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Alcançando diversidade, inclusão e equidade entre os trabalhadores da enfermagem

Estudos mostram que nos Estados Unidos indivíduos vindos de grupos minoritários apresentam saúde mais debilitada e se deparam com mais problemas ao buscar atendimento, quando existe maior probabilidade de não possuírem cobertura médica, e mesmo quando a possuem, frequentemente recebem atendimento de qualidade inferior ao oferecido às não minorias. Saúde materno-infantil, rastreamento de câncer, diabetes e acesso a atendimento são exemplos de áreas que ainda apresentam desigualdades em populações minoritárias e de baixa renda(11 Purnell TS, Calhoun EA, Golden SH, Halladay JR, Krok-Schoen JL, Appelhans BM, Cooper LA. Health Affair. 2016;35(8):1410-5. doi: 10.1377/hlthaff.2016.0158.
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). É possível identificar alguns sinais de aumento de qualidade no atendimento prestado a alguns grupos; entretanto, resultados de avaliação de qualidade de desigualdades relativas à idade, raça/etnia e renda não demonstram os mesmos níveis de melhoria(22 Phillips JM, Malone B. Increasing racial/ethnic diversity in nursing to reduce health disparities and achieve health equity. Public Health Rep. 2014;129(Suppl 2):45-50. doi: 10.1177/00333549141291S209
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).

A enfermagem é capaz de ser a força motriz na redução das iniquidades em saúde. O aumento da diversidade racial e étnica entre os trabalhadores de enfermagem tem sido proposto como estratégia significativa para trazer equidade tanto no que diz respeito ao acesso a atendimento médico como à sua disponibilização, e nos Estados Unidos existem fortes evidências que corroboram essa afirmação. Embora a proficiência cultural seja essencial a todos os enfermeiros, permanece a importância de uma força de trabalho étnica e racialmente diversa. É muito mais provável que minorias raciais e étnicas retornem e atendam suas comunidades sub-representadas, preencham lacunas culturais e linguísticas na educação do paciente, e proporcionem perspectiva cultural ampla e distinta a todos os diálogos dentro da enfermagem(33 Adams VW, Price-Lea PJ. A Critical Need for a More Diverse Nursing Workforce. N C Med J. 2004;65:98-100. PMID: 15239513). Ampliar a diversidade entre os trabalhadores da enfermagem traz um impacto positivo que ecoa nas áreas da educação, pesquisa e prática clínica.

Educação

O papel do meio acadêmico na abordagem da diversidade na força de trabalho da enfermagem é multidimensional. Como uma instituição busca aperfeiçoar os esforços referentes à diversidade e inclusão, parece apropriado definir diversidade e inclusão no âmbito da comunidade e/ou ambiente a que se referem. Embora haja definições padronizadas para a diversidade, esta deve articular os resultados esperados de sua concretização e o modo como será apoiada uma vez que essa nova e diversa comunidade se desenvolva. Construir um ambiente inclusivo deve ser prioritário, e deve acontecer sempre antes do objetivo de diversificação. Para se criar um ambiente inclusivo, é imprescindível estabelecer processos que incentivem diálogos difíceis, estimulem atitudes que levam à diversidade, e desenvolvam fontes de treinamento/educação que apoiem e aprimorem nossa habilidade de criar cultura inclusiva.

Condições criadas pelo meio acadêmico devem fortalecer o conhecimento do estudante sobre como avaliar populações vulneráveis quanto a determinantes sociais, disparidades e desigualdades. O currículo deve incluir ferramentas fundamentais que promovam o desenvolvimento e a capacidade do aluno de abordar desigualdades em saúde por meio do desenvolvimento de liderança e mecanismos de políticas de saúde. Programas de pipeline que identificam e apoiam o corpo docente e estudantes minoritários sub-representados devem ser criados e integrados à estrutura escolar. Com estes programas, é imperativo que se elimine as barreiras que comumente atrapalham admissão, matrícula e graduação dos estudantes sub-representados por meio do desenvolvimento de intervenções de apoio acadêmico, financeiro e orientacional. Alguns importantes componentes que contribuem para o sucesso do estudante do programa de enfermagem são recursos como tutoria, recursos linguísticos para estudantes de inglês como segunda língua, guias culturais (peer guides), aconselhamento estudantil, apoio social e emocional, e apoio financeiro. Também é importante preparar esses estudantes para futura liderança e encorajar participação em organizações estudantis. Estudantes também podem precisar de ajuda para criar planos de desenvolvimento profissional ou mapas mentais que os ajudem a visualizar a si mesmos alcançando tanto alto nível educacional como papéis de liderança. Por sua vez, programas de pipeline para o corpo docente devem incluir componentes de orientação pedagógica e de socialização, e em caso de titulação, apoio à pesquisa.

Pesquisa

Os programas de educação em enfermagem devem identificar formas criativas de ampliar a diversidade racial e étnica entre cientistas pesquisadores que representam a crescente diversidade dos Estados Unidos. O desenvolvimento de programas de pipeline no início dos programas de graduação cujo foco é orientar a próxima geração de pesquisadores é essencial para atingir esse objetivo. De maneira similar ao que ocorre em outros programas dessa natureza, também é necessário que se elimine barreiras à educação de pós-graduação, com inclusão de apoio relativo a requisitos de ingresso, recursos financeiros e socialização em outro provável novo ambiente.

O objetivo é ampliar o número de pesquisadores minoritários que têm interesse em abordar problemas não resolvidos que afetam populações minoritárias de maneira desproporcional. É mais provável que pesquisadores minoritários criem pesquisas participativas comunitárias e ampliem a agenda de pesquisa de serviços clínicos e de saúde para incluir questões específicas de populações minoritárias, desenvolvendo intervenções culturalmente responsivas e personalizadas para populações sub-representadas(22 Phillips JM, Malone B. Increasing racial/ethnic diversity in nursing to reduce health disparities and achieve health equity. Public Health Rep. 2014;129(Suppl 2):45-50. doi: 10.1177/00333549141291S209
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).

Enfermagem clínica

A diversidade da força de trabalho de enfermagem clínica também é multidimensional. Sistemas de saúde devem ter a iniciativa de se conectar com parceiros da comunidade para entender necessidades e problemas importantes dentro dessa comunidade, e então obter maior conhecimento sobre os recursos necessários para aperfeiçoar o acesso à saúde. Retornar às raízes da nossa missão social nos modelos de prestação de cuidados de saúde orientados para a comunidade e expandir a atenção primária gerenciada por enfermeiros ajudará a ampliar o acesso das populações vulneráveis.

Relatório do Institutes of Medicine (IOM) (Future of Nursing Report, Institutes of Medicine, IOM, 2010)(44 Institute of Medicine. Committee on the Robert Wood Johnson Foundation Initiative on the Future of Nursing. The future of nursing: Leading change, advancing health. Washington, DC: National Academy of Sciences; 2011. Available from: http://books.nap.edu/openbook.php?record_id=12956&page=R1 doi: 10.17226/12956.
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) recomenda que a diversidade seja uma prioridade entre os trabalhadores de enfermagem. A Associação Americana das Escolas de Enfermagem (American Association of Colleges of Nursing) e a Liga Nacional de Enfermagem (National League of Nursing) desenvolveram estratégias para abordar a Campanha da IOM(44 Institute of Medicine. Committee on the Robert Wood Johnson Foundation Initiative on the Future of Nursing. The future of nursing: Leading change, advancing health. Washington, DC: National Academy of Sciences; 2011. Available from: http://books.nap.edu/openbook.php?record_id=12956&page=R1 doi: 10.17226/12956.
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). A Administração de Serviços e Recursos de Saúde (HRSA - Health Resources and Services Administration), principal agência federal responsável por melhorar o acesso aos serviços de saúde para aqueles sem cobertura médica, isolados ou clinicamente vulneráveis, há muito reconhece a importância da diversidade, e criou programas de subsídios à diversidade entre trabalhadores da enfermagem para aprofundar o entendimento sobre as barreiras que atrapalham o desenvolvimento de estratégias e o alcance de objetivos. É necessário apoio de organizações de alto nível e da liderança institucional para que seja possível um maior comprometimento no sentido de se ampliar a diversidade entre os trabalhadores da enfermagem. Esta iniciativa deve ser estimulada por todos com empenho e dedicação tornando possível tanto a eliminação de disparidades como a concretização da equidade na saúde.

References

  • 1
    Purnell TS, Calhoun EA, Golden SH, Halladay JR, Krok-Schoen JL, Appelhans BM, Cooper LA. Health Affair. 2016;35(8):1410-5. doi: 10.1377/hlthaff.2016.0158.
    » https://doi.org/10.1377/hlthaff.2016.0158.
  • 2
    Phillips JM, Malone B. Increasing racial/ethnic diversity in nursing to reduce health disparities and achieve health equity. Public Health Rep. 2014;129(Suppl 2):45-50. doi: 10.1177/00333549141291S209
    » https://doi.org/10.1177/00333549141291S209
  • 3
    Adams VW, Price-Lea PJ. A Critical Need for a More Diverse Nursing Workforce. N C Med J. 2004;65:98-100. PMID: 15239513
  • 4
    Institute of Medicine. Committee on the Robert Wood Johnson Foundation Initiative on the Future of Nursing. The future of nursing: Leading change, advancing health. Washington, DC: National Academy of Sciences; 2011. Available from: http://books.nap.edu/openbook.php?record_id=12956&page=R1 doi: 10.17226/12956
    » http://books.nap.edu/openbook.php?record_id=12956&page=R1 doi: 10.17226/12956

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Fev 2020
  • Data do Fascículo
    2020
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