importante apoio da instituição formadora. O trabalho de organização, desenvolvimento e implementação teve que superar uma série de dificuldades iniciais, como observado por Wright, a "inserção" desta área de conhecimento "mudou a integração de pós-graduação de enfermagem" para as universidades ou os sistemas de educação superior( 9Wright G. El Análisis Crítico-Holístico de los programas de Postgrado de Enfermería frente a los desafíos de la reducción de la Demanda en América Latina. CICAD-OEA. Washington DC; 2003. ). O projeto de Doutorado em Enfermagem da Universidade de Concepción iniciou-se em 1992, com início de intercâmbios com diferentes unidades acadêmicas estrangeiras, para formação de uma massa crítica de doutores em enfermagem. Finalizada esta etapa, o projeto foi elaborado, sendo aprovado pelo Conselho Acadêmico da universidade, em janeiro de 2003, constituindo-se como o primeiro Programa de Doutorado nesta disciplina no país, iniciando-se o primeiro curso em 2004( 1010 Paravic T. Postgrado Stricto Sensu del Departamento de Enfermería Universidad de Concepción Concepción - Chile. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2004;12(6):946-53. - 1111 Jofré-Aravena V, Paravic-Klijn T. Postgrado en Enfermería en Chile. Su evolución histórica y situación actual. Index Enferm. 2007;16(56):50-4. ).

O Programa de Doutorado em Enfermagem da Universidade Andrés Bello nasceu do esforço cooperativo de acadêmicos da própria faculdade e acadêmicos de universidades nacionais e estrangeiras, com as quais tem acordo de cooperação. Na inauguração, em 2006, o reitor disse: "se constituirá em um espaço de intercâmbio entre novos pesquisadores e especialistas na área do conhecimento do cuidado de enfermagem, para estimular o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica para gerar conhecimentos originais, de caráter científico, tecnológico e humanístico que constituem contribuições significativas para enfermagem e saúde"( 1212 Universia Chile: http://www.universia.cl/ [acesso 29 jan 2015]. 6 p. Disponível em: http://noticias.universia.cl/vidauniversitaria/noticia/2006/04/21/332652/inauguran-doctorado-enfermeria-universidad-andres-bello.html
http://www.universia.cl/...
).

Como se evidencia, a formação de capital humano avançado em enfermagem implica, não apenas no investimento de um longo tempo, mas também em investimento estrutural, político e social da entidade que propõe. Em média, a formação de um pesquisador independente em enfermagem, no Chile, dura de quatro a cinco anos.

Apesar de todos os esforções e melhorias recentes, o Chile ainda não dispõe de mais Programas de Doutorado gerais( 1313 Krauskopf M. Los Doctorados en Chile. Perfil y capacidad científica de los programas en ciencias acreditados en Chile. Estudo Públicos. [Internet]. 1999 [acesso 29 jan 2015];76. Disponível em: http://www.cep.cl/dms/archivo_1806_824/rev76_krauskops.pdf
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), refletindo em Enfermagem( 1111 Jofré-Aravena V, Paravic-Klijn T. Postgrado en Enfermería en Chile. Su evolución histórica y situación actual. Index Enferm. 2007;16(56):50-4. ) e, assim, uma pequena formação de doutores, comparado a dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Esta agência concluiu que, em relação ao custo-benefício, em longo prazo, faz-se necessário o fortalecimento e a criação de programas de doutorado locais, de boa qualidade, ao invés de manter uma dependência excessiva sobre a formação avançada no exterior. Juntamente, indica a necessidade de investimentos públicos em pesquisas com outras reformas necessárias( 1414 Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos, OCDE, Banco Internacional para la Reconstrucción y el Desarrollo /Banco Mundial. La Educación Superior en Chile. Revisión de Políticas Nacionales de Educación. [Internet]. 2009 [acesso 29 jan 2015]. Disponível em: http://www7.uc.cl/webpuc/piloto/pdf/informe_OECD.pdf
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). Isto tem sido reivindicado por décadas nas universidades chilenas, então, em março de 2008, o Conselho Presidencial da Educação Superior observou que, ainda no Chile, as universidades realizavam 80% de todas as pesquisas( 1515 Los desafíos de la educación superior chilena. Informe del Consejo Asesor Presidencial para la Educación Superior, Santiago. [Internet]. Marzo del 2008 [acesso 29 jan 2015]. Disponível em: http://www.jornadasdiscusioninterna.uchile.cl/wp-content/uploads/documentos/consejo-es.pdf
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).

Analisando as taxas de ingresso de estudantes a programas avançados, como Doutorado, é muito baixa no Chile, com 0,2% em 2005, em comparação à média da OECD, de 2,4%( 1616 Departamento de Ingeniería Industrial Universidad de Chile. Informe Final: Estudio de apoyo estratégico para el programa de capital humano avanzado de CONICYT [Internet]. 2009. [acesso 29 jan 2015]. Disponível em: http://dspace2.conicyt.cl/bitstream/handle/10533/17354/Informe_Final_ApoyoEstratategico_Conicyt_Nov2009_Final_Revisado.pdf?sequence=3
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). Igualmente, o número de professores com doutorado no trabalho acadêmico é baixo no Chile( 1313 Krauskopf M. Los Doctorados en Chile. Perfil y capacidad científica de los programas en ciencias acreditados en Chile. Estudo Públicos. [Internet]. 1999 [acesso 29 jan 2015];76. Disponível em: http://www.cep.cl/dms/archivo_1806_824/rev76_krauskops.pdf
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). Portanto, as políticas nacionais para melhoria da qualidade dos docentes têm se concentrado em aumentar este indicador, que tem uma estreita relação com pesquisa e desenvolvimento. O objetivo, segundo a OECD, para 2015, é que a metade dos acadêmicos com jornada de tempo integral tenham doutorado( 1414 Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos, OCDE, Banco Internacional para la Reconstrucción y el Desarrollo /Banco Mundial. La Educación Superior en Chile. Revisión de Políticas Nacionales de Educación. [Internet]. 2009 [acesso 29 jan 2015]. Disponível em: http://www7.uc.cl/webpuc/piloto/pdf/informe_OECD.pdf
http://www7.uc.cl/webpuc/piloto/pdf/info...
). Isto é particularmente importante na Enfermagem, pela contribuição desta disciplina aos sistemas de saúde( 1010 Paravic T. Postgrado Stricto Sensu del Departamento de Enfermería Universidad de Concepción Concepción - Chile. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2004;12(6):946-53. ).

Em relação ao número de graduados em ambos Programas de Doutorado em Enfermagem, o programa da Universidade de Concepción conta com 23 pós-graduados e na Universidade Andrés Bello com 11 pós-graduados. No Chile, a oportunidade para jovens talentos em Enfermagem em ingressar no doutorado é complexo e de difícil acesso, dada a disponibilidade de tempo, altos custos e limitada possibilidade de obtenção de bolsas de estudo. Os doutores ainda são um pequeno número de acadêmicos, tendo um baixo percentual de pessoas que iniciam a partir da prática.

A qualidade dos programas de doutorado depende da capacidade de pesquisa exibida pelo centro acadêmico que os disponibiliza( 1717 Comisión Nacional de Acreditación- CNA Chile. Secretaría Ejecutiva. [Internet]. [acesso 29 jan 2015].10 p. Disponívem em: http://www.cnachile.cl/res/post/RESOLUCI%C3%93N%20N%C2%B0661%20DOC%20EN%20ENFERMER%C3%8DA%20UDEC.pdf
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- 1818 Comisión Nacional de Acreditación- CNA Chile [Internet]. Secretaría Ejecutiva [acesso 29 jan 2015]. 6 p. Disponível em: http://www.cnachile.cl/res/post/RES-POST-00593-01.pdf
http://www.cnachile.cl/res/post/RES-POST...
). Em relação aos pontos fortes e fracos dos dois Programas de Doutorado chilenos, constam na Figura 1, na qual, ressaltam, basicamente, os problemas, já que ambos são programas corretamente formulados, formando pós-graduados com competências e habilidades para realização de pesquisa independentemente das problemáticas da enfermagem, com uma perspectiva qualitativa e quantitativa, com infraestrutura significativa e apoio da gestão da universidade. Os problemas emitidos pela entidade credenciada estão em conformidade e correspondem a um aspecto mencionada anteriormente: quão complexo e difícil é para os jovens o acesso ao doutorado em enfermagem, dada pela disponibilidade de tempo, permissões, em especial no domínio da prática, os altos custos e a escassa possibilidade de obtenção de bolsas de estudo, que está diretamente relacionado ao credenciamento dos programas. Resultando em um círculo vicioso de baixa produtividade, dificuldade de acesso a fundos externos competitivos e baixa disponibilidade de membros do corpo docente nos programas. Isto, por sua vez, faz com que poucos pesquisadores com formação realizem um trabalho independente, competitivo e inovador.

Figura 1
Pontos fortes e fracos dos Programas de Doutorado em Enfermagem, no Chile, segundo as resoluções de credenciamento da Comissão Nacional de Credenciais, Chile, 2013-2014.

Os recursos são os principais impedimentos para ampliação da oferta e formação de doutores. Portanto, as universidades deveriam assumir a implementação de tabelas de base que sustentam a pesquisa e o ensino. O tema credenciamento, em relação aos doutores em Enfermagem, é um grande desafio. Caso os doutores disponíveis não apresentem competitividade, em pesquisa de fronteira e internacionalização pode ser o caminho para o desaparecimento.

Em relação ao número de doutores, o Chile, anualmente, de acordo com dados de 2005, apresentou, em geral, uma posição deficitária nas universidades. Instrumentos padronizados referentes à população nacional, número de pessoas com título de doutor, revela uma diferença de 20 a 30 vezes menor nos países desenvolvidos. As políticas públicas e acadêmicas, juntamente com a compreensão social, necessárias para superar a escassez notória de doutores no país, são claramente insuficientes( 1919 Bustos E. Diagnóstico y perspectivas de los estudios de posgrado en Chile. Digital observatory for higher education in latin-america and the Caribbean [Internet]. IES/2004/ED/PI/59. 2004 [acesso 29 jan 2015]. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001403/140398s.pdf
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).

Como já analisada, a avaliação de um Programa de Doutorado relaciona-se à qualidade da pesquisa e produção científica e esta, por sua vez, com a qualidade acadêmica dos professores responsáveis pela atividade. Estes devem atender aos padrões exigidos pela Comissão Nacional de Credenciamento (CNC), do Chile, que exigem padrões acadêmicos altamente competentes em liderança de projetos de pesquisa, fundos de financiamento nacionais e internacionais e publicações de alto impacto. Esta situação obriga os acadêmicos com estas competências disponibilizar tempo para pesquisa, infraestrutura e apoio financeiro em médio e longo prazos. Em enfermagem, este é o principal obstáculo para o avanço, já que não tem mostrado eficiência nas aplicações em fundos de financiamento e a comunidade de pesquisa tem sua eficácia limitada. Em enfermagem, no Chile, um professor doutor divide suas acadêmicas, em uma carga horária no ensino de graduação, administração e intermináveis e múltiplas reuniões nas próprias universidades ou em outras instituições. Assim, segue-se a escassez real de professores qualificados para o ensino na pós-graduação, agregando-se a dedicação parcial a esta tarefa, que deveria ser primordial, reconhecendo o escasso número de doutores disponíveis nesta área.

Em segundo lugar, e possivelmente, como base, influenciando este fator, acordo com um relatório da Comissão Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (CONICYT), 2013, a enfermagem, no Chile, como área de pesquisa ainda é considerada pequena (0,8% em 2011), com um dos níveis de colaboração internacional mais baixos do país (28,21% em 2011), mesma tendência como mostra proporção de produção na revista Q1 (17,95% em 2011), com o impacto normalizado mais baixo do país, com voláteis níveis de excelência, devido ao pequeno tamanho, com alto nível de liderança (84,62% em 2011), quase sem produção liderada em excelência( 2020 Félix de Moya-Anegón, CSIC-CCHS, Instituto de Políticas y Bienes Públicos, SCImago Research Group. [Internet]. Principales indicadores cienciométricos de la actividad científica chilena 2011. Informe 2013. Madrid, 2014 [acesso 29 jan 2015]. CONICYT. Disponível em: http://www.conicyt.cl/informacioncientifica/files/2014/08/Informe-de-Chile-2012.pdf
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).

Neste sentido, comparando-se a situação atual a três décadas atrás, observa-se um notável, embora ainda existam deficiências a serem resolvidas. Foi o Colégio de Enfermeiras, organização gremial, que em 1982, relatou uma visão crítica sobre o desenvolvimento de pesquisas em enfermagem e neste período, um dos problemas mais importantes vinculados à escassez de pesquisas de qualidade de enfermeiros, no Chile, não era apenas a falta de formação sistemática e permanente em pesquisa, mas também, o pouco tempo destinado para pesquisar e escassos recursos econômicos para desenvolvimento de pesquisas( 2121 Departamento de investigación del Colegio de enfermeras de Chile. Proposiciones para una política de Desarrollo de la Investigación en Enfermería. Bol Of Sanit Panam. 1982;93(1):31-6. ). Atualmente, porém, a formação em pesquisas melhorou, mas o tempo continua escasso e a eficiência da enfermagem em competições nacionais e internacionais de pesquisa é inadequado. A figura 2 mostra a comparação da pesquisa em enfermagem entre os anos de 1982 e 2014. Em comparação a, praticamente, duas décadas atrás, para a produção de conhecimento em enfermagem, no Chile, o ano de 2014 apresentou variáveis relevantes, que têm conseguindo otimizar ou melhorar: a sistematização da formação de pesquisas a partir da graduação, aumento da produção científica, rigor metodológico, instalação de linhas de pesquisa permanentes, qualidade das pesquisas e produção de publicações periódicas. No entanto, ainda existem aspectos que enfraquecem e impedem o destaque científico, reconhecendo a necessidade de superá-los e, assim, adiantando-se na produção de conhecimento. Torna-se necessário reconhecer que há matéria-prima para avançar com o que existe.

Figura 2
Situação da Pesquisa em Enfermagem entre os anos de 1982 e 2014

Mostra-se escasso e tem sido demonstrado, a ausência de enfermeiros(as) na produção de pesquisa( 2525 Oltra-Rodríguez E, Riestra-Rodríguez R, Alonso-Pérez F, García-Valle JL, Martínez-Suárez MM, Miguélez-López R. Dificultades y oportunidades para investigar percibidas por las enfermeras en Asturias. Enferm Clin. 2007;17(1):3-9. ). A este respeito, não um conflito de gerações entre os desenvolvimentos atuais e os de 10 anos atrás. Se isto estiver associado ao que se observa na Figura 2, falta de equipes integradas, dissociação entras as atividades de pesquisa, entre o ensino e a assistência, relacionados a falta de integração docente-assistencial, dificuldade de obtenção de bolsas de estudo para pós-graduação, falta de permissão para a prática, o produto é claramente difícil de produzir pesquisas duradouras com base em problemas na prática. É necessário, também, observar as causas para a falta de pesquisas relaciona-se à má infraestrutura dos serviços de saúde, falta de apoio e pouca compreensão das autoridades sobre o significado de impacto que tem esta tarefa. Apesar disso, constata-se que existem equipes multidisciplinares que estão realizando estudos, respondendo aos problemas de saúde do país.

Considerações Finais

Os fundos de subsídios aos projetos são outra prioridade a ser solucionada. Neste sentido, os diretores do Centro Internacional de Investigação em Enfermagem (CIIENF), propuseram, em 2014, a apresentação de um documento, com apoio dos reitores das unidades acadêmicas, para agências nacionais de concessão de fundos, que represente a necessidade, não apenas na instituição, mas também, outros órgãos colegiados de enfermagem, de estabelecer um grupo de estudo específico, ou seja, uma área de conhecimento específico. O reconhecimento e a valorização do desenvolvimento científico e tecnológico da disciplina pelos órgãos responsáveis por fornecer financiamento competitivo é um tema que deve ser reconhecido nestas instâncias, devendo ser apoiado pelas faculdades e organizações de formação profissional e, em uma ação conjunta com as mesmas. Esta tarefa é urgente, pois tem implicações para futuros programas de credenciamento.

As autoras destacam três limitações, que devem ser sanadas no âmbito acadêmico, que sem a tomada de consciência dos diretores das unidades de ensino em enfermagem, será um obstáculo difícil para a produção de conhecimento. Trata-se da dissociação contínua, a multiplicidade de tarefas, bem como, a disponibilidade limitada de tempo em âmbito acadêmico, lugar onde as pesquisas são iniciadas, permitindo vinculá-las à prática. As políticas de reinserção Políticas de reintegração de capital humano avançado não têm sido as mais adequadas. Observa-se, atualmente, a enorme problemática de quem obteve o título de doutor, seguindo com grande demanda acadêmica de estagiários de graduação em todo seu programa de ensino, faltando-lhes tempo necessário para guiar seu diploma de doutor a novos projetos. Por outro lado, não há valorização, principalmente, assistencial, sobre a importância da obtenção do doutorado, que permitiria, através de projetos de pesquisa conjuntos docentes-assistência, promover a qualidade da prática em enfermagem. Devem ser estimulados estudos avançados em Programas de Doutorado em países que oferecem bolsas de estudo, para aumentar o número de estudantes de doutorado na prática.

De outra perspectiva, observa-se que, comparação a outros países, no Chile os alunos de doutorado participam pouco do ensino de graduação. Caso as universidades contratem temporariamente seus alunos de doutorado, enriquecerão o ensino, contribuindo para o aumento da formação e elevação do patrimônio científico nacional.

O trabalho ainda não foi concluído, e na medida que as instituições acadêmicas se comprometam com a atuação em conjunto com seus pares assistenciais, com outras instituições acadêmicas, nacionais e internacionais, especialmente, relevando a formação através de convênios com instituições estrangeiras, e além disso, o apoio das instituições de saúde e o incentivo à formação e desenvolvimento do doutorado em enfermagem e que, globalmente, há plena convicção de que isto tem implicações para o desenvolvimento da enfermagem, para a política de saúde, qualidade e segurança da atenção aos usuários, o esforço que está sendo feito valerá a pena.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    May-Jun 2015

Histórico

  • Recebido
    10 Nov 2014
  • Aceito
    01 Mar 2015
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