SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2A saúde pública como política: o estudo de formuladores de políticas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290On-line version ISSN 1984-0470

Saude soc. vol.1 no.2 São Paulo  1992

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12901992000200012 

RESENHA

 

Psicologia e Saúde: repensando práticas, organizado por Florianita Coelho Braga Campos. São Paulo, Editora HUCITEC, 1992

 

 

Psicologia e saúde é um livro instigante. Encaixa-se em uma série de publicações recentes que têm procurado estender a reforma sanitária para além do mero reordenamento jurídico / administrativo.

Todos os seus artigos tratam de repensar as práticas profissionais em saúde mental, particularmente a dos psicólogos, fazendo-o, porém, a partir de um contexto concreto: o dos serviços públicos de saúde no Brasil.

Analisam o papel da saúde mental no ambiente de trabalho, na rede básica, na escola e em relação à própria doença mental.

Pela preocupação epistemológica de entender as relações entre saúde, subjetividade e a dimensão do social, retirando daí conclusões que interessam a todos os profissionais de saúde.

Enfim, é mais uma contribuição ao tema da construção de equipes de saúde habilitadas a enfrentar os desafios contemporâneos da saúde dos indivíduos e da coletividade.

 

Gastão Wagner de Sousa Campos
Departamento de Medicina Preventiva e Social da UNICAMP

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License